Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

PROGRAMA UM LIVRO ABERTO

PROGRAMA
UM LIVRO ABERTO
PRIMEIRA SÉRIE


ABERTURA
(VICENTE ALENCAR)



Estamos dando início ao Programa Um Livro Aberto, produzido pela Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, a ACLJ, gravado no auditório principal da Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz, na histórica Praça dos Leões, centro da Capital Cearense. Eu sou Vicente Alencar, Secretário-Geral da ACLJ.

O primeiro entrevistado desta séria inaugural é o Jornalista Lúcio
Brasileiro, nascido Francisco Newton Quezado Cavalcante, que mantém coluna de jornal há 66 anos, ininterruptamente, um recorde mundial.

Lúcio escreve atualmente para o Jornal O Povo, e mantém um movimentado Blog na Internet, intitulado "Lúcio Brasileiro na Quinta Avenida".

Quando de suas Bodas de Diamante no jornalismo, ao completar 60 anos de contínua atividade na imprensa cearense, em dezembro de 2014, a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo lhe prestou a primeira homenagem comemorativa (dentre muitas que viriam depois), outorgando-lhe a Medalha Governador Parsifal Barroso.

Para entrevistar Lúcio Brasileiros convidamos o Jornalista, radialista e apresentador de TV Augusto Borges, e o Prof. Dr. Rui Martinho Rodrigues, Presidente Emérito da nossa Academia. Comandando os trabalhados o jornalista e advogado Reginaldo Vasconcelos, Presidente da ACLJ.

SAUDAÇÃO
(REGINALDO VASCONCELOS)

Antes de tudo, agradecer a gentileza do Jornalista Lúcio Brasileiro em aceitar o nosso convite, e a sua disponibilidade de sair do sua paradisíaca Praia do Cumbuco, onde reside, para nos prestar esta entrevista - bem como aos nossos confrades colaboradores do programa.

Cumpre agradecer também ao público presente, confrades da ACLJ, nossos familiares, e os amigos da nossa instituição, especialmente convidados a assistirem a gravação.

Antes que se lhe façam perguntas, vamos instar o entrevistado Lúcio Brasileiro a discorrer um pouco sobre a sua vida pessoal, de forma sucinta, da sua cidade de Aurora, lá no Cariri, até a glória obtida na imprensa cearense, alcançando grande notoriedade, desde a sua juventude. 

SUGESTÕES DE PERGUNTAS

1. Como e por que você adotou o pseudônimo de "Lúcio Brasileiro"?
2.    Por que você pulou do oitavo andar de um edifício, para não
morrer...
3.      Fale sobre a sua briga com João Saldanha, o técnico da Seleção
Brasileira de Futebol, no Copacabana Palace.

4.  Tendo sido um jovem tão bem apessoado como foi, transitando entre os melhores partidos casadoiros da sociedade cearense, por que você não se quis casar?

5.  Houve uma notícia jocosa disseminada pelo seu colega  Augusto
Borges, quando ambos eram jovens jornalistas, uma fake news bem humorada, que foi explorada pelos seus desafetos e lhe causou constrangimentos. Você pode falar sobre isso?

6. Você tinha um irmão mais novo, o Neno Cavalcante, precocemente falecido, que se tornou um jornalista muito prestigiado, escrevendo a Coluna E, por muitos anos, no Diário de Nordeste, e apresentando o programa de televisão TVNeno. Vocês dois nunca referiam a sua irmandade pela imprensa e não apareciam juntos em sociedade, de modo que até hoje muita gente não sabe do seu laço de família. Por que, Lúcio? Vocês mantinham boas relações?

FECHAMENTO
(VICENTE ALENCAR)

Infelizmente o tempo é um algoz e nos obriga a terminar esta edição do programa, embora tivéssemos assunto para mais algumas horas de entrevista.

Renovamos o nosso agradecimento, em nome do Presidente Reginaldo Vasconcelos, ao entrevistado de hoje, o Jornalista Lúcio Brasileiro, aos confrades Augusto Borges e Rui Martinho Rodrigues, seus entrevistadores, aos presentes, e especialmente, aos que de casa nos dão a honra da audiência.

Esta é uma produção da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, a ACLJ, dirigida pelo Jornalista Arnaldo Santos e tecnicamente realizada pela CL Video-Produções, dos empresários Cira Leona e Rocélio. Até a próxima edição do programa Um Livro Aberto.   

Nenhum comentário: