Divulgado edital de seleção para o curso de Letras-Libras
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou edital de seleção para a licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará. As inscrições serão realizadas de 5 a 7 de junho.
São ofertadas 30 vagas para ingresso no segundo semestre letivo deste ano, no período noturno. O único critério utilizado será o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016, e deficientes auditivos terão prioridade na seleção.
De acordo com o Edital nº 28/2017 (https://goo.gl/rAJLD5), os interessados deverão realizar sua inscrição, exclusivamente, no site da Coordenadoria de Concursos da UFC (www.ccv.ufc.br), entre 12h do dia 5 e 23h59min do dia 7 de junho.
A lista de eventuais inscrições indeferidas será divulgada até as 14h do dia 9 de junho. O protocolo da Prograd, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, receberá recursos administrativos das inscrições indeferidas no dia 12 de junho, no horário das 9h às 12h.
Os candidatos selecionados terão seus nomes divulgados no dia 16 de junho, no site da CCV (www.ccv.ufc.br). Será publicada ainda a lista de classificáveis, que poderão ocupar vagas, na ordem de classificação em caso de vacância. O quantitativo de vagas para chamada de classificáveis será divulgado até as 17h do dia 26 de junho, também no site da CCV (www.ccv.ufc.br).
A solicitação de matrícula ocorrerá no dia 22 de junho, entre 9h e 12h, no auditório da Prograd. É necessária ainda a confirmação presencial de matrícula, na coordenação do Curso de Letras-Libras, no Campus do Benfica, em Fortaleza, no dia 3 ou 4 de agosto.
COTAS – Do total de vagas, 15 são reservadas às quatro classes de cotas, definidas por critérios étnicos e socioeconômicos, e as outras serão destinadas à ampla concorrência.
Em cumprimento ao Decreto nº 5.626/2005 (https://goo.gl/PZeqKe), da Presidência da República, para cada uma das classes de concorrências será dada prioridade às pessoas surdas, com a devida comprovação documental. Por conta dessa especificidade, o curso não participa do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, como as demais graduações presenciais da UFC.
DOCUMENTAÇÃO – Os candidatos devem ficar atentos à documentação exigida para matrícula, disponibilizada no Anexo I do Edital nº 28/2017 (https://goo.gl/rAJLD5). Todos os selecionados devem portar fotocópias autenticadas de documento de identificação oficial com foto, CPF e certificado de conclusão do ensino médio. Também serão aceitas fotocópias simples acompanhadas dos documentos originais.
Os candidatos surdos devem apresentar ainda laudo de audiometria. Os cotistas precisam apresentar documentação relativa à sua classe de cota, também informada no edital.
Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd/UFC – fone: 85 3366 9528
===
UFC promove Escola de Altos Estudos em mudanças globais e gestão costeira
O Departamento de Geografia e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará realizarão, de 21 de junho a 17 de julho, a Escola de Altos Estudos (EAE) "Gestão de ecossistemas costeiros frente às mudanças globais: teoria e prática desde a interdisciplinaridade".
O evento acontecerá no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, e contará com a presença do professor Sergio Rossi, da Universidade de Lecce (Itália), e das professoras Patrizia Ziveri e Isabel Ruiz Mallén, da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), pesquisadores renomados com publicações em revistas de grande repercussão, como Nature, Science e Nature Geoscience.
Exclusivamente via formulário eletrônico (https://goo.gl/bYRhw4), as inscrições são limitadas (50 vagas), mas gratuitas e abertas aos discentes de pós-graduação interessados nos impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas, gestão costeira e adaptação das comunidades aos riscos ambientais.
A EAE desenvolverá nos discentes habilidades essenciais, a partir de aulas teóricas e práticas (trabalhos de campo na costa do Ceará), proporcionando ferramentas metodológicas necessárias para conduzir pesquisas quantitativas e qualitativas. Um diferencial da proposta é a abordagem global interdisciplinar com as conexões locais e regionais, que não existe em outro curso semelhante ofertado em universidades brasileiras. Haverá a possibilidade de caracterização dos processos ambientais no litoral, atualização científica e apresentação de metodologias de elaboração de banco de dados interdisciplinares relativos às mudanças climáticas globais, consideradas um dos grandes desafios do século XXI.
ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS – A EAE é organizada pelos programas de pós-graduação em Geografia (PPGEO), Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) da UFC, com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de iniciativa para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em programas de pós-graduação stricto sensu.
Outro objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros, de elevado conceito internacional, para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras. Os cursos ministrados têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação do participante.
A Capes, cujos recursos também são empregados em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional, incentiva a formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Mais informações podem ser obtidas na página da EAE no Facebook (https://goo.gl/3gSOq2) ou pelo e-mail eaeestudos@gmail.com.
Fonte: Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do Labomar – fone: 85 3366 7010
===
Livro de docente do ICA aborda liberdade de expressão comercial e autorregulamentação publicitária
A Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, é autora do livro Liberdade de expressão comercial: autorregulamentação como estratégia corporativa do setor publicitário, lançado recentemente pela editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O livro é resultado da pesquisa de doutorado em Sociologia da autora, concluído na UFPE, em que ela analisou os discursos, a composição e a história do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A partir de pesquisa documental histórica e da realização de entrevistas com publicitários, empresários de comunicação e anunciantes, foi elaborada uma linha do tempo com os principais acontecimentos da trajetória do Conselho.
Segundo a autora, a análise constatou que o atual discurso em defesa da liberdade de expressão comercial é uma síntese fundamentada em três matrizes: defesa das liberdades, defesa da autorregulamentação e defesa da atividade publicitária. "A resistência do setor publicitário em se adequar aos novos debates relativos à regulação da publicidade mostra que o setor tem clareza da questão central que essa disputa impõe: a subordinação dos interesses privados aos interesses públicos", explica a professora.
A obra faz parte da Série Sociologia, que consiste na edição de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Os trabalhos são avaliados a partir de um edital anual e recomendados por uma comissão de professores avaliadores. O trabalho em questão foi submetido ao edital de 2015, tendo sido uma das cinco produções indicadas à publicação. O livro está disponível em formato e-book no site da UFPE (https://goo.gl/j9tKk2).
Fonte: Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, do Instituto de Cultura e Arte – e-mail: glicia@ufc.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário