Tenho a impressão de que o que está acontecendo neste momento com a indústria automobilística não foi previsto pelos experts do ramo (que se tivessem previsto teriam se adequado previamente a esta situação), mesmo porque
nenhum expert de nenhum ramo está preparado para uma situação tão inusitada.
Isto me leva a imaginar que, ao contrário do que todos imaginávamos, a próxima crise econômica mundial poderá ser endógena, ou seja, poderá, sim, eclodir a partir da mudança do padrão de consumo da população.
A economia mundial não está preparada (aliás, nunca esteve) para funcionar com uma diminuição dos níveis de consumo, neste caso consciente, visto que a população parece ter se dado conta de que estava se endividando e consumindo muito além do necessário.
Brilhante, bonito e novo… e rapidamente enferrujando e inútil.
Esta foto é de um monte de carros que sobraram no Porto de Sheerness em Kent, na Inglaterra. Há centenas de lugares exactamente como este no mundo todo, cheio de carros que as montadoras não conseguiram vender. Isto é verdade. Você está vendo uma das muitas reservas de carros não vendidos no mundo.As pessoas não estão a comprar carros ao mesmo ritmo de antes da recessão. Quantas famílias que você conhece que ostentam um carro novo cada ano? Por isso, milhões de carros ficam para morrer nos estacionamentos. Baltimore, Maryland, EUA.Bem do lado da estrada Broening em Baltimore, mais de 57.000 carros se encontram num enorme estacionamento. No começo eu perguntava-me porque não os colocavam simplesmente à venda, mas a indústria automobilística não vai reduzir os seus preços drasticamente por uma razão: Não é possível vender um carro por 500 dólares e esperar que alguém compre outro por 15.000 é impossível. Os carros devem ser levados de um monte de concessionárias para dar espaço para a nova produção. O que sobra é um pouco triste… filas e mais filas de carros em perfeito estado. A indústria automobilística não pode simplesmente deixar de produzir carros novos. Isso significaria o fechamento de fábricas e demitir a dezenas de milhares de pessoas, além do mais, piorar a recessão. O efeito dominó seria catastrófico para a indústria do aço. Nesta imagem podemos ver dezenas de milhares de carros tomando sol o dia todo em Espanha. Quando a oferta supera a procura, alguém fica com o superávit. Depois da recessão, as famílias já não compram um carro novo a cada ano. São Petersburgo, Rússia.Carros europeus importados que não conseguiram vender e estão largados para enferrujar num aeroporto. O ciclo de comprar, usar, mudar, se acabou. As pessoas usam seus carros durante muito mais tempo. Lotes abertos ao redor do mundo converteram-se em cemitérios improvisados para os carros que não venderam. Avonmouth, Reino Unido.
Cada espaço cinza que se vê está cheio de carros sem uso.
Corby, Reino Unido.Aqui há outro monte de carros que sobraram. Qualquer um se pergunta: por que não reciclam esses carros ou pelo menos não os dão às pessoas pobres? Porto de Civitavecchia na Itália.
Até se pode pensar que os fabricantes de automóveis poderiam utilizar pelo menos algumas das partes. Eles ainda acham que vão vender esses carros?
Porto de Valencia, Espanha
Estas imagens são particularmente frustrantes se você está a conduzir um carro velho…
Os carros, quando parados e expostos ao ar livre, não duram muito tempo. Quando um carro fica ao relento, todos os óleos se vão para o fundo do poço, e logo começa a corrosão que danifica todas as partes internas do motor. A super produção não é só uma falha do sistema nos Estados Unidos ou de uma só fábrica de automóveis: é um problema mundial. Se não encontram uma maneira de reutilizar esses carros, milhares de carros abandonados continuarão a preencher espaços vazios. Lamentável! |
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar
segunda-feira, 4 de maio de 2015
O prenúncio de uma catástrofe (Worldwide Automobile Glut)
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2 comentários:
Que tristeza!! Os lideres das nações, as pessoas que eao no poder, têm que rever a necessidade do povo...
Isso é sinal dos novos tempos, estamos no início de uma nova era. Muita coisa ainda vai mudar.
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