Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Livro de poemas PENSAMENTO DANÇA (2018-...), de Igor Fagundes - 3 anos do lançamento neste mês de outubro!

 No dia do poeta, um salve a quem sempre resiste e permanece com - e por entre - Letras e Artes.  


Aproveito para lembrar: em outubro de 2018, lançava o livro de poemas pensamento dança, com prefácio do grande poeta Marcus Vinicius Quiroga, que partiu para o mundo da poesia durante a pandemia da Covid-19, e que traz na quartacapa parte da fortuna crítica de Igor Fagundes, por Antonio Carlos Secchin, Marcos Pasche, Astrid Cabral e Tanussi Cardoso.  Quem tiver interesse, ainda restam exemplares, em luxuosa edição com capa dura pela Editora Penalux. Em breve, teremos mais livros meus por aí em 2021, 2022..

Para Secchin, professor emérito da UFRJ, poeta, crítico e membro da Academia Brasileira de Letras, "Igor Fagundes é da maiores inteligências poéticas da literatura brasileira contemporânea. E sublinho tanto o substantivo quanto o adjetivo. Sua capacidade de produção é extraordinária. Poucos conseguem conciliar qualidade e extensão como faz. E, quando digo 'poucos', ainda estou exagerando".

O livro contou com o excelente teaser de lançamento, disponível no link (podem abrir, é muito bonito - e curto - o vídeo!):

E, na ocasião da noite de autógrafos, a performance com seus alunos de Poética e Dança:

A seguir, alguns trechos críticos sobre pensamento dança:

"Temos a certeza de que pensamento dança é mais um livro de Igor Fagundes a que
recorreremos, sempre que quisermos uma leitura exigente e uma escrita inteligente,
capaz de renovar-nos como leitores e provocar-nos como escritores. Seus poemas são
como a nossa música favorita, aquela que ouvimos inúmeras vezes e em todas nos
surpreende, com o sentimento de primeira audição, (...) pela erotização de seus versos, pelo espírito irreverente, pelo ritmo embriagador. Parece-nos evidente que seus livros todos são dança, que seu pensamento dança. Palavras em permanente movimento, puro devir".

(Marcus Vinicius Quiroga
Poeta, crítico e doutor em Literatura Brasileira - em memória)


"Em pensamento dança, o poeta mantém o vigor lírico de seus versos em unidade com a vivacidade intelectual de seu ensaísmo. As três modalidades poéticas definidas por Ezra Pound em ABC of Reading (1934) – a melopeia, a fanopeia e a logopeia – enformam a urdidura de Igor Fagundes, perfazendo o caminho da verdadeira e mais completa poesia, pois todos os elementos (musicais, imagéticos e intelectivos) convergem sem se tripartirem numa trama literária que em nada deixa a desejar aos grandes nomes da poesia universal. (...) Trata-se de uma poesia que é feita de reflexão, de abertura às questões que percorrem a humanidade, mas que não se esquiva a um lirismo concentrado, de versos esplêndidos, precisos e reveladores da perfeição poética. Ao unir filosofia, literatura e dança, Igor Fagundes redescobre e, enfim, reinventa a própria poesia".

(Alexandra Vieira de Almeida - Poeta, crítica, doutora em Literatura Comparada)

Disponível no Suplemento Minas Gerais: Link:https://issuu.com/suplementoliterariodeminasgerais/docs/suplementojaneirofevereiro2019/16?fbclid=IwAR1coVn8kw4Rx4vTTR21SvcmO19K9fZRVg2-J0ApkydYARit_-h2WP7hgxo


"Igor Fagundes é um nome que sabe a que veio. Reinventa-se a cada livro publicado. Algumas de suas características são: a polivalência, o sincretismo, a intertextualidade e a interdisciplinaridade, ou seja, o diálogo da poesia com várias formas de expressão. (...) Igor Fagundes é um caldeirão cultural, no qual há espaço para a arte em toda sua essência, aglutinando mais do que nunca a comunhão entre o corpo, a voz, a dança e a palavra. "

(Luiz Otávio Oliani
Poeta, contista, professor de Literatura) - Revista InComunidade (Portugal)

Nenhum comentário: