Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 31 de março de 2023

Banco do Nordeste financia pesquisa para reduzir custos no tratamento de diabetes

 Banco do Nordeste financia pesquisa para reduzir custos

no tratamento de diabetes
 

Fortaleza (CE), 31 de março de 2023 - O Banco do Nordeste (BNB) liberou, em março, a primeira parcela no valor de R$ 200 mil do total de R$ 302 mil voltados a financiar o desenvolvimento de uma pomada para tratamento de úlceras nos pés de pacientes com diabetes. A solução terá sua pesquisa baseada nos laboratórios da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e os testes serão no ambulatório de pé diabético, do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará (CIDH), em Fortaleza.

Os recursos não reembolsáveis são do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). Entre os resultados esperados do projeto consta obter um produto capaz de cicatrizar completamente as feridas em tempo inferior a oito semanas, com melhor desempenho que os produtos comerciais atuais, que são importados. A expectativa é de que o projeto apresente os primeiros resultados em dois anos.

O medicamento conterá um potente composto neuroprotetor, antinflamatório, antioxidante e vasoprotetor (pinitol) e um composto antibacteriano, antitrombótico e vasodilatador (nitroprussiato), que será incorporado em nanoesferas de sílica para aumentar o tempo de liberar e absorver componentes tóxicos.

A expectativa é de que a pomada melhore a perfusão sanguínea na área lesada otimizando a microcirculação, evitando acidentes tromboembólicos e casos de amputação.

Para o superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do BNB, João Robério Messias, o projeto deve beneficiar portadores de diabetes e gerar impacto na economia. “Além dos resultados clínicos, com métodos mais eficientes para manutenção da saúde das pessoas, um produto farmacêutico autóctone deverá gerar emprego e renda na cadeia produtiva e a dinamização da economia regional”, afirma.

Segundo o Ministério da Saúde, que considera o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). A estimativa da pasta é que o país chegue em 2030 com incidência da doença em 21,5 milhões.
 

IMPRENSA - Banco do Nordeste
(85) 3299-3149 / (85) 9 9965-0339
 

Nenhum comentário: