PARA PENSAR BEM:
quarta-feira, 30 de novembro de 2022
BNB apresenta linhas de crédito a empresários na Fiec
BNB apresenta linhas de crédito a empresários na Fiec
Fortaleza (CE), 29 de novembro de 2022 - O presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, apresenta os principais produtos e serviços da instituição a empresários cearenses em reunião a ser realizada amanhã, 30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), às 17h.
Na ocasião, será apresentado também balanço das contratações do Banco do Nordeste até o mês de novembro, em toda sua área de atuação, com detalhamento dos valores destinados ao estado do Ceará.
As linhas de crédito e o volume de desembolsos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), bem como os empréstimos voltados aos microempreendedores urbanos, por meio do Crediamigo, serão os destaques da apresentação.
SERVIÇO
Reunião entre BNB e empresários cearenses
Data: 30 de novembro de 2022
Local: Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60120-024
Horário: 17h
IMPRENSA - Banco do Nordeste
(85) 3299-3149 / (85) 9 9965-0339
COLUNA DO VICENTE ALENCAR. Edição nº 3261. 4a Feira. 30 de novembro de 2022.
COLUNA DO VICENTE ALENCAR
Jornalista Profissional,
Radialista Profissional,
Membro Titular da
APCDEC E ABRACE,
Administrador,
Professor Licenciado,
Cerimonialista.
Edição nº 3261.
4a Feira.
30 de novembro de 2022.
LIVRO - Livro enfocando Machado de Assis será lançado esta noite pelo Poeta Linhares Filho, no Ideal Clube a partir de 19 horas.
LÚCIO - Ontem pela manhã na Academia Cearense de Letras a inauguração do Memorial da Crônica Social do Ceará, enfocando o Jornalista e Escritor Lúcio Brasileiro, maior colunista do país, com assinatura diaria há mais de 60 anos, um recorde mundial.
Na verdade, o Memorial deveria ser denominado Lúcio Brasileiro.
Porém o Jornalista abriu mão da denominação, solicitando que fosse em nome de todos aqueles que integram ou já integraram a Crônica Social do Ceará.
O Memorial foi proposto há alguns meses pela Desembargadora Gizela Nunes da Costa e o Jornalista Vicente Alencar, ambos da Sociedade Cearense de Geografia e História, Escritor Edmar Ribeiro, da APESC, e Elinalva Oliveira, da AJEB - Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil, que na solenidade foi representada pela atual Presidente, Escritora Ana Vladia Mourão.
Coube ao Presidente Lúcio Alcantara, da Academia Cearense de Letras, falar sobre o apoio dado pela entidade, destacar a importância de Lúcio Brasileiro na Imprensa Cearense e outras considerações com relação ao Memorial, um marco dentro da história do Jornalismo alencarino.
O Vice Presidente da Academia Cearense de Letras, Escritor, Professor e Historiador Juarez Leitão, fez a sauação a Lúcio Brasileiro. destacando sua forte personalidade e destaque da Imprensa cearense.
A solenidade contou com a presença de importantes figuras da Sociedade Cearenses.
A Escritora Margarida Alencar representou a Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras - ACCAL, bem como a Advogada Maria Castro Amoreira.
Regina Pampona Fiúza, Madalena Figueiredo e Claudia Queiroz, da Academia Cearense de Letras lá estiveram.
O TROVADOR É UMA PESSOA FELIZ!
POESIA - O Médico e Escritor Pierre Nadie, da
Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) presidida pelo Jornalista Reginaldo Vasconcelos, vem de publicar no uetizape (whatsappweb) uma bela poesia: CERTO DIA.
É BOM SABER: "A Imprensa Marron é comandada por Desonestos. Por isso mesmo prejudica o país quando nele se instala" (Poeta Antonio de Fortaleza).
RÁDIO GUARANI DE FORTALEZA
RÁDIO GUARANI DE FORTALEZA
Pela Internet não há distância que nos separe.
terça-feira, 29 de novembro de 2022
BRASPRESS 28 de NOVEMBRO DE 2022
BRASPRESS
ESTUPIDOS Vicente Alencar (Da Academia Cearense de Poesia)
FUNDAÇÂO PATRICIA ASSUNÇÃO
COLUNA DO VICENTE ALENCAR - EDIÇÃO Nº 3260 - FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL 29 de Novembro de 2022.
COLUNA DO VICENTE ALENCAR
Jornalista Profissional.
Radialista Profissional.
Membro titular da
APCDEC e da ABRACE.
Administrador,
Professor Licenciado,
Cerimonialista.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL
EDIÇÃO Nº 3260
29 de Novembro de 2022.
TERÇA-FEIRA
Vivemos hoje o dia 333 deste ano.
Faltam 32 dias para o seu término.
Hoje:
DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE
COM O POVO PALESTINO.
DIA INTERNACIONAL DOS DEFENSORES
DOS DIREITOS DA MULHER
A Santa Madre Igreja reverencia hoje:
Santo Brás de Veroli.
São Paramão.
Atenção Brasileiros sérios, homens e mulheres! É preciso nais do que nunca que tenhamos vergonha na cara, Ética e Respeito
por nossos costumes e nossa Pátria. (V.A.)
UM LIVRO QUE RECOMENDAMOS:
A CONSTRUÇÃO DA MALDADE
Do Escritor e Jornalisra Roberto Motta.
Plante Mangueiras, Cajueiros, Goiabeiras,
Mamoeiros e Bananeiras. Uma cultura
bem brasileira. Pense nisso!
RECUPERAÇÃO ECONOMICA - Todos nós brasileiros, esclarecidos ou não, burocratas ou burrocratas temos que reconhecer o excelente trabalho feito pela equipe economia do Presidente Jair Bolsonaro, que recuperou através de Paulo Guedes (Ministro da Economia) e seus auxiliares a situação em que se encontrava anteriormente o Brasil.
O Governo de Jair Bolsonaro diminuiu todos os gastos, equilibrou aas despesas. Apesar dos mais de dois anos de despesas com a Covid-19 o Governo resistiu.
O indivíduo que foi eleito para dirigir o país já foi apelidado de FURA TETO, segundo suas próprias palavras.
Com muitas mentiras usando uma frase inveridica que o "pais recebe uma herança maldita" que alguns idiotas do seu nível acreditam.
Num país onde a escolaridade ainda não atingiu um nível suportavel (temos73 por cento de analfabetos) essas pessoas acreditam em todas as declarações do seu representante o maior. É lamentavel!
MAIS 10 - Para se ter um ideia como nuvens negras tem tomndo conta do Brasil nas últimas 48 horas, poderão ser criados 10 novos Ministérios no Brasil.
ANARQUIA - A anarquia Governamental chegaria a um desproposito de 33 Ministérios, para que o país possa ser sangrado e seus parlamentares beberem o seu sangue, retirado dos esforços daqueles que são honestos e trabalham pelo bem do pais.
EQUILIBRIO - O equilibrio que foi conseguido pelo Governo de Jair Bolsonaro, mesmo pagando uma ajuda mensal de 600 reais a pessoas sem qualificação.
23 MINISTÉRIOS - Para equilibrar as finanças do Brasil, a Presidencia da República diminuiu para 23 o número de Ministerios no Brasil na tentativa de quilibrar as Finanças, o que foi conseguido.
EXECUTIVOS - Fazendo com que o sacríficio dos Servidores Públicos Federais fosse muito grande, sem reajustes salariais para todos eles, como ocorre desde o Governo Itamar Franco, o Governo freou a inflação.
DESCREDITO - Vivemos momentos dificeis pois a população brasileira não crêr nas autoridades do STF, que tantos transtornos causaram em nosso país nos últimos meses.
CRIMES - O Presidente Jair Bolsonaro que acusado de Genocida (crimes que nunca cometeu) entrou na Justiça.
São crimes de Calunia e Difamação, crimes contra a Honra, embora saibamos que a Justiça não levará em conta o pedido do Presidente.
Observa-se no Brasil que tudo o que diz respeito a Jair Bolsonaro e sua equipe os Juizes são contra e quando seus adversários são a favor, aquelas autoridades agem da mesma forma.
Observa-se que o Goveeno de Jair Bolsonaro foi sempre prejudicado pelo STF e continua sendo.
A irresponsabilidade fiscal dos Governos de Dilma Roussef e Michel Temer, freada com o equilibrio de Jair Bolsonaro e seu Ministro da Economia deixou o pais em boa situação.
Mas agora tudo isso pode cair por terra se o FURA TETO vier a assumir.
O TROVADOR É UMA PESSOA FELIZ!
HOMENAGEM A LÚCIO
Nesta terça-feira, às 10 horas da manhã,
na Academia Cearense de Letras o Jornalista e Escritor Lúcio Brasileiro será homenageado com um Memorial que leva o seu nome.
Uma iniciativa dos amigos da Sociedade Cearense de Geografia e História, Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil com apoio da Academia Ceaense de Letras.
Gizela Nunes da Costa, Vicente Alencar e Elinalva Oliveira, contando com o apoio de Lúcio Alcantara, junto com outros amigos organizaram a justa homenagem.
Medalhas, Troféus, Diplomas, Certificados, bem como seus livros, as colunas, fotografias, e uma série de documentos e outras homenagens compõem o acervo que poderá ser visto de perto pelos seus amigos.
Lúcio Brasileiro o único Jornalista Brasileiro que mantém há 60 anos uma coluna diaria, além de suas atividades como Radialista, nome destacado na Televisão recebe dos seus admiradores uma homenagem de muito relevo.
Autora: Aldenora Rodrigues de Castro.
Livro: O DESALMADO CONDURU e outras
histórias - Contos.
Autor: Joaquim Pontes Brito.
Livro: RUBENS LIMA BARROS.
Autoras: Fafá Barros Arrais e Francisca
O TROVADOR É UMA PESSOA FELIZ!
ACEMES -Será no próximo sábado, dia 3, no Ideal Clube o almoço de final de ano dos membros da Academia Cearense de Médicos Escritores (ACEMES).
BIBLIÓFILOS - José Augusto Bezerra confirmando para o dia 6 de dezembro no Ideal Clube, o grande encontro de final de ano de todos os membros do colegiado.
JORNALISMO - A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) realizará dia 8 de dezembro a sua grande Assembleia de Final de ano.
ALANE - Para os membros da Academia de Letras e Artes do Nordeste, confirma-se a Confraternização de final de ano para o próximo dia 10 no Ideal Clube. A partir do meio dia no Piano Bar.
Atualize sua agenda de final de ano, bastante movimentada.
BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE
RÁDIO GUARANI DE FORTALEZA
RÁDIO GUARANI DE FORTALEZA
Pela Internet não há distância que nos separe.
segunda-feira, 28 de novembro de 2022
O MINISTÉRIO DA VERDADE - Fortaleza, 21/10/22. Rui Martinho Rodrigues.
O
MINISTÉRIO DA VERDADE
George Orwell (1903 – 1950), na obra
1984, apresenta uma instituição
denominada “ministério da verdade”, um poder absoluto, apto a dizer por decreto
o que seja verdade. É uma distopia escrita durante a II GM. Parecia que o mundo
seria dividido pelas potências em conflito. Os litigantes, na ficção de Orwell,
eram a Atlântida, a Eurásia e a Lestasia. As três potências vigiavam e
controlavam tudo. Tinham o monopólio da informação ou do que acaba de receber o
nome de “desordem informacional”.
A distopia citada enfatiza a perda da
liberdade de expressão, verdade oficial, o poder coercitivo do Estado e
Ministério da verdade. Concentração de poder nos faz lembrar de Lord John E. E.
Dalberg-Acton (1834 – 1902), para quem o poder corrompe e o poder absoluto
corrompe de modo absoluto. O sistema de freios e contrapesos divide as funções
do poder do Leviatã. A competência legiferante cabe ao Legislativo legitimado
pela representação popular. Executar o que foi decidido pelo Legislativo cabe
ao Poder Executivo. O encarregada de dirimir conflitos e julgar a conformidade
com o disposto pelo Legislativo é o Judiciário. O sistema de freios e contrapesos
foi pensado por C. L. de Secondat, barão de Montesquieu (1689 – 1755) e já
havia sido esboçado por J. Locke (1632 – 1704) e até pelo estagirita
anteriormente citado.
Assim divididas as funções do poder o
totalitarismo é evitado. A criatividade humana tende a contornar os obstáculos
às paixões e interesses. Aristóteles (384 a.C.– 322 a.C.) observou que as
formas de governo têm um espírito que com o tempo pode degenerar. A democracia
degenera em demagogia.
As garantias individuais são liberdades
negativas (negam aos poderosos o direito de opor obstáculo a ação dos
cidadãos), são formas de contra poder, como a liberdade de consciência e de
expressão, a crítica aos poderosos; a inércia do Judiciário para que só atue
quando provocado (para que juízes não sejam autores de ações que eles mesmo
julgarão); reserva legal (a competência para criar proibições e obrigações e
penalidades é negada ao Judiciário e ao Executivo) para prevenir abuso de
autoridade.
Estabelecidos limites ao exercício do
direito de agir, o encarregado de vigiar e conter as práticas ligadas a tais
limites é o Poder Executivo (poder de polícia). Havendo desvios o Executivo tem
a faculdade discricionária, quando dada por lei, de agir para coibir e aplicar
sanções administrativas. Ocorrendo pendenga sobre se a ilicitude é da conduta
do agente do Estado autor da reprimenda ou do cidadão apenado, as partes podem,
no caso de ação privada, ou devem, no caso de ação pública incondicionada,
recorrer ao Judiciário (ação pública), que exercerá o poder-dever de julgar
(agir como Estado-juiz).
Constituições são documentos políticos
com efeitos jurídicos, por isso também são nomeadas como Carta política.
Contemporaneamente adquiriram abrangência total. Além da organização do Estado
e das relações deste com os cidadãos, passaram a dispor sobre as relações entre
os cidadãos e positivaram princípios, espécie normativa que tem inúmeras
hipóteses de incidência, dando ao juiz oportunidade de impor a sua
subjetividade. A tese segundo a qual a norma jurídica é uma abstração que não
alcança a singularidade do caso concreto prevaleceu, embora não exista caso
singular, posto que “não há nada de novo sob o sol” (Eclesiastes 1;9). O juiz
deixou de interpretar a lei, passou realizar a transposição da norma abstrata
para a suposta singularidade do caso concreto, sob o nome de concreção e passou
a “operador do Direito”, ao invés de intérprete. O Judiciário passou a legislar.
A abrangência total da vida social pelas
constituições deu ao controle abstrato de constitucionalidade poder sobre tudo.
Alegando preservar as normas inquinadas de inconstitucionalidade, foi
estabelecido que os tribunais podem reescrever as normas produzidas pelo
Legislativo ou pelo Executivo, dando-lhes novo sentido. Nascia a “interpretação
conforme”, pela qual os tribunais dizem que onde está escrito “a” leia-se “b”. Mas
a norma não é preservada quando é modificada. O Judiciário adquiriu a função
legislativa e adquiriu poder ilimitado, além da prerrogativa de errar por
último (frase atribuída a F. C. Pontes de Miranda, 1892 – 1979). A vontade de
potência sempre quer mais. As competências do Executivo também foram usurpadas.
O poder de polícia, que cabe ao Executivo, vem de ser exercido pelo judiciário.
A “livre decisão fundamentada”, alega ter limite na necessidade de fundamentar.
Mas com um pouco de habilidade e sem ter que dar satisfações a ninguém é possível
“fundamentar” qualquer coisa. Ficamos entregues ao alvedrio da autoridade
judicial.
O senador Delcídio Amaral foi preso sem
flagrante e sem crime inafiançável; o deputado Eduardo Cunha foi afastado da
presidência da Câmara dos Deputados pelo STF e o ministro Teori Zavascki
declarou que a decisão era o exercício de um “direito extraordinário” (sem
explicar o que seja isso). O ministro Luís Roberto Barroso já havia imposto à
Câmara dos Deputados um detalhado roteiro para a votação da decisão sobre encaminhar
ou não o pedido de impeachment contra
a presidente Dilma. O citado roteiro tinha o sentido de uma reforma do
Regimento daquela Casa Legislativa, invadindo prerrogativa da referida casa. O
presidente Michel M. E. Temer foi impedido de nomear a deputada Cristiane
Brasil para o Min. do Trabalho. A “fundamentação” da decisão foi a deputada ter
sido vencida em uma ação trabalhista.
Tivemos tipo penal criado por analogia,
inquérito sem tipo penal correspondente (fake news), sem objeto e sem prazos
definidos (inquérito do fim do mundo, no dizer do min. Marco Aurélio Mello). Agora
temos um “index” de palavras e informações proibidas por serem “desordem
informativa”, com o judiciário exercendo poder polícia ao arrepio da
Constituição.
A omissão dos que esquecem os deveres de
cidadão é preocupante. As palavras de um sermão de Martin Niemöller (1892 –
1984) intitulado Eu me calei,
erroneamente citadas como se fossem um poema, falam do dia em que levaram um
dos seus vizinhos, mas era judeu, depois outros foram levados, cada um por sua
vez, até que o levaram e já não havia ninguém para protestar.
Fortaleza, 21/10/22.
Rui Martinho Rodrigues.
ALDRAVIAS EM novembro 2022
ALDRAVIAS
1.
Bolsonaro
mudou
o
Brasil
para
Melhor.
2.
Tenho
orgulho
do
Governo
Jair
Bolsonaro.
3.
Ladrão
ganha
na
fraude
continua
ladrão.
4.
Eleger
ladrão
é
retroagir
na
Democracia.
(Carneiro de Mendonça Neto)
A REGIÃO DA IBIAPABA É NOSSA! Antônio de Albuquerque Sousa Filho*
INSTITUTO BRASILEIRO DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA
Criado em 01 de Março de 2009
NOSSOS VALORES PARA O MUNDO
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL
A REGIÃO DA IBIAPABA É NOSSA!
Antônio de Albuquerque Sousa Filho*
Em 31/08/2022 assistimos em reunião mensal dos “AMIGOS EM AÇÃO”, associação da qual fazemos parte, palestra do deputado estadual Carlos Matos sobre a reivindicação do Estado do Piauí, da incorporação de grande parcela da Região da Ibiapaba, pertencente ao Estado do Ceará.
Se o Piauí ganhar tal litígio, o Ceará perde 66% do Município de Poranga, 34% de Croatá, 21% de Guaraciaba do Norte, 18% de Carnaubal, 8%de Crateús, 7% de Ipaporanga e mais parcelas dos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ipueiras e Varjota, incluindo sete sedes administrativas, num total de 2.821 Km² de território perdidos e 245 mil habitantes.
O caso está em julgamento no Supremo Tribunal de Justiça (STF), sendo relatora a Ministra Carmen Lúcia que solicitou ao Exército Brasileiro uma análise da situação (perícia) e cujo relatório indica que o Ceará deverá devolver ao Piauí o dobro da área solicitada, o que é bastante favorável ao Estado do Piauí. A bancada federal do Ceará, junto ao Congresso Nacional e o Governo Estadual do Ceará cochilaram no caso. Recentemente a governadora nomeou uma comissão de procuradores estaduais para acompanhar o affair, além do movimento envolvendo entidades e coordenado pelo deputado estadual Carlos Matos, denominado UNIDOS PELA IBIAPAPA, que inicia um trabalho mais efetivo em prol de nosso Ceará, incluindo um plebiscito envolvendo a população da região sobre essa importante questão de interesse público.
O Ceará não pode perder uma extensão territorial como essa da Região da Ibiapaba, pelos investimentos já realizados em infraestrutura (energia elétrica, estradas, comunicações, açudagem), adutoras para todos os municípios da região de abastecimento de águas do Açude Jaburu I, educação, saúde, segurança pública, turismo, agricultura, serviços e incentivos fiscais estaduais. A Ibiapaba faz parte da cultura, valores familiares, religiosidade de nosso povo, pertencimento do povo cearense, nossa economia e representa parte importante de nosso orgulho em superar desafios.
A Região da Ibiapaba é o berço de famílias importantes como: os Cunha, os Fontenelle, os Caldas, os Silveira, os Magalhães, os Pinho Pessoa, os Pacheco, os Carneiros, os Siqueira, os Passos, os Mapurunga, os Souza, os Miranda, os Barretos, os Pereiras, os Aragão. os Coelhos, os Melo, os Aguiar e Vasconcelos. Região de filhos ilustres na área do Direito, Medicina, Farmácia, Engenharias, carreiras militares, pastores religiosos, escritores, professores e artistas.
É necessário que todos os cearenses, individualmente e coletivamente, através de igrejas, escolas, prefeituras, sindicatos, instituições culturais, emissoras de rádio e tvs, jornais, universidades e faculdades isoladas, se envolvam nesta campanha pela Ibiapaba, pelo Ceará. Vamos colocar outdoors, faixas, imprimir boletos e avisos nas fachadas das Prefeituras, Escolas, Igrejas, entradas e saídas das cidades e demais espaços públicos.
A Região da Ibiapaba é nossa!!!
*Professor aposentado da UFC.
COLUNA DO VICENTE ALENCAR - EDIÇÃO Nº 3259. 28 de novembro de 2022.
COLUNA DO VICENTE ALENCAR
Jornalista Profissional.
Radialista Profissional.
Membro titular da
APCDEC e da ABRACE.
Administrador,
Professor Licenciado,
Cerimonialista.
EDIÇÃO Nº 3259.
28 de novembro de 2022.
Vivemos hoje o dia 332 deste ano.
Faltam 33 dias para o seu término.
Hoje:
DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO
A Santa Madre Igreja reverencia hoje:
Santo Tiago das Marcas.
São José Pignatelli.
Santo Estevão, o Moço.
"O que fazer para mudar o mundo?
O amor pode sim mudar o mundo"
Santa Dulce dos Pobres.
MEMORIAL LÚCIO BRASILEIRO
As 10 horas de amanhã, terça-feira, será
inaugurado no Palácio da Luz, sede da
Academia Cearense de Letras o Memorial
em homenagem ao Jornalista e Escritor
Lúcio Brasileiro.
Uma iniciativa dos amigos da Sociedade Cearense de Geografia e História, Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil com apoio da Academia Ceaense de Letras.
Gizela Nunes da Costa, Vicente Alencar e
Elinalva Oliveira, contando com o apoio
de Lúcio Alcantara, junto com outros amigos
orgnizaram a justa homenagem.
Medalhas, Troféus, Diplomas, Certificados,
bem como seus livros, as colunas, fotografias,
e uma série de documentos e outras homenagens compõem o acervo que poderá ser visto de perto.
Lúcio Brasileiro o único Jornalista Brasileiro
que mantém há 60 anos uma coluna diaria, além de suas atividades como Radialista, nome destacado na Televisão recebe dos seus
admiradores uma homenagem de muito relevo.
LEIA E PRESTIGIE OS
AUTORES BRASILEIROS:
Livro: A FORTALEZA QUE VIVI E VI CRESCER.
Autora: Aldenora Rodrigues de Castro.
Livro: O DESALMADO CONDURU e outras
histórias - Contos.
Autor: Joaquim Pontes Brito.
Livro: RUBENS LIMA BARROS.
Autoras: Fafá Barros Arrais e Francisca
Maria Barros de Siqueira.
Livro: VENTOS DE LIBERDADE. (Poesias).
Autora: Juçara Valverde.
Livro: IDOS E VIVIDOS.
Autor: Lineu Jucá.
Livro: POEMAS EM SINFONIA LÍRICA.
Autor: José Maria Bonfim.
Livro: FRASES E PENSAMENTOS
PARA O BEM VIVER.
Autor: José Jackson Lima de Albuquerque.
O TROVADOR É UMA PESSOA FELIZ!
ACEMES -Será no próximo sábado, dia 3, no Ideal Clube o almoço de final de ano dos membros da Academia Cearense de Médicos Escritores (ACEMES).
BIBLIÓFILOS - José Augusto Bezerra confirmando para o dia 6 de dezembro no Ideal Clube, o grande encontro de final de ano de todos os membros do colegiado.
JORNALISMO - A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) realizará dia 8 de dezembro a sua grande Assembleia de
Final de ano.
ALANE - Para os membros da Academia de Letras e Artes do Nordeste, confirma-se a
Confraternização de final de ano para o próximo dia 10 no Ideal Clube. A partir do meio dia no Piano Bar.
Atulize sua agenda de final de ano, bastante
movimentada.
BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE
RÁDIO GUARANI DE FORTALEZA
RÁDIO GUARANI DE FORTALEZA
Pela Internet não há distância que nos separe.
sexta-feira, 25 de novembro de 2022
A INTERDIÇÃO DOS CIDADÃOS - Fortaleza, 25/11/22. Rui Martinho Rodrigues.
A INTERDIÇÃO DOS CIDADÃOS
A pós-modernidade abalou conceitos que
haviam adquirido clareza. Teorias articulavam, segundo a lógica aristotélica,
conceitos bem delimitados. A sociedade líquida (Zygmunt Bauman, 1926 – 2017, em
obras como Modernidade líquida, Amor líquido; e Tempos líquidos), porém, abandonou o rigor epistemológico. Cidadania
e a capacidade civil sofrem erosão semântica e consequentemente política e
jurídica, típica do descompromisso e da instabilidade ressaltadas pelo autor
citado. A presunção de capacidade para os atos da vida civil é um requisito
indispensável à cidadania. Incapazes não estão aptos a escolher entre programas
de governo ou concepções políticas, tampouco têm capacidade para o exercício de
funções públicas.
Interdição, “...exprime (...) toda
proibição relativa à prática ou execução de certos atos, ou a privação de
certas faculdades (...) torna defeso a prática de um ato ou o exercício de um
direito. (...) em face de fatos que a lei considera como geradores de uma capitis deminutio, tais como demência, e
a prodigalidade. (...). Decorre de uma condenação penal, por crime infamante ou
(...) como pena acessória (De Plácido e Silva, Vocabulário Jurídico).
A interdição por incapacidade exige
cuidados de alguém. A lei determina que alguém preste apoio ao incapaz (um curador).
A interdição penal tem a proteção do Ministério Público, comparável a um
curador na interdição civil.
A proteção dos cidadãos tem sido centro
de preocupações políticas. O uso de capacete pelos motociclistas e o cinto de
segurança pelos passageiros de veículos é uma medida de proteção efetiva,
conforme dados estatísticos incontestáveis. Tais equipamentos de proteção
individual devem ser usados. Eles protegem unicamente o usuário. Deixar de
usa-los não afeta diretamente o interesse de terceiros. O uso compulsório de
tais equipamentos significa que a liberdade alguém que deveria ser limitada
apenas pelos direitos de outrem, está sendo abalada sem que terceiros sejam
prejudicados. O casamento após os sessenta anos só pode ser sob o regime de
separação total de bens. Proibir motoristas e motociclistas de andar sem cinto
de segurança ou sem capacete e maiores de sessenta anos de casar em comunhão de
bens são formas de interdição. Têm o significado de declarar a incapacidade das
pessoas. Ao fiscalizar tais condutas o Estado assume o papel de curador e reduz
o cidadão à condição de curatelado ou condenado penalmente.
O Direito Penal como ultima ratio é uma concepção minimalista
que está sendo abandonada. Um limite imposto pelo minimalismo penal é a não
criminalização de situações que configurem perigo abstrato. Está sendo
contestado, a exemplo da restrição do direito de acesso a um meio de defesa. Perigo
abstrato é aquele que só se configura quando se imagina alguma hipótese
adicional. Automóvel é perigo abstrato se agregarmos a hipótese do motorista
embriagado. Bicicletas, piscinas, remédios e quase tudo pode ser um perigo
abstrato. Criminalizar tal forma de perigo tornaria quase tudo crime.
Cidadania exige capacidade. Incapaz não
vota (capacidade eleitoral ativa) nem pode ser votado (capacidade eleitoral
passiva) nem pode exercer função pública. Não há democracia sem o
reconhecimento da capacidade dos cidadãos. Tal reconhecimento não pode conviver
com a institucionalização de restrições. Quem é capaz de decidir se deve usar
capacete quando anda de motocicleta, cinto de segurança quando anda em carro, o
regime de bens do casamento, possuir um meio de defesa, reagir ou não ao ataque
de um ladrão, tal pessoa não tem aptidão para a cidadania, do contrário não
deveria ser proibido ou obrigado em relação a essas e outras coisas. Decisões
políticas são muito mais complexas. Invertendo o brocardo forense segundo o
qual quem pode mais, pode menos (a
maiori, ad minus), podemos afirmar que quem não pode menos, não pode mais.
O Estado curador,
somado aos ex-cidadãos curatelados (reconhecidos como incapazes) é uma forte
tendência atual. Mas assinala um caminho da servidão distinto daquele foi
objeto da advertência de Friedrich August von Hayek (1899 – 1992) na obra O caminho da servidão.
Fortaleza, 25/11/22.
Rui Martinho Rodrigues.
BRASPRESS 25 de novembro 22
BRASPRESS
25 de Novembro 22
Boa tarde,
É bom saber:
"Os vermes não nascem. Eles
miseravelmente aparecem" (Poeta
Antonio de Fortaleza)
Parabéns aos Carreteiros e
Caminhoneiros.
O Brasil é do seu povo,
não dos Ladrões.
OS INDIGNOS ESTÃO TRAINDO
O BRASIL.
São elementos canalhas.
OS PROTESTOS PACIFICOS
EM TODO
O BRASIL MOSTRAM
O LOGRO,
A FRAUDE
E A FALTA DE VERGONHA
QUE ACONTECEU NA ELEIÇÃO.
O BRASILEIRO ESCLARECIDO NAO PODE APOIAR O ERRO.
AQUELE ERRO QU QUEREM EMPURRAR EM VOCE, GARGANTA ABAIXO.
VIVA O BRASIL.
TRE divulga novo local de atendimento em Fortaleza
TRE divulga novo local de atendimento em Fortaleza
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará divulga uma nova unidade de atendimento ao eleitor, localizada na nova sede do TRE-CE, no bairro Luciano Cavalcante, com horário de atendimento das 8h às 14h. O local surge como mais uma opção de atendimento para o eleitorado da capital, além da Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema.
Para o atendimento presencial é necessário fazer o agendamento no site do TRE-CE, ou por meio do Disque Eleitor 148, indicando a Central de Atendimento ao Eleitor – Unidade Sul. O serviço do Disque Eleitor atende de segunda a sexta, das 7h às 14h, e também está disponível para tirar dúvidas do eleitorado do Ceará.
O acesso à Unidade Sul da nova sede pode ser feito pela Rua Coletora Leste, n.º 822, Luciano Cavalcante. A unidade de atendimento fica no "lobby" do prédio e dispõe de estacionamento para visitantes. É recomendado o uso de traje adequado para quem comparecer ao local.
Biometria
Neste primeiro momento, não haverá coleta biométrica no estado do Ceará. Apenas o Distrito Federal está realizando o procedimento. As demais unidades federativas seguirão um cronograma a ser divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Assim, as pessoas que comparecerem, neste período, a uma unidade da Justiça Eleitoral cearense ainda não poderão cadastrar a biometria. Quando o cadastramento for retomado no estado, quem não tiver o cadastro biométrico deverá comparecer a um cartório para realização do procedimento.
Título Net
Mesmo com a retomada do atendimento presencial, o Sistema Título Net segue à disposição da população. Pela internet e sem sair de casa, é possível regularizar a situação eleitoral.
Após o preenchimento da solicitação, é gerado protocolo para acompanhamento. Na sequência, os dados são enviados imediatamente para a Zona Eleitoral correspondente e, caso estejam todos corretos, após verificação pela equipe do cartório, as informações são encaminhadas para o TSE para validação.
Para acompanhar o andamento da solicitação, basta acessar a página do Título Net, no portal do TRE-CE. Após aprovada a solicitação, é possível imprimir o título de casa através do Autoatendimento do eleitor no site do TRE.
Locais de atendimento em Fortaleza
Central de Atendimento ao Eleitor
Av. Almirante Barroso, 601 - Praia de Iracema
Central de Atendimento ao Eleitor – Unidade Sul (Nova Sede do TRE)
Rua Coletora Leste, n.º 822, Luciano Cavalcante, das 8h às 14h
Fortaleza, 24 de novembro de 2022
COLUNA DO VICENTE ALENCAR - EDIÇÃO Nº 3258. Sexta-feira 25 de novembro de 2022
COLUNA DO VICENTE ALENCAR
Jornalista Profissional
Radialista Profissional
Professor Licenciado
Administrador
Cerimonialista
Membro Titular da
APCDEC e SOBRAMES.
EDIÇÃO Nº 3258.
Sexta-feira
25 de novembro de 2022
FORTALEZA - Capital Brasileira do Artesanato.
CEARÁ - Precisando de Colégios Cívicos Militares.
NORDESTE - Aguardando melhores parlamentares.
BRASIL - Presidido por Jair Bolsonaro.
DEU A LÓGICA:
Os Amarelinhos venceram os Vermelhos por
2 a 0 ontem no Catar.
É bom saber:
JURISTOCRACIA - Um Regime (?) que se conhece como abuso de Autoridade.
BRASA 6 EM AÇÃO
Quem desejar reviver grandes emoções juvenis com a boa música de alguns anos passados, deve ir esta noite, dia 25, a partir das 21 horas ao Círculo Militar de Fortaleza.
O excelente conjunto Brasa 6 estará em ação. Vamos ouvir o teclado de José Maria Damasceno.
BRASÍLIA - Comentava-se ontem em Brasília que o Presidente do Senado, o Rodrigo Pacheco, ganhou um apelido carinhoso:
Odorico Paraguassu!
Por sinal, muito justo.
CONGRESSO EM FORTALEZA
O Médico Cearense Flávio Leitão Filho e o Médico paranaense Ricardo Raminar organizam a abertura do XIX Congresso Brasileiro de NEUROCIRURGIA.
Será inaugurado oficialmente às 19 horas de hoje, sexta-feira, dia 24, no Salão Nobre do Ideal Clube, embora a jornada de trabalhos esteja programada para às 8 horas da manhã no Hospital Geral de Fortaleza como ocorre em eventos desse estilo.
Saibam:
"A Imprensa Marron sómente enxerga coisas ruins no Governo do Presidente da República. E fazem ainda o jogo da inversão, procurando "engabelar" uma parte do público.
Como é triste sentir uma "salada", ou seja, um profissional de Imprensa que mistura tudo na hora de noticiar e comentar para seu público".
Pergunta-se:
O que ele quer mesmo fazendo isso?
Só DEUS sabe!
DESCONDENADO - Uma vergonha brasileira:
O indivíduo esquerdista que foi votado para Presidente da Repúbica foi descondenado.
Os brasileiros estarrecidos vêem agora que o ex-Governador Sérgio Cabral, Rio de Janeiro, pode ser também descondenado a qualquer momento.
Para as pessoas que tem vergonha na cara em nosso país isso é fora de tempo.
Somente a Virgem Maria pode minorar uma situação assim.
"Quem tem inteligência não perde o ânimo.
Os paus mandados este sim, não tem voz altiva" (Poeta Antonio de Fortaleza).
NÃO ESQUEÇAM: Antes de morrer, o Jurista Rui Barbosa declarou ao país ainda na década de 20: "Não confiem em todos aqueles de cabeça branca. Os canalhas também envelhecem".
E como temos canalhas e vagabundos no Brasil. Além é claro da IMPRENSA MARRON que tenta emporcalhar o trabalho dos verdadeiros Jornalistas e Radialistas
ENTRA DIA E SAI DIA E NÃO SE RESOLVE
O PROBLEMA DO LIXO ACUMULADO NA CALÇADA DO NÚMERO 1329, da Av. Rui Barbosa.
ATÉ QUANDO TEREMOS QUE ATURAR RATOS, COBRAS, LAGARTOS, MOSCAS E UMA INIFINIDADE DE OUTROS PROBLEMAS? CIDADE ABANDONADA É ASSIM MESMO!
"Votar em ladrão, seja em que país for, prejudica a Nação. No Brasil não seria diferente!" (Carneiro Mendonça Neto, Professor).
Eu continuo com a INVERMECTINA.
Parabéns ao deputado federal gaúcho MARCEL VAN HATTEM pela sua atuação no Congresso Nacional.
UM ADESIVO VISTO ONTEM NA VITRINE
NACIONAL QUE CONTINUA SENDO O RIO DE JANEIRO:
A TV JUSTIÇA é a TV VAIDADE!
E o Deputado Federal Daniel Silveira continua sendo uma vítima da vergonha nacional.
OS TRAJANOS EM LANÇAMENTO
Será no dia 8 de dezembro as 19 horas o lançamento do livro OS TRAJANOS enfocando a familia Trajano Almeida. Será na Clínica Trajano Almeida, Av. Dom Luis, 200.
Obrigado a todos pela leitura.
Bom dia, boa tarde, boa noite.