Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 14 de junho de 2017

FORTALEZA AFLITA 14/06/2017


Uma colaboração do Jornalista e Professor aposentado - as suas custas -
Jovino Nunes de Alencar, 87, para o Jornalista e Poeta Vicente Alencar - bem mais novo mas com chicugunya).


1-
EXISTE NO CRUZAMENTO DA AV. ANTONIO SALES (GRANDE ESCRITOR CEARENSE) COM RUA DR. JOSÉ LOURENÇO (GRANDE MÉDICO CEARENSE) UM LINDO E TURISTICO BURACO. HÁ ALGUM TEMPO. QUEM NOS AJUDA A MELHORAR O LOCAL?

2-
Os postos que acreditava-se poderiam "distribuir" alguns remédios gratuitos a população não tem nem 2 por cento destes mesmos medicamentos. Como pode ter credibilidade um Programa assim?

3-
Anunciaram que a Prefeitura vai desgraçar mais alguns quarteirões da Av. Santos Dumont com área para as bicicletas. Será que este dinheiro que a ONU paga a Prefeitura para manter estas Ciclovias adrem
vai continuar chegando.

4-
Eu aplaudiria o Programa dessas Ciclovias se visse por exemplo o Prefeito de Fortaleza (Roberto Cláudio Bezerra) com a sua calva colossal fosse ao trabalho montado numa bicicleta. Vai "bixin" que eu quero ver. Vai nada. Vai binga!

5-
A Rua Torres Câmara (nem se respeita e memória do homem...) não tem mais calçadas para pedestres em muitos trechos. todas elas foram transformadas em 
estacionamento.

6.
Quem quiser que desça a calçada, ande a pé pelo asfalto e corra o risco de morrer atropelado. é realmente uma falta de vergonha.

7.
O fato não é fiscalizado pela Ronda Municipal que somente se preocupa em multar os taxistas, prejudicando aquela categoria profissional, agora também prejudicada pelos norte-americanos do HUBER.

8-
Por sinal em Canindé, Iguatu, Icó e Massapê já temos o JUMEHUBER que é o jumento-hubem que também virá para Fortaleza.

9-
Na Rua Dr. José Lourenço 1450  (Aldeota) temos um edifício abandonado há dez (10) anos, só o esqueleto, que abriga desocupados, ladrões, raparigas e tudo mais além de ser um foco de Dengue, CHICUNGUNYA, Lepra, Zica, Virose e outros menos avisados.

10-
Se localiza entre a Rua Afonso Celso e a Rua Torres Câmara, Av. Barão de Studart e Av. Rui Barbosa. Um filé.
 
11-
Já se arrebentaram vários carros no buraco que existe na Rua Nunes Valente no cruzamento com a 
Rua João carvalho, na aldeota, aquela que passa em frente a Justiça Federal. quem quiser que se lasque.

12-
Como diz meu querido parente Vicente Alencar, Radialista e Jornalista também poeta, "O  Cearense somente tem 2 direitos: pagar Impostos e reclamar". Isso por  que nada se resolve. "Terra de muro baixo" como diz o Fagner é assim mesmo.

13-
Continuam roubando os Turistas no Centro Cultural Dragão do Mar "onde o pau que rola" é mesmo a presença de Bichas e Sapatões, fazendo o maior destroço. como dizia o velho Stanislay Ponte preta vai chegar o dia em que o terceiro sexo será maior que os dois primeiros. Pois esse dia já chegou. Lalau das Mulatas sabia das coisas. Por isso era tão macho e comedor.

14-
A Avenida Barão de Studart, na Aldeota, passou o inverno, não podaram as árvores e a coitada está escura com luz de boate. E vejam que é a Avenida onde fica o Palácio da Abolição (onde o Governador Camilo Santana despacha)   imagine se não  fosse.

15-
Este Ceará e este Brasil estão precisando de governantes. Não essas porcarias que estão aí.
Um abraço, Jovino Nunes de Alencar, 87, bem vividos e as minhas custas. Obrigado pela leitura.

CONVITE Caros Senhores membros, parceiros e simpatizantes da UBE-RJ, Informamos que no próximo dia 15 de junho, no Centro Cultural do Clube Monte Líbano, das 16h às 20h, realizaremos uma cerimônia composta por uma série de atividades ligadas ao aniversário de 4 anos do Jornal Sem Fronteiras, comemorados este ano em Portugal. Nesta oportunidade, outorgaremos o Troféu “Magnífico Sem Fronteiras”, na categoria Literatura, para a Dra. Juçara Valverde – Presidente da UBE-RJ, que, na ocasião, não pôde estar presente em Portugal por compromissos assumidos no Brasil. As outras categorias foram entregues em Portugal para: ü Categoria Artes Plásticas: Sra. Marly Bárbara – Presidente da ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. ü Categoria Fomentação Cultural – Sr. Sérgio da Costa e Silva – Idealizador, Fundador e Coordenador do Projeto Música no Museu. ü Categoria Empreendedor Cultural – Sr. Dr. Arménio Vasconcelos – Presidente da ACLAL - Academia de Letras e Artes Lusófonas. Desta forma, gostaríamos de convidá-los para prestigiar nossa colega presidente neste momento. Na oportunidade, ainda homenagearemos os Colunistas, os vencedores do Concurso, e os coautores da obra comemorativa. A programação completa está organizada e acontecerá na seguinte ordem: 1) Lançamento oficial da Coletânea comemorativa “Sem Fronteiras pelo Mundo – Vol.2”, com leitura de textos e declamação de poesias por parte dos coautores presentes; 2) Entrega da Premiação do Concurso aos premiados e entrega de Certificados de Participação a todos os coautores presentes; 3) Apresentação de retrospectiva da viagem à Portugal, comemorativa dos 4 anos do Jornal Sem Fronteiras, com fotos e depoimentos dos participantes; 4) Entrega de Homenagens aos Colunistas e Parceiros Oficiais que não estiveram presentes em Portugal e 5) Entrega do importante e exclusivo Troféu “Magnífico Sem Fronteiras”, na Categoria Literatura, à Dra. Juçara Valverde – Presidente da UBE-RJ. Após a cerimônia, a partir das 20h, será realizado um Jantar de Confraternização, por adesão, no Restaurante Brilhante do Clube Monte Líbano, com buffet de comida libanesa e apresentação de Dança do Ventre. Esperamos, sinceramente, podermos contar com presença de todo os amigos da UBE-RJ. Atenciosamente, Dyandreia Valverde Portugal Jornalista – MTB 36.185/RJ Editora-Chefe Jornal Sem Fronteiras Clube Monte Líbano Av. Borges de Medeiros, 701 – Leblon, Rio de Janeiro.

CONVITE
 
 
Caros Senhores membros, parceiros e simpatizantes da UBE-RJ,

Informamos que no próximo dia 15 de junho, no Centro Cultural do Clube Monte Líbano, das 16h às 20h, realizaremos uma cerimônia composta por uma série de atividades ligadas ao aniversário de 4 anos do Jornal Sem Fronteiras, comemorados este ano em Portugal. Nesta oportunidade, outorgaremos o Troféu “Magnífico Sem Fronteiras”, na categoria Literatura, para aDra. Juçara Valverde – Presidente da UBE-RJ, que, na ocasião, não pôde estar presente em Portugal por compromissos assumidos no Brasil.
 
As outras categorias foram entregues em Portugal para:
 
ü Categoria Artes PlásticasSra. Marly Bárbara – Presidente da ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais.
ü Categoria Fomentação Cultural – Sr. Sérgio da Costa e Silva – Idealizador, Fundador e Coordenador do Projeto Música no Museu.
ü Categoria Empreendedor Cultural – Sr. Dr. Arménio Vasconcelos – Presidente da ACLAL - Academia de Letras e Artes Lusófonas.
 
Desta forma, gostaríamos de convidá-los para prestigiar nossa colega presidente neste momento.
Na oportunidade, ainda homenagearemos os Colunistas, os vencedores do Concurso, e os coautores da obra comemorativa.
A programação completa está organizada e acontecerá na seguinte ordem:
 
1) Lançamento oficial da Coletânea comemorativa “Sem Fronteiras pelo Mundo – Vol.2”, com leitura de textos e declamação de poesias por parte dos coautores presentes;
 
2) Entrega da Premiação do Concurso aos premiados e entrega de Certificados de Participação a todos os coautores presentes;
 
3) Apresentação de retrospectiva da viagem à Portugal, comemorativa dos 4 anos do Jornal Sem Fronteiras, com fotos e depoimentos dos participantes;
 
4) Entrega de Homenagens aos Colunistas e Parceiros Oficiais que não estiveram presentes em Portugal e
 
5) Entrega do importante e exclusivo Troféu “Magnífico Sem Fronteiras”, na Categoria Literatura, àDra. Juçara Valverde – Presidente da UBE-RJ.
 
Após a cerimônia, a partir das 20h, será realizado um Jantar de Confraternização, por adesão, no Restaurante Brilhante do Clube Monte Líbano, com buffet de comida libanesa e apresentação de Dança do Ventre.
 
Esperamos, sinceramente, podermos contar com presença de todo os amigos da UBE-RJ.
 
Atenciosamente, 
 
Dyandreia Valverde Portugal
Jornalista – MTB 36.185/RJ
Editora-Chefe Jornal Sem Fronteiras
 
 
 
Clube Monte Líbano
Av. Borges de Medeiros, 701 – Leblon, Rio de Janeiro. 

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


terça-feira, 13 de junho de 2017

Convite para o lançamento Nacional da Coletânea Sem Fronteiras Pelo Mundo 2

Olá amigos, 
Chegou a hora!!!
Lançamento Nacional da Coletânea Sem Fronteiras Pelo Mundo 2!
O evento será no charmoso Clube Monte Líbano, no Rio de Janeiro!
Contamos com sua presença!

TROFEU RIO UBE RJ 2017

TROFEU RIO UBE RJ 2017
 
As reuniões mensais com palestras literárias e também apoiando lançamento de livros de seus membros têm sido momentos de confraternização, divulgação de escritores e ampliação de conhecimentos literários e culturais.
Para tanto temos realizados eventos em parcerias com a AFL, a ACL, a ABRAMES, o Centro Cultural do Monte Líbano com realização de seminários, oficinas de poesia/ crônica, e palesdrama.
É difícil escolher um/a escritor/a, um livro, muito mais ainda a tríade de diferenciados autores que podem acrescentar valor ao Troféu Rio UBE RJ.

As sociedades literárias, como a UBE RJ ao organizar evento cultural como o TROFEU RIO UBE RJ 2017, realiza pesquisa de opinião de escritores de todo o Brasil, através da mídia – internet, endereço de e-mail éubetrofeurio2017@gmail.com,  e espera um retorno de 700 e-mails, tendo a preocupação de suscitar o interesse do público, em conhecer e relembrar escritores contemporâneos de diferentes locais, estilos de atuação e produção literária, além de divulgar a UBE RJ e seus múltiplos projetos que contribuem para destacar a entidade no cenário cultural brasileiro.

   O TROFÉU RIO da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES RJ é anual. É ofertado à intelectualou entidade que tenha ativa participação na  cultura brasileira. Ele acontece desde 2003.

Os vencedores do Troféu Rio UBE RJ são:
1  Nelly Novaes Coelho  - Personalidade Cultura 2003.
2  Casa de Cultura Rui Barbosa - Personalidade Cultural 2004.
3  Museu do Folclore Edson Carneiro - Personalidade Cultural 2005.
4  Carlos Lessa - Personalidade Cultural 2006.
5  Ferreira Gullar - Personalidade Cultural 2007.
6  Gilberto Mendonça Teles - Personalidade Cultural 2008.
7  Cleonice Berardinelli - Personalidade Cultural  2009.
8  Ruy Castro - Personalidade Cultural  2010.
9  Ana Maria Machado - Personalidade Cultural   2011.
10  Astrid Cabral - Personalidade Cultural  2012.
11  Stella Leonardos - Personalidade Cultural   2013.
12  José Arthur Rios  - Personalidade Cultural   2014.
13  Domício Proença Filho - Personalidade Cultural   2015.
14  Andreia Donadon Leal – Personalidade Cultural 2016.           
15  ......................................... – Personalidade Cultural 2017.
A Solenidade de entrega do TROFÉU RIO da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES RJ em 2017 será na comemoração de aniversario da UBE RJ – AGOSTO DE 2017, na terceira quarta-feira do mês, no dia ... de AGOSTO, às 16:00h, no Instituto Cultural Octávio Alvarenga ,  no 2º andar, da Sociedade Nacional de Agricultura – Avenida General Justo 171, Castelo/ Praça XV.
Aguardando a sua ativa participação,
Rio de Janeiro, 11 de junho de 2017, Juçara Valverde, presidente.
ubetrofeurio2017@gmail.com

AGUARDEM A DIVULGAÇÃO DA CÉDULA PARA VOTAÇÃO.


Em 12 de junho de 2017 01:45, Juçara Valverde Poeta <jucvalverde@gmail.com> escreveu:
UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES RJ – UBE RJ
 
Rio de Janeiro, 10 de junho de 2017
 
Caros Amigos Ubeanos,
 
O ano de 2017 começou e temos desenvolvidos várias ações e reuniões literárias.
Participe atualizando sua contribuição anual.
Para participar da Revista RenovArte e do Concurso Interno, o associado deverá estar em dia com a anuidade da UBE RJ.
Nossa anuidade é de R$ 200,00 (Duzentos reais).
Seguem os dados para o pagamento.
 
União Brasileira de Escritores
Banco Itaú
Agência – 0934
Conta Corrente - 48089 – 8
CNPJ - 29248549/0001 – 81
 
Atenciosamente,
 
Juçara Valverde - Presidente.
Marcia Barroca - Diretora Cultural
Angela Guerra - Primeira secretária
Arnaldo Mazza – Tesoureiro
 
PS: Favor enviar comprovante de pagamento para o
Tesoureiro, Arnaldo Mazza – E-mailarnaldo.mazza@gmail.com
 

Em 12 de junho de 2017 00:07, Juçara Valverde Poeta <jucvalverde@gmail.com> escreveu:


Em 11 de junho de 2017 19:45, Inês de Sá <inesdesa21@gmail.com> escreveu:

Olhem o site, acho que já podem divulgá-lo no whatsapp



1. Coloquei fotos, olhem.

2. Coloquei esse texto na Medalha de Mérito
Em número de cinco, as Medalhas são conferidas pela Diretoria para Poeta, Poetisa, Escritores, Romancista e Incentivador Cultural.

3. Falta o Edital do Concurso Internacional

4. Coloquei os emails de contato ubescritores.rj@gmail. com e Marcia Barroca<mbarroc10@gamil.com>,  Euridice Hespanhol<ehm.pessoa@gmail.com >

5. Coloquei o e-mail na tesouraria do Arnaldo Mazza - arnaldo.mazza@gmail.com
Testem no site

6. Coloquei o nome da 1ª secretária de Angela Guerra<angela_gdeandrade@yahoo .co.uk>
Foto do perfil de angela_gdeandrade@yahoo.co.uk


7. Faltam os Premiados das Medalhas de Mérito.

8. Tem algum modelo de ficha de inscrição para os concursos? (podemos usar a mesma para todos concursos)
Mando uma de modelo para adaptar se for necessária. ok vamos fazer

9. Confere o Endereço Postal:
União Brasileira de Escritores RJ/ Marcia Barroca 
Rua Marquês de Olinda, 64 / 701- Bloco A.
Centro/ Lapa, Rio de Janeiro/ RJ.
CEP 22251-040 


10. SEDE
Rua: Teixeira de Freitas, nº 5, 3º andar, sala  303 
Centro, Rio de Janeiro / RJ.
CEP 20021-350. 



Beijos 


Inês de Sá

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 1085

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1085
TERÇA-FEIRA
13 DE JUNHO DE 2017
FORTALEZA
CEARÁ
NORDESTE
BRASIL
AMÉRICA DO SUL
.... Nós somos sul-americanos.


2017
- Ano do centenário de nascimento de Dona Luísa Mendonça de Alencar.

- Ano do centenário de nascimento do Senador Carlos Jereissati.

- Ano do centenário de nascimento do Professor João Hipólito Campos de Oliveira.

- Ano do centenário de nascimento do Professor Itamar Espíndola.

- Ano do centenário do Professor Mardônio Peixoto Bot


BEBIDA VENDIDA EM ESTÁDIO - NUNCA, JAMAIS!


TERÇA EM PROSA E VERSO
Será nesta terça-feira, dia 13 - hoje, Dia de Santo Antonio, NO HORÁRIO DAS 9 HORAS E 30 MINUTOS ÀS 11 HORAS E 30 MINUTOS, mais uma "Terça-Feira em Prosa e Verso", programação cultural, com leituras de poesias, trovas,pensamentos, além de pequenas crônicas e artigos.

Como sempre, na Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 01, Palácio da Luz, olhando para a IGREJA DO ROSÁRIO). Coordenação de Vicente e Margarida Alencar. Todos os que gostam de Cultura são convidados.

MOTO - A MORTE SOBRE DUAS RODAS!


REUNIÃO ADIADA NA GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Em virtude do "feriadão" a reunião da Sociedade Cearense de Geografia e História, passou neste mês de junho do dia 16 (sexta-feira) para segunda-feira dia 19.

Todos os Confrades e Confreiras deverão comparecer naquele dia a Casa de Juvenal Galeno às 15 horas e 50 minutos para que não haja atraso no inicio da reunião.

ALEXANDRE MAIA
com seu programa "O Papo do Alexandre Maia" neste sábado às 14 horas na Rádio Assunção Cearense AM 620.

AMANHÃ
Enquanto isso, amanhã - terça-feira - às 22 horas o nosso Programa Vicente Alencar - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE na mesma emissora.

Hoje não teremos programa em face da transmissão futebolistica.

LEIA, leia mais. prestigie os AUTORES CEARENSES.

NEGOCIAÇÃO
A Rádio Clube do Ceará, antiga Ceará Rádio Clube 1.200 AM está sendo negociada com um grande Grupo cearense. Em breve, novidades.

CHEIROSO
A quem interessar possa: existe um cheiroso esgoto na Av. Rui Barbosa esquina com Rua Barbara de Alencar. Bem em frente a Rádio Assunção Cearense.

IDADE NOVA
Quem comemorou idade nova ontem no Dia dos Namorados foi o Radialista Jansen Carlos, operador de audio da Rádio Assunção Cearense AM 620.


Contactos com esta Coluna neste endereço eletrônico:
vicentealencar25@yahoo.com.br

Cumprimentamos Elizabeth Borguino, em Paris, Rosângela Kabel, em Copenhague, Sara Morais, em Lisboa pela recepção ao nosso trabalho.

Cecília Quadros e Fausto Penteado Lopes, Malu Lopes e Marlene Lopes em São Paulo, Victor  Nunes, em Minas Gerais.

Francisco Freitas e Marcos Caminha no Maranhão, Ângela Abranches, em Vitória. todos nossos leitores.

MOTO - A morte sobre 2 rodas. todo cuidado é pouco.

UMA TROVA BEM CEARENSE

UMA TROVA BEM CEARENSE:

FALO COMO BRASILEIRO
SEM ESPERANÇA E SEM FÉ...
TEM MAIS MORAL NUM PUTEIRO
DO QUE NO T.S.E.
Pessoa

Até que enfim parece que vai acontecer "ALGO"

Até que enfim parece que vai acontecer "ALGO"
  
* JORGE SERRÃO ***

*O santo nome de Luiz Inácio Lula da Silva só não figurou entre os cotados a prisão no desdobramento da Operação Lava Jato (citado por dois delegados federais de peso) para não desmoralizar, completamente, a figura institucional da Presidência da República.

Brevemente, os escândalos vão atingi-lo diretamente. Provas documentais vindas da Suíça e da Holanda, com aval do Departamento de Justiça dos EUA (que investiga a Petrobrás) serão letais para os corruptos.
As manifestações deste 15 de março pró-impeachment, vão ganhar impulso.*

*Tal avaliação foi feita por um grupo de magistrados que acompanha, em Berlim, na Alemanha, os desdobramentos imediatos do cumprimento, desde ontem, dos 85 mandados judiciais de prisão ou coerção temporária e mais 123 ordens de busca e apreensão de documentos em grandes empreiteiras  suspeitas de superfaturar margens de lucro em obras e serviços com o governo, principalmente nos contratos com a Petrobrás, para distribuir corrupção a políticos, lavando bilhões de dólares no Brasil e no exterior.
Foi mais uma ordem judicial  do juiz Sérgio Fernando Moro, o "Homem de Gelo", da 13ª Vara Federal em Curitiba.*

*Um integrante do governo - que só pode ser esquizofrênico - teve a coragem de comentar por escrito, em documento reservado, que "Dilma está blindada". O mesmo interlocutor alega que Dilma não será  prejudicada pelos problemas na Petrobrás na gestão do antecessor Luiz Inácio da Silva.
Apesar da "blindagem de Dilma", o assessor próximo reconhece que a gestão da estatal durante o período Lula "já está atingida".*

*A recomendação interna é que Dilma faça um discurso preventivo, elogiando as ações da Polícia Federal  e mostrando que ela, na luta contra corrupção, iniciou mudanças na empresa, demitindo diretores.

Outro conselho tático complicadíssimo é que Dilma estabeleça, urgentemente, uma separação entre as administrações na Petrobras no "período Lula" e no "período Dilma".
Tal missão é impossível na prática. No governo Lula, quando os problemas ocorreram, Dilma ocupava nada menos que o cargo de "Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás".*

*O primeiro governo Dilma acaba mal, sem ter começado direito. O segundo mandato dela já tem riscos concretos de nem acontecer. Nem um malabarismo jurídico no Supremo Tribunal Federal  conseguirá evitar, em breve, a desproclamação da República Sindicalista do Brasil. Por ironia,  a salvação nacional é costurada a partir da Alemanha, país que nos impôs a vexaminosa goleada de '7 x 1' na Copa do Mundo de 2014 ... Um magistrado da força-tarefa "germânica" adverte seus pares :
"A nova etapa da Lava Jato não produzirá somente efeitos bombásticos.
Arrastará a republica petista ao maior descrédito e fará com que Dilma fique mais isolada.
Estamos no término de um dos mais venais e sacanas governos da república das bananas".*


*Os futuros acordos de leniência, firmados pelo judiciário com empreiteiras que participaram do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, tendem a ser fatais para dezenas de importantes figurões políticos beneficiados. A Lava Jato no Petrolão cumpre o papel saneador que ficou incompleto no Mensalão. Na Ação Penal 470 quem se ferrou concretamente foi o rigoroso Joaquim Barbosa - forçado a aposentar a toga por pressões muito além da coluna cervical. O resultado prático do Mensalão é sinônimo de impunidade, tendo apenas Marcos Valério como grande bode expiatório que continuará por bom tempo na cadeia, em troca de um silêncio que pode ser quebrado a qualquer momento.*

*Na Lava Jato a coisa fica mais preta e suja que Petrolão na cueca de petralha sofrendo de "desenteria".
Foi preso ninguém menos que o homem de confiança do reeducando José Dirceu na Petrobrás,  Renato Duque, o  "Diretor de Serviços" de 2003 a 2012 - só sendo demitido no mesmo ano do "Diretor  de Abastecimento" Paulo Roberto Costa, convertido em "colaborador premiado" do Judiciário e do MPF.

Aposta-se que Duque acabará forçado a aderir à "delação premiada". Acordo parecido(denomiado  de leniência,quando se refere a pessoas jurídicas) deve valer para diretores de grandes empreiteiras envolvidas nas falcatruas bilionárias. Em "prisão domiciliar", Dirceu deve estar PT da vida e preocupadíssimo com o que vem por aí ... Imagina o amigo Lula, o chefão de todos ...*

*O cataclismo político é inevitável. Se Lula for afetado, Dilma fica frágil para cair por tabela. O mercado brasileiro fica desmoralizado perante o resto do mundo, com as maiores empresas(representativas do PIB) tendo seus dirigentes presos por corrupção, mesmo que temporariamente.
Vem aí um inédito e gigantesco acordo de leniência (nunca antes visto na história do Brasil)entre o MPF, Judiciário e empreiteiras. A moeda de troca das delações dos nomes de político será uma espécie de perdão aos dirigentes das empresas que acabarão condenadas a pagar multas milionárias, que, somadas, podem chegar a bilhões de reais (ou dólares. Isto só nos processos brasileiros.
Sem falar nos que já correm (civis e criminais) nos Estados Unidos.*

*O juiz Sérgio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, tem um papel chave no "saneamento" da Lava Jato. Ele e outros membros do judiciário, do Ministério Público, da Polícia e da Receita Federal, que não aceitam mais o degradante grau da corrupção sistêmica no Brasil, merecem todo apoio individual  e popular. Lugar de ladrão é na cadeia ! Lugar de político corrupto é no parlatório da Penitenciária.
De preferência, pagando pena e pagando multas, com o patrimônio pessoal ou familiar, pelo que roubou do poder público. Qualquer coisa diferente disto é barbarie e impunidade.
Os brasileiros não aguentam mais tanta sacanagem ! Chega de Pizza !*

*A República precisa ser reproclamada com urgência urgentíssima, baseada em princípios verdadeiramente federativos, com democracia, gestão pública de qualidade e transparência absoluta sobre investimentos  e despesas com o dinheiro público.*

Ética, um Princípio que não pode ter Fim

NU.ECO 9/6: Pelo Náutico (tombado), Pça. Portugal e Iracema Plaza Hotel (tombado)

Caros parceiros de luta em defesa do NáuticoPraça Portugal e Iracema Plaza Hotel.
 
Ontem o Clube Náutico Atlético Cearense comemorou 88 anos de sua fundação, que se deu nos idos anos de 1929.
É com grande alegria que o Movimento Náutico Urgente vem saudar os cearenses pelo transcurso do aniversário do clube, que se não fosse a árdua luta por sua preservação, poderia já ter sucumbido diante da ânsia e/ou ganância de sua Diretoria, ávida por oportunizar um mega negócio imobiliário sob a alegação de que somente assim pode ser assegurada a salvação financeira da agremiação.

Lembramos aos que nos acompanham a importância do tombamento provisório estadual do Náutico, declarado ainda à época do atual Vereador Guilherme Sampaio / PT como Secretário da SECULT, que diante de tão contundente recomendação do Ministério Público do Ceará, assinada pelos então Procurador GeralDr. Ricardo Machado eCoordenadora do CAOMACEDra. Socorro Brilhante, apontou a grave ameaça de destruição de grande parte de suas instalações após a prolação de confusa sentença doJuízo da 10a. Vara da Fazenda Pública quanto ao alcance do tombamento municipal, no ensejo da qual foi revogada a proteção liminar que impedia a destruição da maior parte das instalações clubísticas, ou tombadas ou inclusas na área de entorno especificada naInstrução de Tombamento Municipal do Náutico.

Aliás, o Juízo da 10a. Vara da Fazenda Pública ainda se mantém confuso na medida em que, contrariamente ao princípio do promotor natural, insiste na intimação do titular daI Promotoria Especializada do Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Patrimônio Histórico em sua consulta ao Parquet para apreciação dos embargos declaratórios referentes à confusa decisão prolatada.
Ora, senhores, referido promotor não é nem o autor da ação e, muito menos, o representante do Ministério Público junto à 
10a. Vara da Fazenda Pública para o exercício da função custus legis.
Então, por qual razão haveria de o mesmo ser intimado para se pronunciar a respeito dos embargos declaratórios ?
O mais grave é que esse promotor é excepto em incidente de impedimento aberto em dependência de Ação Civil Pública por ter participado de acordo judicial ao arrepio da lei, nulo por transacionar bens e direitos indisponíveis da sociedade com o intuito de buscar a redução do alcance do tombamento municipal e, estranhamente, ter promovido referidaACP para, sob a alegação de defender o tombamento total do clube, aquiescer com aDiretoria do Náutico e com a atual gestão da Prefeitura de Fortaleza em relação à redução do alcance do tombamento municipal do clube nos mesmos termos do espúrio acordo judicial, em prejuízo não somente do atendimento de seu pleito inicial (tombamento total), mas principalmente em favor de tentativa de prostituir o disposto na Instrução de Tombamento, que prevê a inclusão das COLUNATAS do clube DAQUELAS COLUNAS como parte integrante do bem tombado juntamente com sua sede social já expandida, além de determinar como inclusas na área de entorno a totalidade das demais áreas clubísticas.

No sentido de assegurar o devido processo legal, o Movimento Náutico Urgente vai apresentar pedido de reconsideração a
Juízo da 10a. Vara da Fazenda Pública no sentido de este retificar sua iniciativa de acionamento do Ministério Público, fazendo-o por intermédio do promotor natural ao invés do titular da I Promotoria Especializada do Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Patrimônio Histórico.

Em face de problemas de instabilidade do e-SAJ, deixamos de comentar as movimentações dos demais processos envolvendo a defesa do Náutico como bem tombado e da Praça Portugal e seu entorno com relação a seu valor histórico, arquitetônico, cultural, paisagístico, artístico e quanto às providências de melhoria da mobilidade urbana em disputa judicial para nos determos sobre o sempre inesquecível e saudoso 
Iracema Plaza Hotel.

Foi nele que residiu o grande Mincharia (Sr. Aurílio Gurgel), em uma das quitinetes da parte térrea do Edifício São Pedro.
Local de homéricas reuniões de boêmios, migrou posteriormente para uma casa na Av. Beira-Mar, no quarteirão localizado entre as ruas Idelfonso Albano e João Cordeiro.
O fato é que o Mincharia sempre manteve seu poder de agregar os boêmios de Fortaleza no bairro Praia de Iracema até sua partida em definitivo para outro plano, que se deu ainda moço devido a problemas cardíacos.
Ainda se encontra na memória da gastronomia cearense sua peixada à moda, o conhecido peixe frito e a suculenta feijoada com a qual brindava seus convidados em muitas oportunidades, lembrando ainda de sua capacidade de liderança exercida junto aos funcionários do bar do Iate Clube.
Em sua homenagem, seu primo Franzé Nepomuceno instalou a Casa do Mincharia na praça que a gestão municipal de Fortaleza à época veio a denominar de Largo da Mincharia.
Ah, como eram bons aqueles tempos à época do saudoso Iracema Plaza Hotel.
De nosso Belchior:"Ora direis, ouvir estrelas, certo perdeste o senso
Eu vos direi no entanto
Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não
Eu canto."

Mensagem da semana:

"
Vivemos hoje novas formas de vida, novos regimes precisam criar identidades que se adaptem a eles. Daí que é comum hoje governos e meios de comunicação inventarem um passado." (Eric John Ernest Hobsbawm, historiador).
Até o próximo final de semana !


Aderbal Aguiar
Náutico Urgente.ECO