Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Alunos da UFC terão ônibus gratuito entre os campi do Pici, Porangabuçu e Benfica


Alunos da UFC terão ônibus gratuito entre os campi do Pici, Porangabuçu e Benfica

A partir do próximo dia 10, alunos da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza passarão a contar com ônibus que circularão entre os campi do Pici, do Porangabuçu e do Benfica. Reivindicação dos estudantes da UFC, o serviço de transporte será gratuito e vai beneficiar todos os alunos que têm atividades acadêmicas em locais distintos da sede de seus cursos. Para ter acesso aos ônibus, bastará ao aluno apresentar a carteira de estudante.

Inicialmente, serão três ônibus a fazer o trajeto circular Pici-Porangabuçu-Benfica-Pici, das 8h às 18h. A viagem será “expressa”, ou seja, sem paradas nas vias da cidade. Os ônibus irão parar somente quando chegarem a cada campus. A previsão é de que o intervalo de saída dos veículos seja de, no máximo, 20 minutos. Para isso, ainda nesta semana, segundo o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira, será realizada uma viagem teste com diretores das unidades acadêmicas da UFC. A ideia é que os diretores façam sugestões dos pontos ideais de parada nos três campi.

Por enquanto, os alunos do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), que têm aulas no Meireles e no Campus do Pici, não serão contemplados com a medida. Segundo o Prof. Ciro Nogueira, a Administração Superior da UFC já está estudando uma solução para oferecer transporte para os alunos do Labomar. 

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC – fone: 85 3366 7440

===================

Fórum discute no próximo sábado o papel da UFC na promoção dos direitos humanos 

O projeto Impacto Acadêmico ONU-UFC traz para a Universidade Federal do Ceará, no próximo sábado (8), das 8h às 13h, um debate sobre “O papel social da Universidade na promoção dos direitos humanos”, abordando temas relacionados a crianças, mulheres, público LGBT e violência. O I Fórum Impacto Acadêmico ocorrerá no novo auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC – Rua Marechal Deodoro, 400, Campus do Benfica), com inscrições gratuitas e feitas pela Internet, através de formulário eletrônico (bit.ly/1aZNaEv). 

Participam do debate representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza e do projeto Raiz da Cidadania (Bom Jardim). Os participantes se dividirão em grupos, para discutir cada um dos subtemas do evento e, principalmente, para elaborar alternativas para a abordagem da Universidade sobre esses setores. 

O melhor projeto, eleito pelos membros do Impacto Acadêmico em conjunto com convidados, ganhará um incentivo para ser colocado em prática. O projeto Impacto Acadêmico é uma iniciativa global, criada ao final de 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alinhar as instituições de ensino superior no apoio aos direitos humanos, alfabetização, sustentabilidade e resolução de conflitos. 

O Impacto Acadêmico ONU-UFC foi oficialmente cadastrado como projeto especial da Pró-Reitoria de Extensão em 2012. Mais informações podem ser encontradas no site do Projeto (www.impactoacademico.ufc.br) ou página do Facebook (www.facebook.com/impactoacademicoufc).  

Fonte: Profª Mariana Lima Vale, coordenadora do projeto Impacto Acadêmico ONU-UFC – fone: 85 3366 8202

=========================

Curso semipresencial de Física discute eficiência energética

O curso semipresencial de Física da Universidade Federal do Ceará realiza, nos dias 6 e 7, o Seminário de Eficientização Energética e Fontes Alternativas de Energia. O evento ocorre no auditório do Parque de Exposições (Expoece) da Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará e tem o objetivo de apresentar as diversas alternativas de redução da conta de energia através de medidas de revisão contratual de tarifas, utilização de lâmpadas LED e autoprodução. A programação conta com palestras, estudos de casos e demonstrações práticas. 

Segundo o coordenador do Seminário, Francisco Moreira, o evento tem como mote os problemas na geração, distribuição e transmissão energética do País. “Temos excesso de energia no sistema por 21 horas do dia e energia insuficiente por três horas, entre 17h30 e 21h – o famoso horário de pico. O Governo pretende implantar políticas para deslocar o acúmulo de consumo para outros horários. O seminário se propõe a antever tais políticas e tratar as alternativas para evitar tais dispêndios”, comenta. O encontro discute ainda o consumo eficiente e as fontes renováveis de energia. 

Interessados podem se inscrever, gratuitamente, até a quarta-feira (5), no blog do seminário (is.gd/tolxwt), onde também consta a programação completa. São oferecidas 40 vagas para estudantes universitários e dez para técnicos do Governo do Estado. 

Fonte: Prof. Francisco Moreira, do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual – fone: 85 3342 1179

===============

Palestra trata da educação a distância em saúde

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (Nuteds-UFC) realiza quarta-feira (5), às 15h, a palestra “Utilização dos princípios do ensino do adulto na educação a distância em saúde”. Quem vai ministrá-la é a enfermeira Flávia Viana de Paula, mestranda em Ensino na Saúde (Uece), especialista em Educação a Distância (Senac) e em Saúde da Família (UFC).

A palestra pode ser assistida de forma presencial na sede do Nuteds (Rua Prof. Costa Mendes, 1608, bloco didático, térreo, Rodolfo Teófilo) ou pela Internet, no site telessaude.medicina.ufc.br. Não é preciso usar senha, bastando acessar o endereço eletrônico como convidado e indicar o nome, local e instituição. 

Fonte: Ana Maria Domingos, bolsista do Nuteds – fone: 85 3366 8055 / e-mail: nuteds@ufc.br



---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: