ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RADIALISTAS DE TURISMO - ABRRATUR
Fundada em 27 de Fevereiro de 2014
Fortaleza - Ceará - Brasil
27 DE AGOSTO DE 2020
Quarta-feira.
CAFÉ E BAR AVIÃO
Em qualquer Cidade do mundo um prédio como aquele do Café e Bar Avião aqui em Fortaleza seria preservado.
Construído na década de 40 na Av. João Pessoa o Café Avião (alguns anos depois tambem um Bar) se constituiu numa construção modesta, bem modesta mesmo, mas de um valor popular muito grande.
Um pequeno avião ou um projeto de avião, feito de cimento, com helices de madeira. Era uma atração popular construido que foi por pedreiros e carpinteiros cearenses.
A boa vontade dos cearenses, do pequeno grupo que construiu o avião, era muito grande.
Eles estavam entusiasmados por certo com os aviões de guerra (estavamos na reta final da II Guerra Mundial) e resolveram homenagear Alberto Santos Dumont o homem que criou o "mais pesado que o ar".
Mas o que é fato é que o Café Avião feito artesanalmente foi um estabecimento que agradou e, que, durante anos funcionou com muito estilo e dentro do calor humano cearense.
Agora o Café Avião não existe mais. O prédio está completamente deteriorado e se transformou numa Oficina de conserto de pneus. Uma borracharia.
Por certo que os seus proprietários nem tenham conhecido os antigos ocupantes do prédio, ou podem ser até mesmo familiares.
Mas deixaram o ramo do Café e Bar e passaram para uma outra etapa.
O certo é que, turisticamente falando, se nós tivessemos um orgão
que preservasse o TURISMO e a MEMÓRIA da Cidade, historicamente teria melhor sorte.
Se fosse na Europa, seria amplamente preservado, como temos tanto por lá, na Italia, na França, na Belgica. Mas em Fortaleza quem deveria se preocupar com fatos desta natureza assim não o fazem.
Como seria importante a preservação do Café e Bar Avião lá no início da antiga Av. João Pessoa, mais precisamente na Rua 15 de Novembro, 9, no vertice de ambas.
O Café Avião foi criado por Antonio de Paula Lemos, que morreu em 1958.
Sabemos que o prédio é tombado, porém é preciso que tudo seja preservado. Senão daqui uns dias dirão (... é, acabou).
(V.A.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário