Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 1091 .

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº  1091
31 DE JANEIRO DE 2017
TERÇA-FEIRA
FORTALEZA -CEARÁ - NORDESTE - BRASIL
Nós trabalhamos pelo progresso do Nordeste brasileiro.


REUNIÃO DA UBT
Convidamos a todos os colegas da União Brasileira de Trovadores de Fortaleza - UBT Fortaleza para nossa primeira reunião do ano de 2017 que acontecerá neste sábado, dia 3 de fevereiro as 9 horas e 30 minutos na Casa de Juvenal Galeno. Confirmando o endereço: Rua General Sampaio, 1128 no Centro.

ACADEMIA CONVIDA
A Academia Cearense de Letras está convidando para solenidade de reabertura oficial do prédio do Palácio da Luz, onde está sediada. Após a restauração o imóvel  é agora entregue oficialmente ao público. Inclusive a antiga entrada foi recuperada: Rua Sena Madureira, 760. O presidente José Augusto Bezerra agradece a presença de todos.

GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
O Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará presidido pelo Historiador Ângelo Osmiro Barreto estará reunido as 19 horas da próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro na sede da Associação Brasileira de Odontologia-ABO em nossa Capital.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES

PROSA E VERSO
Será no próximo dia 16 (terça-feira) a próxima reunião do Movimento Cultural Terça-Feira em Prosa e Verso, tendo como local o auditório 2 da Academia Cearense de Letras - Rua Sena Madureira, 760, Centro.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

POESIA DO VICENTE ALENCAR - Janeiro de 2017



LIBERDADE
Vicente Alencar
(Da Academia Cearense 
de Cultura e Arte-ACCA)


A liberdade de criar
pertence ao coração.

Ele chama, conversa,
dita o que quer
e o que deseja.

Todo seu corpo
atende ao chamado.

Ali naquele momento
és apenas um ser
que ama.

nada impedirá
seus pensamentos,
sua paixão,
o seu conforto de querer.

A liberdade de criar
faz seu coração dizer
tudo o que quer.

e você se encanta
e até se espanta
com tanto amor.

fim
(in "POESIAS ENTRANDO PELA NOITE"





[CONINTER ARTES - Ceará] Na LEC- Livraria dos Escritores Cearenses


Mário Cezar Sales
 e Comendadora Sol Figueiredo publicaram em CONINTER ARTES - Ceará.
 
   
Mário Cezar Sales
26 de janeiro às 22:14
 
Na LEC- Livraria dos Escritores Cearenses- final de tarde literária, apresentação do Livro "Safira Não É Uma Joia" do Escritor Pádua Lopes!

Palestra sobre Dessalinização a Vácuo Solar

O auditório do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas  (DNOCS) ficou pequeno na terça-feira (24/1).
Todos de olhar fixo no cientista industrial Fernando Ximenes que falou sobre a Usina de Dessalinização a Vácuo Solar Offshore.
Segundo ele é necessário a participação de todos para acabar com a receita e os prejuízos da seca. Feito isto, devemos partir para a concretização de uma ação definitiva para a solução do problema da falta d'água, e essa solução existe:  É a tecnologia da dessalinização da água do mar a vácuo.

No Estado do Ceará, uma parceria entre empresa e academia foi feita, com o envolvimento de oito pesquisadores da Universidade Federal  do Ceará, por meio do Departamento de Integração  Acadêmico Tecnológico  (DIATEC).
Um observatório está sendo instalado na Instituição. A ideia é implantar a primeira Usina de Dessalinização a Vácuo Solar do mundo.


Cordialmente:
Hugo Moreira Pinheiro
Correspondente/colaborador
DNOCS
Fortaleza-CE


Projetos arquitetônicos dos campi de Crateús e Russas concorrem a prêmio internacional


Projetos arquitetônicos dos campi de Crateús e Russas concorrem a prêmio internacional

Os projetos arquitetônicos do blocos administrativos dos campi avançados da Universidade Federal do Ceará em Crateús e Russas estão concorrendo, na categoria educacional, ao Prêmio ArchDaily Building of the Year 2017. Até o dia 31 de janeiro, o público poderá votar pela Internet para selecionar cinco finalistas das 16 categorias. Em uma segunda votação, que ocorre de 31 de janeiro a 6 de fevereiro no site ArchDaily (http://boty.archdaily.com/us/ 2017), será escolhido o vencedor entre os finalistas.

Os arquitetos Bruno Braga, Bruno Perdigão e Igor Ribeiro são os responsáveis pelo projeto do bloco administrativo do Campus da UFC em Crateús, o primeiro de um conjunto de blocos previstos pelo plano diretor da unidade acadêmica. No projeto, feito em parceria com a Croquis Projetos sob coordenação do Prof. Neudson Braga, é destacada a dupla função do edifício, de abrigar o programa administrativo do conjunto e de servir como portal de entrada para o campus.

Já o projeto para a primeira etapa do Campus da UFC em Russas contempla três unidades estruturais: o pórtico de acesso, a passarela de conexão e o bloco administrativo-didático. "O desenho foi pensado de forma a facilitar as futuras expansões e pensar em cada unidade de acordo com sua função específica, mas também buscando dar unidade ao conjunto. O entendimento de que a troca de conhecimento se dá também nesses espaços de encontro foi o que motivou a busca por sua valorização", descrevem os profissionais da Rede Arquitetos, responsável pelo projeto, realizado em parceria com a Ri Arquitetura e Consultoria e coordenado pelo Prof. Neudson Braga.

Além dos dois traçados de edificações na UFC, também concorre à premiação o projeto do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Para votar, é preciso se cadastrar no site ArchDaily (http://boty.archdaily.com/us/ 2017) de forma gratuita.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Fotos em anexo: Joana França

===

Inscrições abertas para dois cursos do Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos

O Centro Acadêmico (CA) XVI de Outubro, do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas para os cursos Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e Manual de Boas Práticas de Fabricação. O objetivo é capacitar alunos e profissionais das áreas de Engenharia de Alimentos, Gastronomia, Nutrição e afins, tanto da UFC quanto de outras instituições de ensino.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no CA da Engenharia de Alimentos (bloco 857 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou por telefone, através de contato com um dos integrantes (ver campo fonte, no fim do texto). O curso APPCC ocorre de 6 a 10 de fevereiro e o Boas Práticas de Fabricação, de 13 a 17 de fevereiro. As inscrições estão abertas até o início do curso ou até o preenchimento das vagas.

Ao final dos cursos, os alunos que tiverem no mínimo 75% de presença receberão certificado de participação. Mais informações, inclusive sobre o investimento necessário, estão disponíveis na página do CA XVI de Outubro no Facebook (facebook.com/ InterligaAlimentosUFC)

Fontes: Átila Veras – fone: 85 98931 5694 / Victor Aléssio – fone: 85 98424 6849 / Vinícius Lopes – fone: 99139 3639, membros do CA XVI de Outubro



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitter – Instagram – Flickr – UFCTV


LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


sábado, 28 de janeiro de 2017

As ex-escravas sexuais que viraram soldadas e estão na linha de frente na luta contra o Estado Islâmico

As ex-escravas sexuais que viraram soldadas e estão na linha de frente na luta contra o Estado Islâmico

  • 27 janeiro 2017
Meninas do batalhão yazidiDireito de imagemBBC THREE
Image captionO batalhão feminino luta para libertar 3,5 mil mulheres e meninas reféns do EI
"Você sabia que os militantes do grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) acreditam que não irão para o paraíso se forem mortos por uma mulher?"
A capitã Khatoon Khider sorri ironicamente ao me contar isso.
Ela era cantora, mas agora comanda um batalhão feminino de ex-prisioneiras do EI.
"Vamos matar milhares de soldados do EI e impedir que eles entrem no paraíso", diz.
Passei duas semanas no norte do Iraque, no fim do ano passado, filmando o batalhão dela.
Stacey Dooley e o batalhão na linha de frenteDireito de imagemBBC THREE
Image captionStacey Dooley passou duas semanas com o batalhão, filmando documentário
O resultado foi o documentário Guns, Girls and ISIS ("Armas, garotas e EI", em tradução literal) da BBC Three, o canal digital de TV por assinatura da BBC (não disponível no Brasil), exibido dias atrás.
A religião dos yazidis - minoria de origem curda - proíbe violência, mas depois que o Estado Islâmico atacou a aldeia de Khider, três anos atrás, tudo mudou.

3,5 mil meninas e mulheres reféns

Milhares de pessoas morreram e milhares de mulheres e crianças foram vendidas como escravas sexuais.
A região onde o massacre ocorreu, que chama-se Sinjar, fica no norte do país.
O mundo não sabia muito sobre os yazidis até agosto de 2014, quando o EI capturou o vale de Sinjar.
A tragédia virou manchete: 50 mil yazidis estavam em fuga pelas montanhas, sem água nem comida, encurralados pelos extremistas, que já haviam matado, violado ou sequestrado os que tinham ficado para trás.
Segundo estimativas das Nações Unidas, entre 5 mil e 7 mil yazidis morreram e outros 5 mil foram sequestrados, sobretudo mulheres.
Ossadas no vale do SinjarDireito de imagemREUTERS
Image captionO Estado Islâmico massacrou a minoria yazidi em Sinjar, em 2014
Algumas foram resgatadas, mas calcula-se que 3,5 mil mulheres e meninas yazidis ainda estejam em poder do Estado Islâmico.
A capitã Khider e as meninas do seu batalhão são sobreviventes de um dos piores crimes de guerra da história mundial recente.

Selfies, maquiagem e vingança

"Nunca quisemos fazer mal a ninguém", diz Khider. "Mas agora não temos outra escolha a não ser matá-los."
As garotas do batalhão são jovens, a maioria tem 20 anos. Elas fazem selfies, se maquiam e ouvem música, como qualquer grupo de jovens.
É chocante imaginar que várias delas foram estupradas, espancadas e sofreram abusos diários como escravas sexuais.
Nadiya, de 17 anos, é uma delas.
"Vi as meninas deste exército e quis ser forte como elas", ela me contou no campo de treinamento.
Quando você fica diante destas garotas e elas contam suas histórias, é possível ver o retrato do sofrimento. É um mundo muito distante do noticiário.
Elas me contaram ter visto as mães serem assassinadas, bebês serem mutilados, meninas de apenas 9 anos serem estupradas e falaram sobre as amigas que perderam, porque cometeram suicídio para escapar.
Algumas ficaram tão traumatizadas que mal conseguem falar sobre o que passaram.
Elas me disseram que, depois de tudo o que viveram, nada mais pode amedrontá-las.
As meninas querem se vingar dos momentos de horror e contam que a felicidade de ir para a frente de combate é como 'ir a um casamento'
Stacey Dooley e as meninas yazidisDireito de imagemBBC THREE
Image captionAs meninas contam que a felicidade de ir combater é como 'ir a um casamento'
Muitas sabem que os pais morreram e as irmãs e amigas estão nas mãos do EI vivendo em constante pavor.
Chega a hora de lutar. Deixamos a base para seguir para a frente de combate.

Feliz como num casamento

No caminho, uma das meninas me diz: "Estou muito feliz. É como se eu estivesse indo para um casamento".
Uma outra garota completa: "Não quero matar só um soldado, quero matar milhares. E mesmo que eu mate milhares, não vai ser o bastante".
Encontramos o restante do exército peshmerga - os combatentes iraquianos de origem curda - na frente de batalha.
Os homens respeitam muito o batalhão feminino.
O comandante Xate diz: "Elas lutam nas trincheiras como nós. Antes não as tínhamos. Agora, homens e mulheres lutam igualmente, como um só".
A capitã Khider continua: "Eu queria voltar no tempo. Fico dizendo para mim mesma que se isso tivesse começado um ano antes do EI atacar Sinjar, nunca teríamos deixado que eles nos dominassem."
A batalha para libertar as mulheres avança. Muitas das garotas estão agora na frente de combate, lutando ombro a ombro com o exército peshmerga.
Viajei pelo mundo todo na última década, mas as duas semanas que passei com essas garotas fizeram desta a minha viagem mais extraordinária.
Khider conta: "Entrei para o exército porque não posso mais ser cantora sabendo que nossas mulheres e meninas são prisioneiras do EI".
"Quando eu puder vê-las voltando para nós, nesse dia eu vou cantar, usando este mesmo uniforme."

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Desglobalização - Gonzaga Mota Professor aposentado da UFC

Desglobalização
O processo de globalização sempre existiu ao longo do tempo. Historicamente não é novidade. É claro que no passado ela ocorria de forma espontânea e natural, com pouca ou nenhuma regulamentação. Prevalecia a lei dos mais fortes ou daqueles tecnologicamente mais avançados. Dando um salto na História, sem prejudicar a linha de raciocínio, o processo ficou mais organizado após a Segunda Guerra Mundial, com a criação de Instituições Internacionais como a ONU, o Banco Mundial, o FMI e, posteriormente, com o fim da Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim. Em novembro de 1989 em um encontro ocorrido na capital dos EE.UU, convocado pelo “Institute for International Economics”, criaram o que se chamou de “Consenso de Washington”, abrangendo dez regras básicas para promover o ajustamento macronômico. Além de mencionar disciplina fiscal, investimentos, e outras medidas, deu-se prioridade à abertura comercial e ao câmbio de mercado, objetivando fortalecer a globalização. De início, os Países do grupo da chamada direita defendiam as diretrizes; já aqueles de esquerda eram contra. Por exemplo, EE.UU e Grã-Bretanha, de um lado, e China e Rússia, de outro. Ocorreram alterações significativas, envolvendo épocas boas e momentos de crises econômico-financeiras, de desemprego, de desentendimento, de violência, etc. Hoje, a esquerda é a favor e a direita é contra a globalização. Basta examinar o BREXIT, o preconceituoso “Trumpnanismo” e o posicionamento não confiável chinês. Realmente, a politica é dinâmica. Esperamos que prevaleçam a ética, a justiça e a paz, nesse cenário de incertezas.
Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Embaixador da Alemanha no Brasil realiza visita de cortesia à UFC


Embaixador da Alemanha no Brasil realiza visita de cortesia à UFC

Comitiva liderada pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, foi recebida no Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará, na manhã desta sexta-feira (27), pela Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manuel Furtado, e pelo vice-coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Konrad Christoph Utz. Da visita de cortesia fizeram parte a consulesa da Alemanha em Recife, Maria Könning de Siqueira Regueira, e o cônsul honorário daquele país em Fortaleza, Hans Jürgen Friege. O embaixador demonstrou satisfação em visitar a UFC, instituição com muitos elos com universidades de seu país.

No início do encontro, coube à Profª Márcia Machado fazer breve apresentação da UFC, instituição com aproximadamente 29 mil alunos na graduação e cerca de seis mil em cursos de pós-graduação, com três campi em Fortaleza e quatro no interior do Estado. A descentralização da Universidade e a adesão a programas de inclusão por meio de cotas foram pontos destacados por ela.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, ao informar sobre auxílios e benefícios que colaboram para a inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade, explicou que o sistema de cotas tem se revelado exitoso, com os cotistas demonstrando desempenho tão satisfatório quanto os não cotistas.

INTERCÂMBIOS – Na ocasião, o vice-coordenador da CAI, Prof. Konrad Utz, lembrou que, fundada na década de 1950, a UFC logo iniciou uma produtiva relação com instituições alemãs, graças à criação da Casa de Cultura Alemã. Por meio do Leitorado e de parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), estudantes, professores e pesquisadores brasileiros puderam e podem participar de diversas atividades de ensino e pesquisa naquele país. Entre as Universidades mais buscadas estão as de Colônia e Frankfurt.

A Casa de Cultura Alemã representa um dos mais antigos projetos de extensão no ensino de língua estrangeira na UFC, ressaltou a Profª Márcia Machado. Juntamente com o ensino do idioma, o contato com a arte e cultura germânica é oferecido aos alunos. Essa oportunidade fez que pelo menos uma centena de alunos de graduação da UFC optasse por participar do programa Ciências sem Fronteiras (CsF) naquele país.

Embora o CsF tenha sido suspenso, o Embaixador fez questão de ressaltar que na área de pós-graduação o DAAD dispõe de bolsas para o Brasil e que em suas conversas com colegas europeus ele irá destacar que é importante ficar a cargo do mundo acadêmico – e não de técnicos dos governos – fazer parcerias e eleger as universidades para programas e outras ações. A ideia foi bem recebida pela Pró-Reitora de Extensão. A Profª Marcia Machado comentou que é desigual a concorrência de universidades nordestinas – mesmo com grande potencial como a UFC – com universidades do Sul e Sudeste do País na disputa por bolsas internacionais.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7308


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitter – Instagram – Flickr – UFCTV

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

UBT FESTEJA SUA SECRETÁRIA 26/01/2017

Fortaleza, 26 de janeiro de 2017.

UBT FESTEJA SUA SECRETÁRIA

É um prazer para a Diretoria da União Brasileira de Trovadores-UBT FORTALEZA registrar o aniversário natalício de nossa Secretaria e querida Confreira Francinete Azevedo. 

Ela receberá os Parabéns de todos os seus amigos, amanhã, dia 27, sua data maior. 

Todos os seus amigos, associam-se aos seus familiares lhe desejando 
um Dia luminoso como tem sido todos aqueles de sua vida.

Os nossos melhores votos de saúde, felicidade, paz e tranqulidade com todos os seus familiares e amigos.

A DIRETORIA
UBT-Fortaleza.

LANÇAMENTO DO LIVRO - O ASSESSOR

O INSTITUTO BRASILEIRO DE
DIVULGAÇÃO LITERÁRIA informa:

23 de janeiro de 2017

O escritor cearense Cláudio Queiroz
lançará no dia 21 de março quando da reunião da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil) às 9 horas e 30 minutos, no Palácio da Luz
(Rua do Rosário, 1) seu mais novo livro.

Desta feita a obra intitula-se O ASSESSOR com Prefácio e Revisão de Giselda Medeiros. Trata-se de um romance atual, mostrando fatos que devem ser conhecidos por todos.

A apresentação do livro será feita pela escritora Evan Bessa um dos nomes de destaque da AJEB e da Academia Feminina de Letras. Apos o encerramento será servido um Brunch para os presentes.

O Cerimonial será comandado pelo Jornalista e Radialista Vicente Alencar titular de Protocolo
da Academia Cearense de Retórica e Academia Cearense de Cultura e Arte-ACCA entre outras.

Sua presença será das mais importantes.