Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 859

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 859
31 DE AGOSTO DE 2015
SEGUNDA-FEIRA
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL
AMÉRICA DO SUL
Nós somos sul-americanos

FORTALEZA - CAPITAL BRASILEIRA DO ARTESANATO.

"Não vês que a noite é treva e se arrasta lenta
Não vês que a tristeza funesta se aproxima
Não vês que os sonhos celeremente foguem
sem a tua presença?"
Ilnah Soares 
(Sociedade Cearense de
 Médicos Escritores-SOBRAMES).

Comemoramos neste 2015 os centenários de nascimento de:

1 - Adaucto Gondim.
2 - Humberto Teixeira.
3 - Orlando Silva.
4 - Vicente Jovino de Alencar.
5 - Raymundo Bastos de Freitas.
6 - Aurora Miranda.
7 - Manuel Albano Amora.
8 - Heitor de Caracas Linhares.
9 - Abel Ferreira.
10- Sinésio Cabral.
11- Carequinha. 
12- Zé Trindade.
13- Haroldo Barbosa.
14- Gilberto Alves.
15- Roberto Roberti.
16- Antonio Houais.
17- Adonias Filho.
18- Fernando Lôbo.
19- Jair Amorim.
20- Nenem Lúcio (Francisco das Chagas Sobrinho).
21- Município de Ubajara.
22- Emancipação política de Itapipoca.

NA CASA de Juvenal Galeno contamos com a audiência no Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte, dos amigos Francisco Parente, Verônica e Maiara.

USE BICICLETAS em Fortaleza. Use as Ciclovias. Você será assaltado como muitos já foram e correrá o risco se ser atropelado. Ciclismo não é esporte para Fortaleza. nosso clima não permite. Experimente pedalar mais de 10km. Você sentirá o que acontece!
Calor, suor, calor, suor!

NOSSOS POEMAS E POETAS:

Desassossego - Batista de Lima.
Dolorida Ausência - Ilnah Soares. 
Convite - Révia Herculano.
Renascimento - Vicente Alencar.
Sugestão da Praia do Pirambu - Antonio Girão Barroso.
Meu Destino - Artur Eduardo Benevides.
Ao Cair da Tarde - Eugênio de Freitas.
Carinho - Sarah Morais.
Inveja - Waldir Rodrigues.
E Ela não veio - Mário Gomes.
"Privilégios" Masculinos - Dilercy Adler.
Sábado - Déa Campos Frota.
(Publicados pelo Jornal Café Literário).

TROVA
Ah! o amor não tem idade!
Diz o adágio popular
Mas, direito na verdade
Só aos homens querem dar
Clandyra Dias da Rocha +
(Pertenceu a UBT FORTALEZA).

Amanhã dia 01 de setembro
início da SEMANA DA PÁTRIA.

A PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR transformou-se
na Sucursal do Inferno. Para quem apelar?

SOL POENTE é o título do mais novo livro do poeta Deusdedit Rocha, membros da UBT-Fortaleza. Publicou crônicas e sonetos. Está muito bom.

ESTÃO PRECISANDO DE PODAGEM às árvores da Av. Heráclito Graça. Para quem fazer a solicitação?

CHICO PONTES como é conhecido Francisco Pontes, casado com Maria Alice, a Nicinha é um dos homens mais bem nascidos em Massapê. 
Foi Cap de empresa durante 35 anos em Fortaleza e neste seu período de aposentadoria  faz da cultura - escrita e falada - o seu passatempo.

CAPISTRANO de Abreu, o notável historiador cearense, nasceu em 23 de outubro, de 1853. Está pertinho, a data do seu aniversário.

PRAIA DE MACEIÓ é um dos lugares mais bonitos do Litoral do Ceará. Fica no município de Camocim. (Colaboração da Associação Brasileira de Radialistas de Turismo-ABRRACE).

FOI EXCELENTE o 18º Encontro de Confraternização dos Camocinenses, realizado no último final de semana, na Princesa das Praias-CAMOCIM!

EMÍLIA CORREIA LIMA, nossa eterna Miss Brasil, esteve presente. Foi ela quem, há quase duas décadas idealizou o passeio que, hoje conta com dezenas de participantes.

Lucinha, Wládia, Joaquim, Sérgio, Beto, Regina, da família Parente, Orlando, Olga e Telma, da família Campos, Pauloroberto Coelho Pinto e Albina, Orlando e Mariana Maia e tantos outros se fizeram presentes, num grande espetáculo pata a Cidade.

A maioria dos participantes ficou hospedada no Hotel Ilha do Amor e os Restaurantes Ponto 10 e El Mirador, além do Fortim, foram os mais frequentados.

AGENDA
Dia 15 setembro:
O lançamento, do livro "Três da Tarde (contos). Autor: meu amigo Ary Albuquerque. Na Av. Dom Luís, 1010, a partir das 5 da tarde.

Dia 19 de setembro: 
Lançamento de POEMAS A 4 MÃOS, da escritora cearense Gracianny Carvalho Cordeiro e do carioca Luís Gondim. Será no Centro de Compras Rio Mar (antigo prédio da Brahma) depois do Hospital Geral de Fortaleza.

MOTO - A MORTE CAMINHA SOBRE DUAS RODAS. PARA HOMENS E MULHERES.

MOURÃO, foi o gerente das LOJAS A Cruzeiro (loucuras de setembro... lembram-se?) nos dando o prazer do encontro, na Banca do Bodinho (administração da Lúcia Macedo),  na Praça do Ferreira, após tantos e tantos anos sem nos vermos, nesta Fortaleza enlixarada e 
cheia de buracos.

ACADEMIA DE LETRAS e Artes do Nordeste, a nossa ALANE, cuidando da posse dos seus novos associados, que acontecerá em outubro, O presidente, Francisco Nóbrega toca o barco.

SOUBE somente hoje do falecimento de Ronald Câmara, ex-campeão brasileiro de xadrez, um dos maiores nomes do esporte da inteligencia em nosso Brasil. Meus sentimentos a sua família.

SÉRGIO MACEDO, um dos nomes mais destacados da Medicina e da Literatura cearense, recebendo, hoje, os parabéns de todos os seus amigos. Seu aniversário.

BANCAS DO BODINHO (Lúcia Macedo) e Banca do PAIXÃO, na Praça do Ferreira, vendem os livros de autores cearenses, uma vez que as Livrarias locais são todas de outras praças e, desprezam os nossos valores.

QUANDO FALAMOS assim bate uma saudade das Livrarias de ontem: Renascença, Imperial, Humberto, Feira do Livro, Alaor, Edésio, Assunção, Central, Livro Técnico, Autor Cearense (entre outras).  Já não estão conosco. Uma pena!

Das 22 às 23 horas, o PROGRAMA VICENTE ALENCAR - Educação, Cultura e Esporte, pela Rádio Assunção Cearense, AM 620. Músicas, Crônicas, Poesias, Trovas e Notícias Culturais. Ouça e sinta a diferença!

LIVRO - UM PRESENTE ESPETACULAR.

Continua abandonada, suja e sem maiores perpectivas a Praça Clóvis Beviláqua, em frente à centenária Faculdade de Direito da UFC.

UM PRÉDIO abandonado, na Rua Dr. José Lourenço, 1440 é um dos problemas de Fortaleza, no momento. E não se toma uma providência!

Amanhã, TERÇA-FEIRA,  começando as 19h30min reunião na sede da ABO, do Grupo de Estudos do Cangaço presidido por Ângelo Barreto.

WELLINGTON ALVES e Dina Avesque, a partir de outubro, estarão integrando o elenco de valores da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Os muitos amigos em todo o Brasil, da escritora, médica, artista plástica Juçara Valverde, parabenizando-a por sua eleição para a Presidencia da UBE-Rio de Janeiro.

ESTESIA é o título do livro de poesias de Pio Barbosa Neto, um dos membros da ALMECE.

Atenção Trovadores de Fortaleza.
Em virtude do "feriadão" da SEMANA DA PÁTRIA (sábado, domingo e segunda, dia 7) não haverá reunião sábado da UBT FORTALEZA. Fica adiada para o segundo sábado no mesmo local: Casa de Juvenal Galeno, as 10 da manhã.

Nossos agradecimentos à audiência do Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte, aos amigos dos Conjuntos Polar, Nova Assunção, Beira Rio, Bancários e Vila Velha todos na Grande Barra do Ceará, onde nasceu a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção!

AGENDA:
Dia 7 de outubro o aniversário do grande pesquisador e jornalista  Christiano Câmara.

UMA BOA SEMANA PARA TODOS.

 ________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________




LIVRO: MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE.
EDITORA: IMPRECE.
AUTOR: ANTONIO DE ALBUQUERQUE SOUSA FILHO.
PROJETO GRÁFICO E CAPA: GERALDO JESUÍNO.
ANO: 2014.


CANINDÉ PREJUDICADA EM SUA TRADIÇÃO POR "FORASTEIROS"

CANINDÉ PREJUDICADA EM SUA TRADIÇÃO POR "FORASTEIROS"


Dileto amigo
Vicente Alencar.
Tentarei resumir o meu desencanto com as lideranças e com o próprio povo canindeense. Ha muito tempo venho sofrendo por ser portador de uma doença chamada bairrismo. E sou um desses, apegado as tradições culturais e religiosas da terra que me serviu de berço.
Até 1950, a romaria em Canindé era reconhecida como a maior do Brasil. No entanto, com a passagem de alguns vigários, notadamente alemães, tudo aquilo que era costume do povo da cidade e dos romeiros foram retirando, como se rasga bruscamente as páginas de um livro gostoso de se ler.
Assim, em 1956, o vigário alemão Frei Edgar, rasurou a letra do belíssimo hino "Divino Francisco", além de modificar a melodia que era tão linda, transformando ou assemelhando-a a uma marcha marcial, que mais lembra as atrocidades do Adolfo Hitler.
Já no final da década de 60, assumiu outro vigário, também alemão e acabou com as tradicionais lamparinas no percurso das procissões noturnas. Lá em Goiás, essa tradição religiosa, ali afamada como a "Procissão do Fogaréu", já ultrapassou 300 anos...
Em 1975, assumiu o vigário Frei Lucas Dolle, tido como pertencente a chamada igreja progressista. No começo do ano de 1981, Frei Lucas Dolle viajou para Medelim, na Colombia para participar de um encontro da chamada igreja avançada. Quando retornou, ele passou a destruir todos os altares das igrejas antigas de Canindé, começando pelo altar da Igrejinha do Monte (datado de 1915), da Igreja das Dores (datado de1877) retirou o altar da Capela do Convento, uma obra de arte, toda esculpida no cedro, datada de 1796, pois tratava-se do primeiro altar da então Matriz de São Francisco. Esse altar era desmontável. Hoje não sabemos que fim levou.
Quando Frei Lucas quis iniciar a destruição dos altares da Basílica de São Francisco, o nosso saudoso escritor canindeense, seu Patrono na CLAME, Helio Pinto, tomou a frente e o frade recuou. Todavia, ainda danificou a arquitetura de dois altares laterais. Graças ao Helio Pinto ele não destruiu o Altar Mor de São Francisco.
Já agora, em 2009, o vigário de então, Frei João Hamilton, hoje substituído pelo atual Frei Marconi Lins, numa atitude insana e grosseira, retirou AS LUZINHAS da nossa suntuosa basílica, conforme mostro em foto anexo. Essas LUZINHAS, ali foram colocadas em 1926, e era um verdadeiro ícone para os canindeenses e romeiros.  Como o nosso Helio já havia falecido, eu tomei a frente pelo retorno das LUZINHAS, sem apoio das autoridades constituídas ou de outro tipo de liderança.
O povo canindeense, de tão omisso, chega a raia da covardia. Imagine se tudo isso aconteceria em Olinda ou em Salvador?
Como iniciei, a romaria de Canindé ocupava o 1º lugar até meados dos anos 50. Hoje, disputa um simplório 4º lugar com Bom Jesus da Lapa, na Bahia, perdendo para Belém do Pará, em primeiro, Juazeiro do Norte em segundo e o 3º lugar é ocupado pela romaria em Aparecida do Norte.
Como a minha terra não tem HOMEM, caio fora!
Vou tentar desfrutar com tranquilidade os meus últimos anos, neste crepúsculo de vida, aqui, em Caridade, no 
​meu 'Exílio Voluntário"..
Um abraço
Tonico Marreiro. 

O inquérito contra Lula é só o começo. Entenda o tamanho da encrenca


O inquérito contra Lula é só o começo. Entenda o tamanho da encrenca
Descrição: http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4XH8sgzzJs5JTeSXIOG-FLcJLVWwZ9azw9N3gcQNk88W-eAzjKaleARlqlB8Z0e-ky_b_HQn0QuoF5aXiqHpU6_vA53XhutoBB1imAt6npIoWKNGfGWZRfNppowXmyY7SaqcojrPnCTU3/s640/esquerda-brasileira.jpg

O inquérito contra Lula sobre possível tráfico de influência foi aberto pelo Ministério Público Federal na mesma semana em que foram apreendidos veículos de luxo em endereços de Fernando Collor.


Desde o escândalo do Mensalão em 2005, as suspeitas de que o ex-presidente Luis inácio Lula da Silva tinha conhecimento sobre o esquema de desvios de dinheiro dos cofres públicos para a compra de votos no congresso eram bastante fortes. José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoiino, todos do PT, seguraram a banana sozinhos e foram presos.

Hoje se sabe que o esquema do Mensalão funcionava paralelamente ao esquema do Petrolão, com desvios superiores à R$ 19 bilhões. Conforme relataram diretores da estatal que aderiram ao programa de delação premiada, os desvios na Petrobras começaram logo no primeiro mandato de Lula, em 2003.

Desde então, e graças à sua habilidade em conciliar interesses diversos, Lula tem conseguido se esquivar da justiça. É possível supor que a relativa facilidade com que conseguiu se manter impune tenha lhe dado confiança para prosseguir com outros esquemas. Eis o perigo.

Lula subestimou a inteligência de toda uma nação e isso começa a incomodar muita gente. Esta semana, passou integrar o rol de políticos que enfrentam investigações conduzidas pelo Ministério Público.

Era apenas uma questão de tempo até que surgissem as primeiras conexões comprometedoras. As evidência de suas relações com as empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato levantaram a suspeita de sua atuação nos bastidores dos negócios bilionários pode configurar a prática do crime de tráfico de influencia.

Já é de domínio público o fato de que a Odebrecht bancou, junto com outras empreiteiras – visitas a mais de 20 países realizadas pelo ex-presidente desde que deixou a presidência, em 2011.

Diante de tantas evidências, a Procuradoria da República no Distrito Federal passou a investigar formalmente a possiblidade de Lula ter usado o prestígio acumulado durante seu governo para favorecer negócios da Odebrecht no exterior.

Outro embaraço é o fato de que seu instituto recebeu uma doação de 3 milhões de reais da Camargo Corrêa, outra gigante da construção no Brasil que também possui negócios no exterior. Lula também recebeu 1,5 milhão de reais da construtora como pagamento por quatro conferencias.

A operação Lava Jato reuniu documentos que mostram que nos últimos anos lula viajou para países como Cuba, Panamá, Nigéria, Benin, Gana e Guiné Equatorial em jatinhos pagos pelas empreiteiras Camargo Corrêa, OAS, Andrade Gutierrez e Odebrecht.

Curiosamente, as empreiteiras fecharam negócios volumosos nesses países após os encontros de Lula com empresários e chefes de estado.

Outra coincidência é que entre 2003 e 2014, durante os mandatos de Lula e Dilma Rousseff, o faturamento da Odebrecht saltou de 17,3 bilhões de reais para 107,7 bilhões – um crescimento superior a 500%.

O uso de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi crucial para favorecer tantos negócios.
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2qGMPH-XCW6QEGruzAKJt4oXdoG0JxNQMq_RQ66HKzuXCfZrecvMAQqF-Ov9o15BGCGtB9kTkGsWPCE2ISYo4FeYjyv3OqmTjotGJGOMG6xcdtswL9RQtXnVzehjBz4oWZY76uvTKRfck/s640/auro.jpg
 
Nada é tão ruim que não possa piorar...
O empresário Auro Gorentzvaig, ex-acionista da Petroquímica Triunfo, fez duras acusações contra Lula em seu depoimento na CPI da Petrobras.

Em janeiro de 2010, após intervenção de Lula, a Petrobras e Odebrecht anunciaram ter fechado acordo para que a petroquímica Braskem – que era controlada pelas empresas – adquirisse a participação de 60% que a Unipar detinha na Quattor. A operação criou a maior petroquímica das Américas em capacidade de produção de resinas termoplásticas, segundo o comunicado emitido à época.

As afirmações do empresário apontam claramente o papel de Lula nos bastidores para favorecer a Odebrecht e a criação não de um cartel, como é o caso das empreiteiras investigadas na Lava Jato, mas de um monopólio petroquímico. Lula era o articulador das empresas "campeãs nacionais" e interferia no mercado com o objetivo de favorecer empresas eleitas com dinheiro do BNDES, como a Oi e Friboi.

Assim como Collor, que questionou as ações recentes da justiça, Lula também achou um absurdo o fato de ser investigado pelo Ministério Público Federal. Um outro Fernando, o Beira-Mar, também achou um absurdo o fato de ter sido condenado por seus "supostos" crimes.

Se for comprovado que Lula articulou a criação do monopólio para favorecer empresas em troca de favores e com o dinheiro do contribuinte, fatos que caracterizam uma série de crimes, o ex-presidente merece mesmo ir para a cadeia.

Curso de História da Arte

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA
                                     Fundado em 10 de junho de 2004
                                                  Fortaleza - Ceará





Em 2 de setembro vindouro, uma quarta-feira, O médico e artista plástico Isaac Furtado dará inicio ao Curso de História da Arte.

Será desenvolvido em 10 módulos, em 10 semana, um por cada, por volta das 17 horas.

Informes pelo telefone 3391.6666 onde você colherá todos pormenores, inclusive, sobre o investimento.

Issac Furtado é um dos nomes da recém criada Academia Cearense de Médicos Escritores.

Nesta segunda-feira das 22 às 23 horas pela Radio Assunção Cearense AM o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte, com música brasileira, poemas, trovas, uma crônica de futebol de ontem e a crônica da Noite.

Se você não tem aparelho de rádio utilize a Internet.  No computador: radioassuncaocearense.com

A poetisa Clara Leda de Andrade é a nova Presidente da Academia Feminina de Letras do Ceará.

Médico e escritor Ernani Machado regularizando o Centro Cultural do Ceará. Já dispõe inclusive do CNPJ.

"Poemas em sinfonia Lírica" é o título do novo livro do cardiologista e médico José Maria Bomfim de Morais. 

O município cearense de Itapipoca, conta com 125 quilometros de costa, com muito Mar. A Praia da Baleia é um  dos destaques. A Associação Brasileira de Radialistas de Turismo - ABRRATUR recomenda.

O poeta Dirceu Vasconcelos escolheu como Patrono em sua Cadeira na Academia Cearense de Médicos Escritores o nome do saudoso médico Ocelo Pinheiro.

Plenamente recuperado de problemas cardiológicos o odontólogo e trovador Francisco José Pessoa.

O Presidente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Reginaldo Vasconcelos e o Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, estiveram presentes ao lançamento do livro do professor Antonio de Albuquerque no Náutico Atlético Cearense.

Também Carlos Matoso presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará se fez presente.

Um grande número de membros do Rotary Clube de Fortaleza Centenário tendo a frente Romeu Cysne Prado, Marconi Pessoa, Marne Lins e Cleide Pagels Barbosa também esteve no Náutico prestigiando o escritor cearense.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS.

Escritor Antonio Torres, da Academia Brasileira de Letras estará em Fortaleza dia 19 de setembro para participar do II Literar da Academia Fortalezense de Letras.

Continuam as obras de reforma do Palácio da Luz, em Fortaleza, local de funcionamento da Academia Cearense de Letras.

O livro "LULAPETISMO - Delírio e Trasgédia", um poema épico, atual e satírico, do escritor brasileiro Pereira de Albuquerque, está a venda, em  Fortaleza. Pode ser encontrado na Banca do Paixão e Banca do Bodinho, na Praça do Ferreira, em frente ao prédio das Casas Bahia.

Uma Trova de Jovino Nunes de Alencar, 86, lúcido:

Querem mudar a Geografia
neste Brasil pau a pau
Roraima agora seria
uma nova Capital.

O novo livro do Jornalista Eduardo Fontes, intitulado O BAILE DAS PALAVRAS está a venda na Banca O SOBRAL na Praça da Igreja de Nossa Senhora do do Carmo. O preço é de R$ 30,00.

O poeta Ary Albuquerque está convidando para o lançamento do seu livro "TRÊS DA TARDE" (contos), será no dia 15 de setembro à partir das 17 e até as 21h30min na Av. Dom Luis, 1010, esquina com Virgílio Távora (Livraria Cultura).

Pedro Rogério Alencar.
Fernando de Alencar.
Lúcia Barreto. 
Claudio Barreto.
Barreto Netto.
Consultor:
Vicente Alencar.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS POETAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS POETAS
                 Fundada em 10 de junho de 2004

Divulgando nossos valores:

LONGE
Vicente Alencar
(Da Academia Cearense
da língua Portuguesa)

Longe estás
e sinto muito pouco
onde agora estou.
Tua ausência
me embaraça
me faz sofrer.
A minha frente 
não vejo teu olhar
não ouço tua voz
não posso tocar-te
nem beijar-te.
Estou parado no tempo
a pensar em tí.

RESPONDE
Francisco Jugurtha Rocha
(Autor de Cantares da Vida)

Como se versos fossem cordeirinhos,
és quem os pastoreia e vai tangendo
És a lira que, a buscar bendizendo
trilho descalço todos os caminhos

Inquebrantável braço a noite erguendo,
negrores me oferece e espinhos
que, com magnitude os recebendo,
são a meus pés macios como caminhos

O remédio tu tens. Por quê Pastora,
não estancar o pranto de quem chora,
salvando do amargor em que vive imerso

quem só estima realizar na vida,
na derradeira lágrima sentida
molhar a pena para escrever-te um verso?

LEIA E PRESTIGIE OS NOSSOS AUTORES

Livro: ISSO É COISA DO PESSOA.
Autor: Francisco José Pessoa de Andrade Reis.
Editora: Advance Comunicação.
Ano: 2013.

Livro: RAÍZES DO TEMPO.
Autor: Beatriz Alcântara.
Editora: Edições Bagaço.
Ano: 2001.

Livro: RIMAS & RIMAS - Caminhos do Ceará.
Autor: Pereira de Albuquerque. 
Editora: Expressão Gráfica.
Ano: 2013.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PALAVRAS DE UM DELEGADO FEDERAL APOSENTADO

PALAVRAS DE UM DELEGADO FEDERAL APOSENTAD
To:

Tem salvação, mas temos que participar. Colocar esta corja para correr.
Valho-me do que disse recentemente a Ministra Carmen Lúcia: _ No Brasil, as pessoas de bem demonizam a política e não querem participar do processo. A ministra citou o político e escritor britânico Benjamin Disraeli ao afirmar que “é preciso que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas” http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/08/20/carmen-lucia-sugere-maior-participacao-popular-em-propostas-de-politicas-publicas/
Agora, veja o vídeo do delegado da PF. A propósito, ouço falar que o governo do PT cortou o que pode das verbas da Polícia Federal. Quanto a isto, o delegado menciona alguma coisa.
Abraços.
José Antônio Rosa dos Santos

---------- Mensagem encaminhada ----------

Será que tem salvação ?

PONTO DE VISTA


"Atenção leitor, escritor, escritora, poeta, poetisa, amigos, colegas e conhecidos de uma maneira geral. NÃO COMPREM LIVROS em Livraria de outro Estado aqui estabelecida e que não negocia livros de autores cearenses. 

Vamos prestigiar os nossos valores. Quem vende apenas autores nacionais e estrangeiros visa apenas o LUCRO e não a CULTURA. Prestigie a nossa gente" (Jornalista Vicente Alencar).

Se você concorda com o que estamos falando divulgue o texto através do seu e-mail.

Fortaleza, JULHO de 2015.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 857

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 857
26 DE AGOSTO DE 2015
QUARTA-FEIRA
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL
AMÉRICA DO SUL
Nós somos sul-americanos.

"O Brasil precisa de gente inteligente, capaz,
que tenha compromisso com a nossa Pátria.
Um Presidente que saiba o que é o Brasil e não tenha compromisso com Republiquetas que nada tem a nos oferecer!"
(Jovino Nunes de Alencar, 86, lúcido e defensor do Brasil que não merece o estado crítico que está vivendo).

Colaboração:
Fernando de Alencar, Pedro de Alencar, Cláudio Barreto e Lúcia Barreto.
Associação Brasileira de Radialistas de Turismo-ABRRATUR e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET.

Comemoramos neste 2015 o Centenário de:

1 - Adaucto Gondim.
2 - Humberto Teixeira.
3 - Orlando Silva.
4 - Vicente Jovino de Alencar.
5 - Raymundo Bastos de freitas.
6 -  Aurora Miranda.
7 - Manuel Albano Amora.
8 - Heitor de Caracas Linhares.
9 - Abel Ribeiro.
10 - Sinésio Cabral.
11 - Haroldo Barbosa.
12 - Carequinha.
13 - Zé Trindade.
14 - Gilberto Alves.
15 - Robreto Roberti.
16 - Antonio Houaiss.
17 - Adonias Filho.
18 - Fernando Lôbo.
19 - Jair Amorim.
20 - Ruy Rey (Domingos Zeminian)
21 - Município de Ubajara.

AÉCIO - O Ginásio Aécio de Borba está precisando de reforma. No último governo municipal foram feitas promessas...E NADA.
Agora os desportistas esperam que Roberto Cláudio (PREFEITO DE FORTALEZA) resolva o problema autorizando a reforma.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES:


Livro: LITERATURA DE CORDEL ILUSTRADA.
Autor: Audifax Rios.
Editora: LIVRO TÉCNICO.
Vendas: Pode ser adquirido na Casa de Livros Usados O GERALDO na Rua 24 de maio, 950.

Livro: SONETOS EM REVOADA. 
Autor: João Gomes da Silveira.
Vendas: (021) 9.9430.6469.

Livro: MISCELÂNEA.
Autor: Edésio Batista.
Vendas: (85) 3281.5072.

Livro: ALÉM DO MAIS.
Autor: José Maria Chaves.
Vendas: (85) 3224.3304.

Livro: EFLÚVIOS D'ALMA.
Autora: Ilnah Soares.
Vendas: Casa de Livros Usados O GERALDO - Rua 14 de maio, 950.

Livro: SOL POENTE.
Autor: Deusdedit Rocha.,
Vendas: Banca O PAIXÃO e Banca do Bodinho - Praça do Ferreira. (Centro de Fortaleza)

Livro: PRESENÇA DO MÉDICO NA LITERATURA BRASILEIRA.
Autor: Geraldo Bezerra.
Vendas: (85) 3181.0555.

LIVRO: NUANCES DO CAMINHO.
Autora: Anamaria Nascimento.
Vendas: Rua General Sampaio, 1128 - Centro (Fortaleza).

Livro: CRÍTICA SOCIAL DE EÇA DE QUEIROZ.
Autor: Djacir Nenezes.
Vendas; Casa de Livros usados O GERALDO - Rua 24 de maio, 950.

MOTO - Veículo de 2 rodas não merece confiança. Tenha amor a vida, adiando a morte.

DESCONHECIDO
Vicente Alencar

A ânsia dos teus abraços,
a suavidade dos teus beijos,
são envolventes e caprichosos
como tua voz
ao sussurrar nos meus ouvidos.
As horas correm,
os minutos voam,
os momentos desaparecem
como nuvens ao vento.
Nossos corpos são levados,
transportados
para mundos desconhecidos
que só nós dois encontramos.
Nestes intensos e ricos momentos, 
as palavras emudecem
e a nossa linguagem é própria
dos enamorados.

"O fanatismo religioso é prejudicial ao home, o maior patrrimônio da humanidade" (Jornalista Vicente Alencar).



________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________




LIVRO: MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE.
EDITORA: IMPRECE.
AUTOR: ANTONIO DE ALBUQUERQUE SOUSA FILHO.
PROJETO GRÁFICO E CAPA: GERALDO JESUÍNO.
ANO: 2014.

TROVAS DE JOVINO NUNES DE ALENCAR, 86

TROVAS DE JOVINO NUNES DE ALENCAR, 86

O Fundo de Garantia muda
agora com uma nova TR
pode ir para a Papuda
quem rouba e segue a BR

Neste Brasil do Mensalão
de ladrões no dia a dia
Veio também o Petrolão
prá rimar a melodia

Querem mudar a geografia
neste Brasil pau a pau
Roraima seria agora
uma outra Capital.

Leia e prestigie os poetas e escritores cearenses.

20 de agosto de 2015.

A grande resposta da professora das filhas de Veríssimo ao cachorrinho de madame que virou pitbull de quadrilheiro


 
23/08/2015
às 22:15 \
O País quer Saber

A grande resposta da professora das filhas de Veríssimo ao cachorrinho de madame que virou pitbull de quadrilheiro

Neste 20 de agosto, o jornal gaúcho ZH publicou a crônica em que Luis Fernando Verissimo informa que não vê diferenças entre manifestações de rua contra o governo e matilhas de vira-latas.  No mesmo dia, a leitora Rosália Saraiva, que foi professora das filhas do patriarca dos humoristas estatizados, encaminhou ao blog do jornalista Políbio Braga uma carta endereçada ao pai das ex-alunas. A resposta, merecidíssima, é de envergonhar até quem perdeu a vergonha de vez.
O rosnado de Verissimo nasceu do medo. O fim da era lulopetista pode custar-lhe a liderança que ocupa no ranking dos autores mais didáticos do Ministério da Educação. Esse possível rebaixamento na lista dos escritores federais oferece motivos de sobra — milhões de motivos — para que um cachorrinho de madame vire candidato a pitbull de quadrilha. Talvez sossegue algum tempo depois do troco, reprisado abaixo, que uma valente professora lhe aplicou no fígado. Confira. (AN)
Prezado LF Verissimo:
Na crônica com o título ‘O Vácuo’, comparaste os manifestantes contra o governo aos cachorros vira-latas que, no passado, corriam atrás dos carros, latindo indignados. Dizes que nunca ficou claro o que os cães fariam quando alcançassem um carro, por ser uma raiva sem planejamento. E que os cães de hoje se modernizaram, convenceram-se de seu próprio ridículo, renderam-se ao domínio do automóvel.
Na tua infeliz e triste comparação, os manifestantes de hoje são vira-latas obsoletos sitiando um governo que mais se parece com um Fusca indefeso, que sabem o que NÃO querem – Dilma, Lula, PT – mas não pensaram bem NO QUE querem no seu lugar. Como um velho e obsoleto cachorro vira-lata, quero te latir (não sei se entendes a linguagem de cachorros) algumas coisas:
1. Independentemente das motivações de cada um, tenho certeza de que todos os cachorros na rua correm em busca dos sonhos perdidos, que, em 13 anos, foram sendo atropelados não por um Fusca indefeso, mas por um Land Rover de corrupção, imoralidades, mentiras, alianças políticas espúrias, compras de pessoas, impunidade, incitação à luta de classes, compra de votos com o Bolsa Família , desrespeito e banalização da vida pela falta de segurança e de atendimento digno à saúde, justiça falha, etc, etc.
2. Se os cachorros se modernizaram e pararam de correr atrás do carro, não foi por se convencerem do próprio ridículo. Foi porque não conseguiram nunca alcançar os carros e isso os desmotivou. Falta de planejamento, concordo. Mas os cachorros de agora aprenderam que se correrem juntos, unidos, latindo bastante atrás do carro, cada vez mais e mais, de novo e de novo, chegará uma hora em que o motor vai fundir. Eles vão alcançar o carro. O motorista vai ter que descer do carro e outro assumirá. Pior do que está não vai ficar, embora o conserto vá demorar muito. Não vai ser fácil, mas os vira-latas vão conseguir se organizar, pelo voto. Não pela ditadura.
3. Não é verdade que o latido mais alto entre os cachorros foi o de um chamado Bolsonaro. Acho que estavas na França gozando das delícias de um croissant na beira do Sena (enquanto os vira-latas daqui corriam atrás do osso perdido) e não viste os vídeos das manifestações. Se bem que a TV Globo e o Datafolha também não enxergaram nada. O que mais cresceu na manifestação foi uma certeza, a certeza que vai fazer esse país mudar: com essa Land Rover desgovernada não dá mais. Os cachorros com seus latidos unidos jamais serão vencidos. E sabem que mais dia, menos dia, esse carro vai parar. É assim que começa, pena que eles não acreditem. Não vai ter mais dinheiro pra comprar brioches para o povo. E o número de vira-latas vai aumentar muito. Quem comandará a corrida? Não sei, só sei que prefiro ser um vira-lata à moda antiga do que um vira-lata moderninho que se rende a uma Land Rover.
4. Te enganas quando dizes que os cachorros de antes corriam atrás dos carros porque a luta era outra. Não, a luta é a mesma, o contexto é diferente. Os cachorros não querem um passaporte bolivariano. O vácuo vai ser preenchido, não te preocupes. Por quem for necessário e aceito, desde que não seja pelo exército do Stédile.
5. Em tempo: essa vira-lata que te fala foi professora das tuas filhas no antigo e admirável Instituto de Educação. Lá aprendi que é importante latir não por latir, mas para defender os sonhos possíveis. E tuas filhas devem ter aprendido muita coisa com os meus latidos. Continuo latindo, agora na rua, para derrubar o que acredito ser um mal nesta nação arrasada: a corrupção e, mais do que isso, um governo corrupto, que perdeu totalmente a vergonha. Eles criaram um “vácuo” de imoralidade e de incompetência que vai ser difícil de recuperar. Mas, vamos conseguir!
Atenciosamente, auauau.
ROSÁLIA SARAIVA

CUIDADO! CUIDADO! ALERTA! OLHO VIVO! NOSSO LICE!

Literatura
Incomparável
Capacidade
Educação
Utilíssimo

LICEU, o NOSSO LICEU - 170 ANOS.

Honra e glória do nosso Ensino.
Não deixe o Liceu acabar.
Querem acabar com seu Curso Noturno como fizeram com o Colégio Justiniano de Serpa e com o do Colégio Municipal Filgueiras Lima que agora é uma escola de crianças. Cuidado, olho vivo, fiquemos de alerta!

(a) Jovino Nunes de Alencar, 86.
Cândido Marinho Silveira Rocha.
Júlio Nunes Filho.
Tereza Maria de Souza.
Cristina Maria de Souza.
Rita Maria de Oliveira.
Vicente Alencar.
João Batista moreira.
Flávio Ernesto Oliveira.
Paulo Ernesto D'avila.
Newton Vieira Lima.

PS. Quem quiser "engordar"  a corrente nos passe um Correio Eletrônico.

Para o Blog do Vicente Alencar, liceista.