Ofertadas 11 vagas para professor efetivo em Fortaleza, Russas e Sobral
A Universidade Federal do Ceará inscreve, até 2 de junho de 2014, para concursos públicos referentes a 11 vagas de professor efetivo, nos campi de Fortaleza, Russas e Sobral.
Segundo o Edital nº 109/2014, as vagas são para o Centro de Ciências (CC), o Centro de Tecnologia (CT) e a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). No CC, a vaga é no Departamento de Matemática, setor de estudo "Álgebra". No CT, a vaga está no Departamento de Engenharia Mecânica, setor de estudo "Projetos Mecânicos". Já na FEAAC, a vaga é no Departamento de Administração, setor de estudo "Teoria Geral da Administração/Organização: Sistema, Estrutura e Gestão".
O Edital nº 110/2014 oferta sete vagas para o novo Campus de Russas. Na área de Computação, as vagas estão nos setores de estudo "Cálculo e Processos Estocásticos", "Lógica, Teoria da Computação e Linguagens Formais e Autômatos", "Engenharia de Software" e "Algoritmos e Otimização Combinatória". Na área de Engenharia de Produção Mecânica, a vaga está no setor de estudo "Ética e Empreendedorismo". Já na área de Física, há duas vagas no setor de estudo "Física Geral".
Já segundo o Edital nº 111/2014, o Campus de Sobral oferta uma vaga no Curso de Engenharia da Computação, no setor de estudo "Sistemas Embarcados".
A taxa de inscrição é de R$ 208,00 para os cargos dos editais nº 109 e nº 110/2014 (adjunto-A) e de R$ 143,00 para o cargo do Edital nº 111/2014 (assistente-A). Em todos os casos, o candidato aprovado cumprirá regime de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
As inscrições podem ser feitas de forma presencial, por procuração ou pelos Correios, mediante Sedex. Para mais detalhes sobre os processos seletivos, basta acessar o site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (http://is.gd/I7WpPI).
Fonte: Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal da Progep – fone: 85 3366 7407
==============
Nova graduação em Engenharia de Telecomunicações da UFC será apresentada sábado
No próximo sábado (17), o novo curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações da UFC será apresentado durante o CT Quer Você, evento aberto ao público que orienta estudantes do ensino médio sobre a carreira nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Design. A nova graduação ofertará 60 vagas em turno integral, com duração de 10 semestres, para os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Durante a programação do CT Quer Você (http://is.gd/qHqvSW), será realizada palestra com coordenadores e estudantes vão orientar o público nos estandes localizados no bloco 710 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (http://is.gd/n87Iyl). Serão explanadas questões como a matriz curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações, o perfil do profissional, mercado de trabalho e habilidades específicas.
O novo curso, vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (Deti), contará com infraestrutura de 11 laboratórios e dois blocos didáticos. O projeto pedagógico, fundamentado na necessidade de segmentar a formação específica na área, foi aprovado no final de 2013 no Conselho Universitário (Consuni) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), instâncias superiores da Universidade. A grade curricular se divide em cinco núcleos: conteúdos básicos, profissionalizantes, específicos, atividades de prática e disciplinas livres.
Segundo o Prof. Yuri Carvalho Barbosa Silva, coordenador da nova graduação, a expansão da área de Engenharia de Telecomunicações nos últimos 10 anos foi decisiva para a criação de um curso voltado para este ramo. "O novo curso pode ser visto como uma evolução da ênfase de Telecomunicações do Curso de Engenharia de Teleinformática. A principal motivação foi ofertar uma formação mais adequada para os engenheiros nessa área", explica.
Fonte: Prof. Yuri Carvalho Barbosa Silva, coordenador do Curso de Engenharia de Telecomunicações – fone: 85 3366 9470
===============
Reitor recebe comitiva do Instituto Maria da Penha
Na manhã desta quarta-feira (14), o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, recebeu no Salão Nobre da Reitoria comitiva formada pela biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo internacional da luta de combate à violência contra a mulher e fundadora do Instituto Maria da Penha (IMP); por Conceição de Maria, coordenadora de Projetos e Produtos do IMP, e pelo Prof. José Raimundo de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC. Eles vieram solicitar a renovação do convênio de cooperação técnica entre a Universidade e o Instituto, vencido no final do ano passado, que trata de iniciativas em prol do combate à violência doméstica, da inserção social e da afirmação da mulher.
Aproveitaram para propor novos projetos, no âmbito do convênio. Um, na área de ensino, prevê um curso de especialização em Gênero e Gestão de Políticas Públicas para Mulheres. Também apresentaram um projeto de extensão intitulado Saber Científico e Cidadania Sustentável e um de pesquisa sobre Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. De acordo com o Prof. José Raimundo, que assessorou o Instituto na elaboração da mencionada pesquisa, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) da Presidência da República, bem como universidades do exterior já expressaram a intenção de apoiá-la.
O Reitor elogiou as propostas. "A Universidade está sempre atenta e acompanhando esses movimentos e não poderia deixar de atender a demandas como as do Instituto", disse. Como o convênio anterior terminou, é preciso elaborar outro nos mesmos moldes, conforme esclareceu. Ele orientou que, junto à proposta do novo convênio, seja incluído um plano de trabalho para a pesquisa proposta. Uma vez formalmente entregue ao Gabinete do Reitor, a minuta do convênio será encaminhada à Procuradoria da UFC para se proceder aos trâmites necessários à assinatura.
Sobre o projeto de curso de especialização, o Reitor esclareceu que, primeiramente, deve ser feito contato com algum departamento que possua afinidade com o tema para se avaliar a proposta. Uma vez aprovada a criação do curso pela Universidade, será necessário buscar financiamento para viabilizá-lo. Quanto ao projeto de extensão, deve ser registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
O convênio passado entre a UFC e o IMP resultou na elaboração de dois projetos: Estimando os Custos da Violência de Gênero no Brasil Utilizando Avaliação Contingente, e Pesquisa sobre as Condições Socioeconômicas e Violência Domiciliar e Familiar contra a Mulher. Ambos tiveram como coordenador o Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC). O primeiro foi submetido em maio do ano passado ao BNB, que ainda não divulgou sua decisão final sobre a execução. O segundo foi submetido em julho do ano passado à SPM, que também ficou de dar uma resposta.
INSTITUTO – O Instituto Maria da Penha é uma organização não governamental sem fins lucrativos que nasceu a partir da história de vida de Maria da Penha, que emprestou seu nome à Lei nº 11.340/06. Esta lei foi instituída depois de o Brasil ter sido condenado internacionalmente por tratar os casos de violência doméstica contra a mulher, até então, de forma negligente. O IMP, fundado por Maria da Penha, é presidido por sua filha, Fabíola Fernandes. Possui sede em Fortaleza e representação em Recife.
Saiba mais pelo site do Instituto (www.mariadapenha.org.br) ou por sua página no Facebook (www.facebook.com/InstitutoMariadaPenha).
Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307
---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFCAv. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário