Caros confrades e confreiras e demais participantes do IV LITERAR,
Realizado o IV Encontro de Escrita e Leitura - LITERAR no último dia 26 de outubro, não poderia deixar de manifestar o meu agradecimento aos que tornaram possível esse evento, em relação à organização e realização do evento, assim como pela excelente e feliz escolha do tema da conferência de abertura e das matérias objeto de exposição e discussão nas Oficinas.
Já formulamos o nosso agradecimento à anfitriã Organização Educacional Farias Brito, por seu Superintendente e confrade Tales de Sá Cavalcante, assim como, sua representante professora Marília Lovatel.
A nossa mensagem de gratidão a todos os que tornaram possível a realização desse IV Encontro de Escrita e Leitura - LITERAR.
Mas não poderia iniciar esta mensagem sem o agradecimento a nossa "FADA MADRINHA", Diretora de Cultura da AFL, Beatriz Alcântara, que, com talento, criatividade e senso de oportunidade, mais uma vez elaborou o projeto e delineou o roteiro do LITERAR 2019, elegendo temas acadêmicos da mais alta importância, para serem expostos e discutidos no Teatro Nadir Papi Saboya e nas salas e auditórios destinados às Oficinas, mantendo contatos frequentes com a representante da Organização Educacional Farias Brito, professora Marília Lovatel, para definir as linhas mestras desse dia dedicado à escrita e à leitura.
Para dar maior dimensão ao nosso IV Encontro de Escrita e Leitura - Literar, tivemos o cuidado de escolher um nome de projeção nacional, prata da casa, o bibliófilo, escritor e historiador José Augusto Bezerra, profundo conhecedor da História do Ceará, para proferir a Conferência de Abertura, sobre tema da mais alta relevância para todos os cearenses, o Ceará Quatrocentão, o que fez com maestria e riqueza de detalhes, levando ao conhecimento do grande público presente fatos marcantes da nossa história. - Muito obrigado, companheiro José Augusto Bezerra.
Mas o nosso agradecimento não para por aqui, pois, na sequência do evento, formaram-se as Oficinas e tivemos a felicidade de contar com experts da mais alta qualificação, transmitindo conhecimentos e experiências acerca dos gêneros literários de sua preferência e especialidade:
Conto - Batista de Lima e Regina Fiúza.
Crônica - Vicente Alencar e Maria Luísa Bomfim.
Romance - Grecianny Carvalho Cordeiro e Celma Prata.
Poesia e Leitura - Giselda Medeiros e Graça Fonteles.
Literatura de Cordel - Luís Carlos - Lucarocas (convidado) e Gizela Nunes da Costa.
Literatura Infanto-juvenil para Leitores - Angélica Sampaio e Elinalva Oliveira
Literatura Infanto-juvenil para Escritores - Marília Lovatel (da Organização Educacional Farias Brito).
Todos os palestrantes, sem exceção, apresentaram suas matérias de forma brilhante, o que justifica o recebimento de inúmeras manifestações de elogio por parte do público ouvinte.
Aos nossos Diretores de Publicação Geraldo Jesuíno, de Relações Públicas, Vicente Alencar e de Comunicação Leda Maria, grato pela divulgação do IV LITERAR.
Finalmente, o nosso sincero agradecimento aos demais confrades e confreiras que compareceram e prestigiaram o nosso IV LITERAR, ressalvando a ausência, por motivos de força maior, de vários de nossos acadêmicos.
Parabenizo a todos pela excelência das apresentações.
Graças a atuações como essas do último sábado, a Academia Fortalezense de Letras tem se tornado cada vez mais forte, atuante e respeitada, na comunidade literária do nosso Estado.
Muito obrigado!
Seridião Correia Montenegro
Presidente da Academia Fortalezense de Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário