Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 28 de junho de 2019

NU.ECO 28/6: Em defesa do Patrimônio Histórico no Ceará



Caros parceiros de luta em defesa do Náutico, Praça Portugal, Iracema Plaza Hotel e Maguary.

O embate pela preservação do Clube Náutico, que tem de um lado ardorosos defensores do patrimônio histórico hoje reunidos em dois grupos que ainda não mantêm relações entre si, um deles o Movimento Náutico Urgente, e o outro o Instituto Ambiental, Cultural e Desportivo de Estudos e Assessoria, e de outro grupo de causídicos que supostamente representam os interesses do clube para mutilá-lo e transformá-lo em excelente oportunidade de negócio no ramo imobiliário, apresenta várias relevantes movimentações judiciais nesta última semana de junho e que a seguir descreveremos juntamente com as ocorridas em defesa de outros direitos e interesses difusos da sociedade local:

1.) Recurso Extraordinário para desconstituição de vaga declaração de alcance do tombamento municipal do Náutico em sede de Ação Anulatória de Acordo Judicial já declarado judicialmente sem efeito jurídico: após a interposição de Agravos Interno junto ao STJ e Regimental junto ao STF pelo Movimento Náutico Urgente, petição de impugnação da Direção do Náutico busca suportar decisão da douta Ministra Vice Presidente do STJ, para a qual ambas as petições recursais são inicialmente dirigidas. O próximo passo é o encaminhamento do Agravo Interno para a Turma Especial do STJ e do Agravo Regimental ao STF.

2.) Ação Civil Pública – ACP promovida pelo Instituto Ambiental, Cultural e Desportivo de Estudos e Assessoria contra a União, o Estado do Ceará e a Direção do Náutico para declarar o clube como relevante patrimônio histórico e cultural do Estado do Ceará, com status de tombamento estadual provisório: por equívoco, o promovente propusera a ACP em duplicidade, tendo havido intenção de fazê-la em dependência à ACP promovida pela Procuradoria de República no Ceará (Ministério Público Federal – MPF), esta com o fito de anular controvertida votação no Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – COEPA  que rejeitou documento técnico de recomendação do tombamento estadual definitivo do clube por trapalhada do próprio MPF combinada com o desconhecimento da necessidade de julgamento administrativo de questão de ordem decorrente dessa trapalhada pelo colegiado. Em nosso entendimento, teria sido mais indicado que o Instituto Ambiental, Cultural e Desportivo de Estudos e Assessoria declarasse a existência de conexão relativa entre as ACPs nos termos de sua exordial por meio de previsão legal no CPC (art. 55, §3° permite isto quando há possibilidade de conflito de decisões judiciais em ações distintas, como no caso das referidas ACPs). A ACP do MPF corre hoje na 5ª. Vara Federal do Ceará, já tendo havido, inclusive, prolação de sentença contrária à intenção de anular a votação e, até o presente momento, nenhum recurso de Apelação ou mesmo de Embargos de Declaração foi apresentado por quaisquer das partes litigantes nem muito menos por terceiros juridicamente prejudicados, como no caso do Instituto Ambiental, Cultural e Desportivo de Estudos e Assessoria, cuja ACP acabou (indevidamente) ficando na 8ª. Vara Federal do Ceará, mas o segundo processo aberto em duplicidade, no qual se verifica o (devido) ingresso de petição de desistência, foi ironicamente julgado por seu encerramento sem análise de mérito pela 5ª. Vara Federal do Ceará, tendo transitado em julgado e sido definitivamente baixado da referida Vara ontem (sexta-feira, 28/6).

3. Ação de Produção Antecipada de Provas – Contabilidade do Náutico: processo que visa abrir a “caixa preta” das contas do clube para averiguação de malfeitos de responsabilidade das gestões anteriores e cuja decisão do Juízo da 39ª. Vara Cível pela manifestação das partes em até dez dias com relação a mais dados além daqueles inicialmente requeridos, admitindo o pleito do Movimento Náutico Urgente, foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico em 25/6 (terça-feira). Ingresso de petição da Direção do Náutico nesta semana que passou ainda precisa ter seu teor conhecido pelo Movimento Náutico Urgente antes de oportunizarmos a averiguação do “imbróglio” da detenção irregular por mais de 10 anos de terrenos de Marinha pelo Náutico, recentemente regularizado com a assinatura de Termo de Ocupação firmado com a Prefeitura de Fortaleza, que assumiu a gestão da orla do município no início do ano.

4. Ações Cíveis com Pedido de Direito de Resposta e Indenização por Perdas e Danos Morais: promovidas por cinco integrantes do Movimento Náutico Urgente, cada um isoladamente, contra a Direção do Náutico e o Presidente de seu Conselho Deliberativo, verificou-se que o desprovimento de pedidos postos e contrapostos de parte a parte se deu em face de mera insatisfação da citação de nomes dos associados em reportagem do clube publicada em jornalzinho interno, sem a repercussão que lhe foi atribuída pelos autores, não existindo razões para se atribuir qualquer ofensa aos nomes citados e, muito menos, indenização por tal razão. Esta conclusão genérica já foi judicial e tempestivamente questionada por dois dos integrantes do Movimento Náutico Urgente, pois não se compreende a interpretação da titular do 21° Juizado Especial Cível quando se a confronta o teor decisório com determinados trechos apontados pelos autores em sua exordial, sendo bem provável a ocorrência de sua omissão na fundamentação da sentença prolatada. Os demais três integrantes do Movimento Náutico Urgente, supostamente “achincalhados” pela Direção do Náutico e seu Presidente do Conselho Deliberativo, também interporão Embargos de Declaração ao longo desta próxima semana.

5. Ação Civil Pública – ACP com o fito de determinar à Prefeitura de Fortaleza e à AMC a obrigação de concluir o projeto do binário das Av. Dom Luís e Santos Dumont: a título de lembrança dos que nos acompanham semanalmente, a Prefeitura de Fortaleza vem se furtando a concluir não somente o projeto do binário das Av. Dom Luís e Santos Dumont, como também de etapas construtivas que foram minimamente determinadas por decisão liminar do Juízo da 12ª. Vara da Fazenda Pública no final de 2014 sem que o Ministério Público consiga caracterizar ato de improbidade administrativa por notório descumprimento da referida decisão judicial, o que é praxe na gestão Roberto Cláudio; pois bem, em meio à disputa miúda por quem custeia os honorários de perito requerido no processo, finalmente foi mandado intimar novamente o perito para que apresente seu parecer dentro de 90 dias após sua intimação, o qual, embora ainda não concretizada, teve sua expedição e distribuição (do mandado) junto a Oficial de Justiça concluída nesta última semana.

6. Ação Civil Pública – ACP com o fito de determinar à Prefeitura de Fortaleza a obrigação de não demolir ou intervir no Iracema Plaza Hotel / Edifício São Pedro alterando sua configuração física devido a se tratar de equipamento provisoriamente tombado pelo município: o Juízo da 8ª. Vara da Fazenda Pública deixou de se manifestar sobre possível retratação em sede de interposição de Agravo de Instrumento por desconhecimento dos termos do recurso interposto, já julgado e desprovido até, requerendo da parte autora (Ministério Público) manifestação sobre a contestação já apresentada nos autos pela Prefeitura de Fortaleza, e de ambas as partes sobre os questionamentos apontados pelo "custus legis". Determinado o prazo de resposta em até 5 dias, com intimação via mandado já juntado aos autos nesta última semana, cabendo o retorno dos autos conclusos após o transcurso do prazo ofertado, independentemente de resposta ou não.

7. Agravo de Instrumento contra decisão liminar que impede a demolição ou intervenção no Iracema Plaza Hotel / Edifício São Pedro pela Prefeitura de Fortaleza para alterar sua configuração física devido a se tratar de equipamento provisoriamente tombado pelo município: embora já julgado em favor do Ministério Público e contra as nefastas intenções da gestão Roberto Cláudio / PDT, acusamos o ingresso de petição em 24/6 cujo autor e teor ainda nos cabe conhecer, sendo bem possível se tratar de Embargos de Declaração do agravante (Prefeitura de Fortaleza).

De Belchior:
“Tenho vinte e cinco anos
De sonho e de sangue
E de América do Sul
Por força deste destino
Ah você sabe e eu também sei
Um tango argentino 
Me vai bem melhor que um ‘blues’ ”.

“Foi uma catástrofe arrastar a classe média à precariedade. O conflito não é mais entre classes, é de cada um com a sociedade”.
(de autoria do grande filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman).

Até o próximo final de semana!

Aderbal  Aguiar
Náutico Urgente.ECO
Celular: (85) 99600-8569
E-mails: contato@nauticourgente.eco.br / aderbal.aguiarjr@ig.com.br
WEB Page: http://www.nauticourgente.eco.br

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


ROTA DO SOL SEMANAL 28/06/2019



 
Amigo leitor, aí está a nossa edição "Rota do Sol". Contamos como sempre com sua ajuda e sugestões.
Um abraço
José Carlos
Links para acesso

 

Conferência: "Procedo neste caso como teria procedido o Barão"





Os termos constantes dos assuntos dos e-mails não são acentuados porque alguns servidores não reconhecem a acentuação gráfica.
Para receber nossa programação, é importante que o interessado adicione nosso e-mail academia@academia.org.br à sua lista.
A Academia Brasileira de Letras respeita a privacidade do usuário, é contra o spam e não repassa endereços cadastrados.
Esperamos que você tenha apreciado nossa programação.

JORNALISTA PAULO TADEU FARÁ PALESTRA NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 2, no CENTRO CULTURAL

JORNALISTA PAULO TADEU FARÁ
PALESTRA NESTA TERÇA-FEIRA, 
DIA 2, no CENTRO CULTURAL


Bom Dia, Confrades e Confreiras,
Nossa reunião ordinária deste mês será na próxima terça-feira, dia 02/07/2019, às 19:30h, com a palestra do ilustre Decano da Comissão Cearense de Folclore, Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira, membro do Centro Cultural do Ceará.

Tema: Ciclo Folclórico Junino - encantos e desencantos

Local: Casa do Leão 
Endereço: Rua João Cordeiro, 2181 (entre as ruas João Brígido e Padre Valdevino).

Contamos com a presença de vocês!

Vanessa Gomes de Moraes
Presidente do Centro Cultural do Ceará

sexta-feira, 21 de junho de 2019

João Paulo II - Gonzaga Mota Prof. aposentado da UFC

João Paulo II

Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Filho de família modesta, cedo ficou órfão de mãe e depois, quando estava com cerca de 20 anos de idade, faleceram seu irmão mais velho e seu pai. Um encontro com o cardeal Sapieha despertou em Karol a vocação pelo sacerdócio. Começou a estudar filosofia, idiomas e literatura. Antes, porém, de ingressar no curso de teologia, trabalhou numa pedreira. A experiência de operário braçal o ajudou a conhecer de perto o cansaço físico, assim como a simplicidade, a sensatez e o fervor religioso dos trabalhadores e pobres. Posteriormente, com 22 anos de idade, ingressou no Departamento Teológico da Universidade Jaguelloniana. Com a idade de 26 anos ordenou-se sacerdote, no Seminário Maior de Cracóvia. Em 1958 foi consagrado Bispo Auxiliar de Cracóvia e, em 1964, passa a ser titular. Foi o primeiro Arcebispo de Cracóvia, e, com apenas 47 anos, o papa Paulo VI o fez cardeal. Com as mortes dos papas Paulo VI e, logo a seguir, de João Paulo I, o cardeal Karol Wojtyla foi eleito papa, no dia 15 de outubro de 1978. Sua preocupação com as questões sociais e com a doutrina da Igreja; sua coragem e carisma; sua luta em favor da liberdade e da justiça; seu posicionamento contrário aos regimes autoritários; seu comportamento ecumênico; a valorização da família; a defesa dos direitos humanos; a procura incessante pela paz e suas peregrinações missionárias fizeram de João Paulo II o mais reconhecido e respeitado líder do último quartel do século passado. Com certeza, João Paulo II (18.05.1920- 02.04.2005), nosso querido João de Deus foi iluminado pelo Espírito Santo e coberto com o manto protetor da Santa Virgem Maria. Hoje, São João Paulo II, declarado Santo (27.04.2014) em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, encontra-se ao lado de Deus, nos orientando e protegendo.      

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

CONVITE 25/06/2019

CONVITE
O Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Ceará, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, e o Presidente da Academia Cearense de Medicina, Ac. Djacir Gurgel de Figueirêdo, convidam para a noite de autógrafos de “Cum Laude: aos homens e seus feitos”, novo livro do médico e economista Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, atual presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará.
A obra, traçando o perfil de trinta cidadãos de relevo ao povo cearense, foi chancelada pela Editora da Uece e integra a Coleção Antônio Justa da Academia Cearense de Medicina.
A renda integral desse lançamento será revertida para as atividades do Instituto da Primeira Infância (IPREDE).
O autor e seu livro serão apresentados pelo Prof. Flávio Leitâo, membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Medicina.

Local: Shopping Benfica – Espaço Cultural, situada à Av. Carapinima (Benfica).
Data: 25 de junho de 2019 (terça-feira), às 19h30min.

PALESTRA IMPORTANTE DIA 25/06/2019 NO INSTITUTO DO CEARÁ-15 hs

O Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico, através do seu Presidente Lúcio Alcântara,
está convidando Jornalistas, Radialistas, Comunicadores de uma maneira geral, Intelectuais, Professores, alunos,
pessoas interessadas ano assunto,
para a Palestra "Reestruturação Sócio
Espacial do Ceará".

Será proferida pelo Professor Doutor LUIS CARLOS LIMA, começando às 15 horas, do próximo 25.

Se você conhece o assunto compareça, se não conhece também.

Agradecemos sua presença. 

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


quinta-feira, 20 de junho de 2019

A POESIA DE VICENTE ALENCAR 20/06/2019

A POESIA DE VICENTE ALENCAR
(Da Academia Cearense de Poesia, Academia Cearense de Retórica e da Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras-ACCAL e Academia Cearense da Língua Portuguesa).

20 de junho de 2019.


ETERNO
Vicente Alencar

Passaram-se tantos dias,
passou-se tanto tempo. 
A Lua continua linda, maravilhosa,
e sinto que teus cabelos mostram
a mesma mensagem de sempre
quando alcançados pelos raios de luar.

Passaram-se tantos dias,
mas o encanto continua o mesmo. 
Não acabou, não mudou,
nada ficou desfigurado.
Apenas se foram alguns anos
o que faz pouca diferença.
O amor é intocável.
Nasce no íntimo do coração.
Estes bens são imortais.
Existem de verdade.
Muitas vezes se escondem,
ficam na espreita de um novo momento,
de um novo dia, de um novo luar,
mas permanecem vivos.
Encantados não se amedrontam,
não se fazem anunciar.
Apenas esperam
por um novo momento.
Um instante que pode parecer eterno
como sempre acontece com um grande amor.


MULHER
Vicente Alencar

Mulher, 
aquela que deus escolheu para dar
vinda ao mundo,
confiando-lhe a magia da maternidade.
Mulher,
branca, negra, amarela, pele vermelha,
o mesmo sentimento em rodas as raças
e em todas as cores.
Mulher,
quando amando e fazendo-se amar,
em todas as horas, em todos os climas,
em todos os idiomas.
Até mesmo sem falar e sem dizer,
pois, mesmo sem voz, ama, se relaciona,
joia que não tem preço.
Mulher,
nasceu do homem, filha do homem,
mãe do homem, mulher do homem,
amante do homem.
Bendita costela que determinou
o equilíbrio do mundo.
Onde a beleza complementa a inteligência,
onde, no dia a dia, 
durante todos os dias do mundo,
em todos os quadrantes, 
em todas as Nações, nas tribos,
no equilíbrio e no desequilíbrio humano,
a razão de ser e de viver.
Mulher,
força que impulsiona a vida,
pois, nasce consigo a cada segundo.
Neste momento,
quando estão nascendo milhares,
de novos seres, no mundo,
está a construir o milagre da luz,
do novo ser.
Criando consciência e fazendo história.
Mulher,
que seja bendita em todos os momentos.

VICENTE ALENCAR - Criador e Coordenador ao lado de sua mulher Margarida Alencar, do Movimento Cultural Terça-Feira em Prosa e Verso,
que re realiza mês a mês, desde 1999, na Academia
Cearense de Letras, sempre na segunda semana, das 9h30min às 11h30min. 
Fundador dos Jornais Culturais Café Literário e
Correio Cearense. Membro da União Brasileira de Escritores-Secção do Ceará. Ex-Presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa e Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará - ALMECE.

FIM
vicentealencar25@yahoo.com.br 


WEB RADIO GUARANI DE FORTALEZA

ALÔ AMIGOS,
Bom Dia,
Boa Tarde,
Boa Noite,
Atenção amigos abaixo relacionados, por favor escutem a WEBRÁDIOGUARANIDEFORTALEZA
através do COMPUTADOR:
(é necessário apenas identificar no Google).
Também no seu Celular pelo Aplicativo Rádios do Brasil e no seu Tablet:

Vocês ouvirão a verdadeira MPBq 
(Música Popular Brasileira de Qualidade).

Evite a mPb (Música PÉSSIMA Brasileira) como afirma o Jornalista e Radialista
Vicente Alencar, de Fortaleza-Ceará-Nordeste-Brasil.

Alô 
Francisco Freitas,
Celina Freitas,
Juçara Valverde,
Lydia Simonato, 
Ernani Machado.
Raimundo Pereira Paiva Junior,
João César Pinheiro,
Glória Freitas, 
Hélio Rocha Lima,
Jamesson Páscoa,
João Lôbo,
Dulcildo Bezerra,
Júlio César de Almeida,
José Carlos der Araújo, da ABRAJET
(Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).
Zenaide Marçal,
Neuzemar gomes de Moraes,
Vanessa Gomes de Moraes.
Francisco Clementino Tizim
Nicodemos Napoleão.
Henrique Braga,
Hélio Passos,
Associação Brasileira de Radialistas
de Turismp - ABRRATUR,
Jansen Carlos,
José Carlos Araújo,
Zenaide Marçal,
Wellysson de Alencar Sobreira,
Argentina Andrade,
Gutemnberg Andrade,
Victor Nunes,
Flávio Leitão,
Tatiana, na Russia, 
Joseoly Moreira,
Paulo César Norões,
Rubens Soares Costa,
Rosangela Kabel, na Dinamarca,  
Emanuela Cavalcanti,
Juliana Freitas.
Gabriela Cavalanti,
Alessandro Ramalho,
Vera Klein,
Gonzaga Mota,
Wellysson Sobreira de Alencar, 
Luiza Bezerra,
Maiza Macedo, 
TEREZA Cristina Cunha
Marcelo Klein,
Fabiana Maia,
Flavio Novais,
Raimundo Paiva Junior,
Neuzemar Gomes de Moraes,
Otávio Vasconcelos,
Aíla Vasconcelos,
Fátima Lemos,
Leda Alencar,
Giselda Medeiros,
Vkopy, na Russia,
Carlos Augusto Viana,
Láeria Fontenelle, 
Lúcio Alcântara,
Leonardo Pedreira,
Francisco Carmem,
Leite Junior,
Lucio Rogério,
Lila Xavier,
José Augusto Bezerra,
Lila Cabot,
José Maria Chaves,
Geraldo Bezerra,
Ubiratan Aguiar,
Walter Miranda,
Carlos Couto,
Vanessa Gomes de Moraes,
Angelo Osmiro,
Manuel Severo,
Seridião Montenegro,
Francinete Azevedo,
Fátima Azevedo,
Ana Paula Medeiros,
Eduardo Leão,
Francisco José Pessoa,
Izete Alencar,
Francisca Sousa,
e milhares de outros.

Vocês ouvirão o que é bom.
OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA.
04 DE MAIO DE 2019.


O SIGNIFICADO DE CONVERSAS Fortaleza, 11/6/19. Rui

O SIGNIFICADO DE CONVERSAS
Conversas podem adquirir múltiplos significados. Conteúdo, pessoa e atividade dos interlocutores, âmbito em que ocorrem e circunstâncias em que se desenrolam ensejam diferentes sentidos aos diálogos. Um conteúdo pode ter conotação diferente conforme seja objeto de declaração formal ou opinião confidenciada informalmente na intimidade entre amigos. A proteção dada à intimidade, na forma de garantia constitucional ao segredo, porém, pode ser afastada quando o conteúdo tenha relação com o interesse público ou ligado ao exercício do munos publicum.
Autoridades, porém, não estão impedidas de cultivar amizades, trocar desabafos, confessar temores e apreensões uma às outras. Os órgãos do Ministério Público Federal (MPF) podem ter apreensões humanas ligadas a personagens por eles acusados, principalmente quando estes proferem ameaças nada desprezíveis para quando voltarem ao poder. Os fiscais da lei podem conversar entre si e mencionar orações para que isso não aconteça. Tal fato não é incompatível com o exercício do aludido munos publicum. Órgãos do MPF não são proibidos de conversar uns com os outros sobre o que quer que seja. Confessar apreensões e mencionar que apelam a Deus, o que pode ser mera figura de linguagem para expressar desejos ou temoros não é atitude incompatível com o desempenho dos encargos ministeriais. Enfrentar numerosos e poderosos criminosos articulados em organização criminosa, com apoio nas mais altas esferas dos poderes da República, é algo preocupante, exceto para os super-heróis de revistas de quadrinhos. Confidências, em tais circunstâncias, não caracterizam irregularidade processual.
A comunicação de um órgão do MPF, sobre um processo em que atua, com o juiz da mesma ação é algo distinto da conversa entre procuradores e é objeto de certas restrições legais. O processo acusatório separa quem acusa de quem julga. Mas juízes e procuradores que oficiam na mesma vara, debruçando-se sobre os mesmos processos, não estão proibidos de cultivar amizade, conversar informalmente e fazer desabafos e confidências na intimidade. O que não é permitido é a subordinação de uns aos outros. A independência do MPF é assegurada constitucionalmente e os seus integrantes são ciosos de suas prerrogativos. Quem conhece os meios forenses sabe que procuradores não se deixam tutelar. Podem, todavia, ter ideias semelhantes às do juiz. Isso não é proibido nem é conluio.
A independência do MPF e a imparcialidade de um juíz podem ser avaliadas pelas divergências entre eles. Sérgio Moro absolveu cinquenta e quatro réus para os quais o MPF havia pedido condenação e teve impugnadas, pela via recursal, centenas de decisões terminativas e interlocutórias. Não houve tutelava sobre o MPF, nem conluio deste com o juiz citado, nem sanha persecutória. Procuradores são selecionados mediante concursos rigorosíssimos. São profissionais qualificados. Não precisam de guias de cego.
O interesse público afasta a intimidade e a proteção ao segredo. Uma informação que revele uma clara tentativa de obstacular a ação da Justiça, valendo-se de documento oficial produzido no exercício de uma elevada função pública não deve ser sigilosa. Precisa obedecer ao princípio da publicidade dos atos administrativos e processuais. Caracteriza conduta ilícita. Uma conversa informal, porém, sem a elaboração de nenhum documento oficial e sem efeito sobre as decisões oficiais não viola o Direito Processual Penal. Já a tentativa de promover a impunidade de réu ou condenado violando comunicações para criar uma aparência de nulidade processual é uma ilicitude.
Fortaleza, 11/6/19.
Rui

Palestra: “Houve um Direito colonial no Brasil?”


COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 1491 QUINTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2019.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1491
QUINTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2019.
FORTALEZA - Capital Brasileira do Artesanato.
CEARÁ - Terra da Luz.
NORDESTE - Polígono de Intelectuais brasileiros.
BRASIL - Lutando para prender os corruptos vivos nestes 519 anos de muitas coisas erradas.

CIGARRO - O INIMIGO DA VIDA!

2019:
Ano do Centenário do Colégio Militar de Fortaleza.
Ano do Centenário do Escritor Milton Dias.
Ano dos 180 anos  de Francisco de Assis do Nascimento, o Chico da Matilde.
Ano dos 190 anos de José de Alencar.
Ano dos 400 anos da posse do 1º Capitão Mór no Ceará, Martim Soares Moreno.

BEBIDA NOS ESTÁDIOS - UM ABSURDO APROVADO OFICIALMENTE NO CEARÁ. 
UM VERDADEIRO ABSURDO! LAMENTÁVEL!

1. 
O Instituto do Ceará promoverá dia 25 (terça-
feira) importante palestra do Professor-Doutor
Luís Cruz Lima subordinada ao tema "Reestruturação Sócio Espacial do Ceará", começando impreterivelmente 15 horas.

2.
Sérgio Moro, o ilustre Ministro da Justiça do Brasil,
foi simplesmente notável em suas palavras quando
conversou com os membros do Senado. Já dizia meu avô Francisco de Assis Carneiro de Mendonça: "quem não deve não teme".

3.
O livreiro Murilo Cavalcante - a quem agradeço a audiência - é um dos ouvintes do Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte que e apresento de 2ª a 6ª feira (ao vivo) das 22 às 23 horas pela Rádio Assunção Cearense AM 620.

Você pode ouvi-lo nos 5 Continentes (não há distância que nos separe) através do seu Celular, Tablet ou qualquer computador.

4.
Osmar Noleto, Radialista de prestígio em Bacabal (MARANHÃO) nos confirmando que já começaram
os estudos e pesquisas para as festas do Centenário da Cidade em Abril do próximo ano.

5.
Wladia Parente, Joaquim Parente, Orlando mota Maia, Chico Pontes, são alguns dos nomes que já
organizam a 22ª Jornada dos Idosos Vaidosos na Cidade de Camocim em Agosto vindouro.

Os interessados - residentes em vários Estados do Brasil - podem procurar qualquer um deles pelo telefone. As reservas em hotéis já estão sendo feitas.

LEMBRE-SE: 
CALÇADA NÃO É ESTACIONAMENTO!

Por sinal, muitas calçadas em Fortaleza, seja em que bairro for, estão em petição de miséria. Completamente fora de esquadro e degradadas.

6. 
José Telles o inesquecível amigo e Poeta que foi Coordenador de Cultura do Ideal Clube e membro da Academia Cearense de Letras ganhou Rua em Fortaleza com o seu nome. Pormenores passarei depois.

7.
Jeová Mendes o historiador cearense que tem as quintas feiras presença certa no Antenas & Rotativas do Cid Carvalho, está agora também na internet através do iotube (em português mesmo).

8.
Os admiradores de Machado de Assis principalmente no Rio de Janeiro, onde nasceu
em 21 de Junho de 1839, comemoram amanhã seus 180 anos.

Filho de negro brasileiro com uma branca portuguesa foi Poeta, Romancista e Jornalista. Seu primeiro livro "Crisálidas" foi publicado em 1864.
Morreu no Rio em 29 de Setembro de 1908.

9.
O notável Educador Filgueira Sampaio, que dirigiu com acerto incomum o Instituto Valdemar Falcão, continua esquecido pelos Vereadores de Fortaleza.
Não existe uma Rua, Avenida ou Bairro o seu nome.

Entre outras obras, além da magnífica "Minhas Lições", nos legou "Meus Deveres", "Nova Seleta",
"Corografia do Ceará" e muitas outras.

Como afirma um matuto do Iguatu: "Quem muito faz nunca é lembrado".

10.
A quem interessar possa: estou com o meu aparelho telefônico móvel (celular) com defeito. Pode ser que  possa voltar ao normal.

Um bom dia a todos.


LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


quarta-feira, 19 de junho de 2019

Lava Jato

Lava Jato

Venho acompanhando desde o segundo governo de Getúlio Vargas (1950-1954), a politica brasileira. Passei pelos governos de Juscelino, Jânio, Goulart, os militares(Castelo, Costa e Silva, Médici. Geisel, Figueiredo),  Sarney, , Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula, Dilma, Temer e o iniciante de Bolsonaro

 Ao longo de tal espaço de tempo (69 anos), nunca havia, presenciado uma operação contra a corrupção e corruptores, com resultados tão positivos como a Lava-Jato, conduzida por Procuradores Públicos Federais e Juízes Federais com o apoio da Policia Federal.   Pela primeira vêz na história brasileira foram presos por ações ilícitas, grandes empresários (da construção civil e naval, do agronegócio, dos transportes coletivos, banqueiros), políticos como ex-presidentes, presidente da Câmara de Deputados, ex-ministros, ex-governadores, deputados e senadores, prefeitos, vereadores, e administradores públicos, dentre outros. Foram pessoas importantes em termos de poder econômico e poder politico, com forte influência junto aos meios de comunicação de massa, principalmente pelas oportunidades oferecidas de recursos financeiros na propaganda empresarial e pública Recursos financeiros públicos recuperados (mais de 12 bilhões de reais),de empresas públicas como a Petrobras, resgatada das dividas enormes, da recuperação de recursos dos Fundos de Pensão etc.. Os corruptos presos aliados aos próximos a serem julgados precisavam estancar as ações da operação Lava-jato, como feito na Itália com a operação similar chamada “Mãos Limpas”, que  foi totalmente aniquilada.

Precisava ser montada uma estratégia, para criar as condições necessárias a liquidar com a Lava-Jato., que consiste nos seguintes pressupostos: 1. Criar uma massa de manobra (via passeatas), aproveitando os pontos polêmicos e políticos da reforma da previdência e o contingenciamento (que sempre existiu nos governos anteriores) dos recursos da educação. Oportunidade para lançar slogans  pela liberdade de presos políticos e condenar os operadores da operação Lava-Jato  2. A eleição do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que foi candidato a vereador pelo PT no Rio. 3. Tendo na presidência do Supremo Tribunal Federa, ministro ligado no passado como advogado do PT e tendo ao seu lado alguns outros ministros simpáticos a minar o poder dos executores da Lava Jato. 4. Contar com um jornalista estrangeiro, marido de um deputado federal do PSOL do Rio e disposto a cometer irregularidades as mais absurdas com a finalidade de desmoralizar a Lava-Jato 5. Aproveitar as faltas de ações administrativas mais concretas  do novo governo, externada pela ausência de uma base politica no Congresso, aliado ao seu difícil relacionamento com os meios de comunicações. 6. A sede dos meios de comunicações por noticias sensacionalistas e também sentidas prejudicadas pela ações do Lava-Jato, no faturamento global de seus recursos financeiros.

Noutras palavras o que se assiste no panorama nacional é a tentativa c de aniquilação da operação Lava-Jato, a volta dos velhos costumes, soltar os condenados corruptos, prender por supostas irregularidades os executores da operação, anular a eleição presidencial e eleger um corrupto. 


LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


terça-feira, 18 de junho de 2019

Seminário Brasil, brasis: 'O lugar da literatura na imprensa hoje'


Curtir a página da ABL no FacebookCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no LinkedInCompartilhe com o addThis



PARA VIVER MELHOR:

PARA VIVER MELHOR:

1 - Elogie três pessoas por dia.
2 - Tenha um aperto de mão firme.
3 - Olhe as pessoas nos olhos.
4 - Gaste menos do que ganha.
5 - Saiba perdoar a sí e aos outros.
6 - Trate os outros como VOCÊ
      gostaria de ser tratado.
7 - Faça novos amigos com urbanidade.
8 - Evite conversar com pessoas que não respeitam o ambiente em
     que se encontra.
9 - Saiba guardar segredo.
10 - Evite adiar uma alegria.
11 - Incentive as pessoas a fazer o melhor.
12 - Não exercite o sentimento da inveja.
       Não fará bem a você nem a pessoa que você observa.
13 - Sorria, sempre.
14 - Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados.
15 - Pague suas contas em dia.
16 - Evite rezar para pedir coisas. Reze para agradecer. Quando pedir, peça sabedoria e coragem.
17 - Dê as pessoas uma segunda chance.
18 - Evite tomar decisões quando estiver cansado (a) ou nervoso (a).
19 - Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.
20 - Seja RAZOÁVEL, principalmente nas  vitórias. Evite a soberba.
21 - Jamais prive uma pessoa da ESPERANÇA. Pode ser que ela só
        tenha isso.
22 - Se possível plante uma árvore pelo  menos uma vez por mês.
23 - Doar sangue é necessário. Se você  tiver condições colabore com seus semelhantes.
24 - Leia sempre para uma pessoa cega  que esteja  precisando de ajuda.
25 - Se sentir algo errado, onde você  estiver, chame a Policia.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


segunda-feira, 17 de junho de 2019

Pensar - Gonzaga Mota Prof. aposentado da UFC

Pensar

Podemos dizer que pensar significa conceber ideias, meditar, raciocinar, refletir, enfim, buscar conhecimentos, muitas vezes polêmicos, que possam nos levar a um processo de tomada de posições ou de decisões. Não é fácil pensar. Assim disse Henry Ford: “Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso”. Por incrível que pareça, no momento atual, o número de pessoas pensantes, em termos relativos, a nosso juízo, está caindo. Não somos contra o progresso tecnológico, pelo contrário. Sem a informática e com as atividades em permanente evolução, dificilmente a humanidade teria condições de possuir um melhor padrão de vida, com respeito à realização de suas necessidades. Todavia, o que não desejamos é a substituição do pensamento humano por um computador, por exemplo. Somos a favor tanto da aprendizagem tradicional como da virtual. No entanto, não devemos deixar os métodos ortodoxos da leitura e da pesquisa nos livros, nos textos e nos jornais, pela comodidade cibernética. Tal comportamento pode nos conduzir a uma preguiça mental e consequentemente reduzir a capacidade de pensar. O importante é buscarmos uma conciliação que permita a convivência do pensamento e do progresso tecnológico, ou seja, sim à inclusão digital e também à inclusão do pensamento. A arte de pensar é o segredo da vida. Conforme Spencer, “É a mente que faz a bondade e a maldade. Que faz a tristeza ou a felicidade, a riqueza e a pobreza”. Procuremos o sucesso, mediante o pensamento positivo, isolando as ideias inerentes aos sentimentos de ódio, de inveja, do desamor, dentre outros, e não apensas digitando números e letras, nem também procurando, sem esforço mental, informações existentes numa máquina. Lembremo-nos de Victor Hugo: “Amo as pessoas que pensam, mesmo aquelas que pensam de maneira diferente de mim”.


Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

NU.ECO 14/6: Em defesa do Patrimônio Histórico no Ceará

Caros parceiros de luta em defesa do NáuticoPraça PortugalIracema Plaza Hotel e Maguary.

A segunda semana de junho foi marcada pela prolação de sentenças em primeira instância das seis ações judiciais promovidas pelo Movimento Náutico Urgente contra a Direção do Náutico e seu Presidente do Conselho Deliberativo e vice-versa , em curso no 21° Juizado Especial Cível: foram julgados improcedentes na totalidade os pedidos formulados de parte a parte nas ações.

Vamos lembrar sobre as questões que estavam em juízo?


Insatisfeitos por terem sido judicialmente contestados em seus propósitos de oportunizarem um “excelente empreendimento imobiliário” que se apresentava com valor quase bilionário à época (R$ 805 milhões), uma trupe de advogados que até hoje vem mantendo o clube sob seu julgo administrativo e judicial – o defendem em sede de várias ações de conhecimento e execução nas Justiças Estadual, Federal e do Trabalho – externou em informativo mensal veiculado com cerca de 10.000 cópias para distribuição entre sócios e frequentadores avulsos quaisquer do Náutico, por meio de artigo assinado por um de seus mais renomados integrantes e graduados na hierarquia da agremiação, inverdades de ordem acusatória e depreciativa contra associados que tanto se contrapuseram aos gananciosos interesses desta trupe, bem como outros associados que apenas buscavam exercer seu legítimo interesse em compreender as razões administrativas e financeiras pela absurda intenção de viabilização de tão megalomaníaco empreendimento consistente em três a quatro grandes torres empresariais a serem erguidas sobre cinco pavimentos iniciais comuns nos quais funcionaria um “shopping” e o próprio clube, enterrado no sub-solo.
Em face disto, cinco associados ingressaram com ação judicial no então 25° Juizado Especial Cível e Criminal – hoje 21° Juizado Especial Cível – em busca do exercício de seu direito de resposta na referida publicação, bem como de justa indenização por perdas e danos morais causados contra si pelas inverdades proferidas por este graduado integrante da hierarquia do clube.


No início do ano passado, após resolução amigável de Ação Criminal Privada no mesmo Juizado com relação à ocorrência de ameaça de agressão física de um dos integrantes da hierarquia do clube em relação a outro do Movimento Náutico Urgente, material obtido na Internet (página do Movimento Náutico Urgente no Facebook) e compilado e periciado sob os auspícios deste suposto autor da ameaça (resolução amigável da arenga em Juízo abortou o julgamento da Ação Criminal) foi usado pela Direção do Náutico para atacar o Movimento Náutico Urgente e o Facebook por meio de Ação Cível referente a prejuízos na imagem do clube e retirada da página do movimento do Facebook, bem como pedido de indenização por perdas e danos morais contra dois dos integrantes do Movimento Náutico Urgente, sendo um deles o suposto ameaçado em Ação Criminal Privada amigavelmente encerrada entre as partes envolvidas.


Bem, a despeito de as ações promovidas pelos autores (Movimento Náutico Urgente e Direção do Náutico) serem completamente distintas entre si (conjunto de cinco ações que também incluiu o Presidente do Conselho Deliberativo do clube x ação isolada que incluiu o Facebook) e promovidas em épocas muito diferentes (2015 x 2018), todas foram julgadas simultaneamente neste dia 12/6 próximo passado, em coincidência no mínimo estranha, já que, pela ordem cronológica das demandas judiciais propostas, isto não deveria ter ocorrido.
Vamos tomar conhecimento do teor das sentenças prolatadas e buscar sua compreensão antes de nos precipitarmos na formulação de qualquer comentário ou crítica ao mérito das demandas recém julgadas, que podem ser objeto de Embargos de Declaração e/ou Apelação.


De Belchior:
“Se você vier me perguntar por onde andei
No tempo em que você sonhava
De olhos abertos lhe direi
Amigo, eu me desesperava.”
 
 
“E após, tendo varado a furiosa tormenta,
a gente se assenta mais perto do sol
para retirar a barba verde das algas
e a gelatina alaranjada das medusas.
Eu, eu me limpo sob a luz de Lênin
Para seguir avante com a revolução.”
(do maior poeta soviético de todos os tempos, o ucraniano Vladímir Vladímirovitch Maiakovski).


Até o próximo final de semana!


Aderbal Lula Aguiar
Náutico Urgente.ECO
Celular: (85) 99600-8569
E-mails: contato@nauticourgente.eco.br / aderbal.aguiarjr@ig.com.br
WEB Page: http://www.nauticourgente.eco.br

ARISTÓTELES SEMPRE ATUAL

JUNHO, 16, 2018, Fortaleza - Ceará.

"A POESIA É MAIS PROFUNDA E FILOSÓFICA DO QUE A HISTÓRIA"
(Aristóteles).

.

O Pensamento do extraordinário Aristóteles nos faz lembrar com
muita tristeza o desaparecimento  há alguns anos - do CENTRO CULTURAL OBOÉ, que funcionava na Rua Maria Tomázia, 531. 
Faz muita falta aos Movimentos Literários de Fortaleza, que lutam com imensas dificuldades para seus lançamentos - principalmente.

vicentealencar25@yahoo.com.br


republicação : ACADEMIA CEARENSE DE POESIA - JUNHO DE 2019

ACADEMIA CEARENSE DE POESIA
 Fundada em 05 de Novembro de 2004
          Fortaleza - Ceará - Brasil

JUNHO DE 2019

"Leia e Prestigie os Autores Cearenses" (Vicente Alencar em pronunciamento na Casa de Juvenal Galeno em 1999 em Sessão Festiva da Academia Cearense de Retórica).

ARCO DE CORES
Fernanda Quinderé
Autora de Mulher Azul (Poemas).

Vem 
Ó pássaro intrépido
Domina o turbilhão dos ventos
no espaço
Transpõe a mística do céu
Arco de cores - mistério.
Enxuga as lágrimas dos planetas que se apagam
na solidão do azul.
Torna-me Alfa
Única
Úmida
Mulher.
Voláteis
possuída pelo Centauro que és
Vigoroso
Sensual
Capaz de aquecer a Lua
esfiar o sol
e abrigar nossas fantasias.

TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO
DIA 11 DE JUNHO das 9 horas e 30 minutos as 11 horas e 30 minutos mais uma Terça-Feira em Prosa e Verso. Encontro literário que congrega escritores, poetas, trovadores, artistas e pessoas que se dedicam, admiram, vivem a Educação e a Cultura em nossa terra nordestina.

DRAMA AO LUAR
Carlos Vasconcelos
(Poeta cearense homenageado
em Fortaleza, com Rua que leva seu nome).

Está o horto em silêncio... os sectários de Cristo,
deitados sobre a palha, em mísera alpendrada,
sorriam ao fulgor de promessa irisada
de um Éden de ouropéis e encantos, imprevisto.

Bênção, graça, indulgência, excelso Deus benquisto
a todos distribuiu... À noite enluarada
Jesus anda ao jardim pensando em sua amada
- da carne o altar e o filtro em luxuriante misto.

Levanta-te Maria e sai. a alguém buscando. 
Judas segue-a, hesitante, e arrepia-se, quando
atenta na impostora agora feito Santa.

E ao vê-la segredar, juntinha ao Bem-amado,
raiva e morde-se, enquanto o Cristo, algo tentado,
sorvos lhe inflinge à boca... e a excita mais, e a espanta...


BEBIDA NOS ESTÁDIOS: UM ABSURDO, UM EXAGERO! UM FATO LAMENTÁVEL!


CAPRICHO
Déa Campos Frota +
(Participava ativamente da 
Terça-Feira em Prosa e Verso).

Eu vagava
Pelos caminhos do tempo,
quando meus olhos 
encontraram os teus
mas nossas mãos
mão se tocaram.
No silêncio das palavras
carregadas de mistério,
senti a invasão do amor
sem esperança.
Hoje,
meus olhos procuram no infinito
o brilho de uma estrela
a quem dei forma,
nome e amor
com seus caprichos
de espremer tristezas
e extrair saudades.

LIVRARIA DO GONZAGA

Funciona diariamente de 9 às 13 horas, na Rua Bení Carvalho, 159, Conjunto 104 (Rua anterior a Rua Padre Valdevino que é a sua complementação).
Localiza-se entre a Avenida Virgílio Távora e Avenida Desembargador Moreira - onde você encontra centenas de autores cearenses.

A LIVRARIA DO GONZAGA foi criada e é administrada pelo Professor Gonzaga Mota, ex-Governador do Estado do Ceará, hoje Poeta e Escritor, ciador da LIVRARIA DO ESCRITOR CEARENSE.

FAGNER
Excelente a entrevista concedida pelo Artista cearense Raimundo FAGNER Cândido Lopes 
"Encontro com Bial" pela Rede Globo. Quem perdeu, deixou de ver e ouvir a inteligência de um alencarino que honra nosso torrão.

TURISMO
A Associação Brasileira de Radialistas de Turismo - ABRRATUR recomendando aos turistas de todo o mundo, particularmente aos brasileiros, que conheçam a "Ilha do Amor" em  CAMOCIM, município bem cearense. Ali vocês poderão ver os carangueijos ao vivo. Acerte já sua viagem. A ABRRATUR garante que você gostará.

SONHOS
Vicente Alencar
(Da UBE-CE)

Não deixe que os seus sonhos
desapareçam junto a palavras vãs.
Recolha retalhos dos meus carinhos,
pedaços da minha alma,
e faça-me sentir que o mundo
existe para os enamorados.
Quando acreditei que o luar
é carinhoso com os amantes, 
eu pensava no brilho dos teus olhos,
no sorriso aberto do teu rosto
e nos beijos ardentes
que fazem-me feliz.
Não deixe que os meus sonhos
desapareçam
pois assim, 
morrerei de dor,
de paixão,
de desamor.

NÃO FUME - CIGARRO É RUIM PARA O BOLSO 
E PARA A SAÚDE. NÃO INSISTA, NÃO VALE A PENA!

SIDARTA GAUTAMA
O Iluminado
Márcio Catunda
(Autor de Eternidade Humana)

Ao passar por Kapilavastu,
Sakyammuni viu um ancião,
um enfermo de peste negra, um cadáver
e um mendigo sanyasi.
Decidiu, naquele momento,
desenredar-se da teia dos prantos e dos lamentos.
Entrou na floresta de Uruvela,
subiu a montanha de Rajasgrika
e praticou sete anos
de austeridade com os brâmanes.
Tinha trinta e cinco de idade, quando,
sob uma figueira, compreendeu:
o licor dos prazeres evapora
e o apego ata o nó da avidez.
No Sermão de Benares,
falou do lótus que nasce da água,
eleva-se e cessa de tocá-la.
Na floresta de Migadayana,
proclamou a vitória do Bodisatva
que sonhara ser Chuang Tsé.
Com estas palavras, o sublime taoista
recusou o honroso convite do rei Wei, de Chu,
que lhe oferecera a ostentação
de um cargo de alta dignidade:
- Não me ocupar das coisas do mundo
é o ideal que ambiciono.
A fama que busco é o Tao impronunciável,
o êxtase da música do céu.

DIA 11 DE JUNHO, AS 9 HORAS E 30 MINUTOS NA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, MAIS UMA TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO.
ENTRADA FRANCA PARA POETAS, ESCRITORES, TROVADORES, PROFESSORES, ALUNOS, ARTISTAS E PESSOAS QUE ADMIRAM A CULTURA. ESTAMOS LHE ESPERANDO.

LENDO NERUDA
Maria Luisa Bomfim
(Ex-Presidente da Associação 
de Jornalistas e Escritoras 
d Brasil - AJEB-CE).

Quando leio Neruda,
minha alma
abre-se em sentimentos:
de amor,
coragem, 
luta,
alegria.
Quando leio Neruda,
vejo
o mais puro desejo
de igualdade entre os povos.
Quando leio Neruda
ouço
o cantar do Poeta
angustiado, 
desesperado,
ferido
na injustiça
das Américas divididas
em dores, 
misérias, 
poderes.

Das 22 ÀS 23 HORAS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA NA RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE AM 620,  O PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE (exceto quando há futebol). EVOLUINDO COM A CULTURA BRASILEIRA!
Também, no seu Tablet, no seu Celular e no seu computador.

ÁGUA
NEIDE AZEVEDO LOPES
(Ex-Presidente da Academia]
Cearense da Língua Portuguesa).

Oh! Força vital, tu me abençoas!
A percorreres ansiedade em calmaria
Abres teu delicado corpo e me apascentas
Em néctar, em Deus, em plena alegria.

Eu a louvar-te submissa curvo-me
Em referencia sacrossanta e pura
Posto que tu me animas, fortaleces.
De to me vem total idolatria.

És minha, nada sou além de ti.
Amor, trabalho, dor, tudo fenece
Só tu revives, imortal, amiga,
Como o suave dom de uma prece.

E nessa visceral combinação,
Mulher sedenta, urgente, quase louca,
É que te peço, oh, água soberana,
Nunca me faltes, mesmo bem pouca.


CAMINHOS


Giselda Medeiros
(Da Academia Cearense de Letras)

Não sei por onde ir...
Sou trêmula rosa
pendente da haste
ou pássaro implume
esquecido da trajetória.

Os caminhos abrem-se em labirintos,
e não tenho o mapa do destino
nem o fio de Ariadne.

Há muito estou aqui
no meio deste tempo sem história.
Cansa-me procurar a saída
nestes vales úmidos de espanto.

A fuga açula-me a solidão,
esta companheira
sempre à minha espreita
com quem divido meus medos,
minhas angústias inexoráveis.

Vou e retorno sobre meus próprios passos,
tímidos e lassos, 
sobre a minha própria busca...
Sei que seguir é imperativo
ficar é presente,
retornar é passado.

... E o futuro? Deverás buscá-lo?
será ele um tempo? Ou um vento?
Mas preciso seguir mesmo sabendo
que, ao fim de tudo, acabarei pendente,
pétalas caídas, sob a frágil haste
que me sustentou a efêmera vida,
que era apenas tu.

DIA 18 DE JUNHO A REUNIÃO ORDINÁRIA DA SOCIEDADE
CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

ACONTECERÁ A PARTIR DAS 15 HORAS NA CASA DE JUVENAL GALENO. TODOS OS CONFRADES E CONFREIRAS ESTÃO SENDO ESPERADOS.

CLARA CRIANÇA   
Gonzaga Mota
(Autor do livro Meus Poemas Ilustrados).

Clara menina,
Neta primeira,
Poetisa precoce,
Filha e filha,
Ambas amadas
Sempre companheiras,
como a Mãe,
também altaneira.


Fim de Estrada.- Obrigado.