Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 24 de março de 2012

DULCISONAM ET CANORAM LINGUAM CANO

DESPEDIDA - Aíla Sampaio - (Da Academia Cearense da Língua Portuguesa)



Desfiz as malas e a viagem.
É longe demais o teu destino
para quem tem pressa.

Sigo outra rota,
vou por outro caminho

o amanhã não existe
a não ser o desejo de continuar
a estrada que dá no presente
com suas curvas e abismos

É hoje o tempo. É agora o lugar.
Se não vens, vou sozinha:
a carne de que é feito o tempo
é perecível com a armadura do corpo
e já não posso esperar

A RENOVAÇÃO NA LITERATURA


A jornalista-escritora Adisia Sá e o médico-escritor Cleto Pontes, lançaram, em noite das mais brilhantes, para a nossa Literatura, o livro EM BUSCA DE IRACEMA. Uma renovação, dentro da obra de José de Alencar, pois, com um texto moderno, mostrando Moacir, que resolve conhecer a terra de seus ancestrais. Ele é carioca e descende do nosso Moacir Soares Moreno e da Virgem dos Lábios de Mel, Iracema. Vale a pena conhecer o enfoque da obra lançada no Armazém da Cultura, na Aldeota.

HOMENAGEM À MULHER


Quando o Dia Internacional da Mulher o Rotary Clube de Fortaleza Centenário homenageou a todas elas, num almoço onde, inclusive, a escritora Règine Limaverde proferiu brilhante palestra.
Registramos na foto Vicente Alencar, Margarida Alencar, Mary Ann Karan, Maria Luisa Bonfin, Règine Limaverde e Romeu Cyane Prado. Confraternização em alto nível.

SOBRE COM LORSCHEIDER


Fortaleza teve, durante muito tempo, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider como seu Arcerbispo. Sua passagem foi marcante pelo Clero cearense. O escritor e padre Geovane Saraiva, que com ele conviveu e muito aprendeu, resolveu homenageá-lo em livro, que conta a sua história: A TERNURA DE UM PASTOR. Pode ser encontrado nas livrarias católicas de Fortaleza, pois, foi lançado este ano.

NOMES DA TERÇA-FEIRA


O médico e escritor João de Deus Pereira da Silva e a escritora Zinah Alexandrino, ex-presidente da Academia Feminina de Letras do Ceará, são dois nomes que estão, sempre, presentes à Terça-Feira em Prosa e Verso, reunião cultural que se realiza, todos os meses, na sede da Academia Cearense de Letras, o Palácio da Luz. Futura reunião da Terça-Feira em Prosa e Verso, no dia 10 de abril das 19h30min até as 21h30min.

PARA QUEM GOSTA DE TROVAS


A trova é uma expressão poética em quatro versos, que domina todo e qualquer ambiente, onde haja poesia. E, quando César Coelho escrevia suas trovas, colocava seu coração no papel. Vale a pena conhecer - para quem ainda não o fez – o livro LUA CHEIA, de César coelho. Um punhado de trovas ao melhor estilo cearense.

LETRAS E RETORICA CEARENSES


No Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letra, a palavra do presidente, Pedro Henrique Saraiva Leão, médico e escritor em noite quando a Academia Cearense de Retórica, que utiliza as mesmas instalações, sob a presidência de Maurício Benevides, empossava mais um sócio titular. Desta feira o advogado Ricardo Bacelar.

ENSAIO EM GRANDE ESTILO


MAR E SERTÃO: Aproximações entre Fernando Pessoa e Guimarães Rosa é uma publicação que empolga a todos. Quem admira esses dois grandes nomes encontrará no Ensaio da escritora Noemi Elisa Aderaldo, um trabalho de alto nível, enfocando os dois. Editado em Brasilia, há já alguns anos, o livro pode ser encontrado em Fortaleza.

EXPRESSO PARA O FUTURO


No lançamento do mais novo livro do escritor Seridião Correia Montenegro. O “Expresso para o Futuro” foi lançado no Centro Cultural Oboé, na Rua Maria Tomásia, 531. Um excelente público esteve presente a jornada de lançamento, que começou por volta das 17 horas, terminando após as 21 horas.

CHICO ANÍSIO, AMIGO CONTERRÂNEO



Nosso adeus - CHICO ANÍSIO, amigo conterrâneo!
Numa aura azul de luz subiu ao céu infindo
O teu sorriso farto de humor instantâneo...
Ora nos resta a dor, que nos vai consumindo...


Teu vulto luminoso, de áureo dom artístico,
Construiu entre nós o império da Beleza,
Graças ao teu engenho sem par e humorístico,
De personagens mil, que aliviavam a tristeza...


À tua falta há de sobrevir a tristeza!
Na Arte do humor, eras inigualável, com certeza,
Ó filho ilustre da abençoada Maranguape!


Resta-nos, afinal, cantar à tua glória!
Teu nome há de ficar nos anais da áurea História,
Como o artista genial, nossa "válvula de escape"!


Autor: J. Udine - 23-03-2012.

quarta-feira, 21 de março de 2012

J. Udine de Vasconcelos (da UBT-FORTALEZA)

NOSSO AMOR OUTONAL



O nosso amor, amada, não tem fim!
Nós nos amamos nas quatro estações...
Em cada uma, és o mesmo querubim
A afagar, em luz, minhas emoções!

Agora, estamos vivenciando o outono.
Caem das árvores folhas amarelas...
Tapete de ouro, ao chão, é como um trono,
Um leito de amor, de expressões mais belas...

Então, amada, no leito de flores,
Nós nos amamos sobre as áureas flores,
Sem que essas flores sejam “As Flores do Mal”...

Que haja verão, inverno, primavera...
O nosso amor é luz, doce quimera,
Mesmo agora, em pleno amor outonal!...

sábado, 10 de março de 2012

LANÇAMENTO EM 15 DE MARÇO NA OBOÉ


Na quinta-feira, dia 15 de março, em Fortaleza, o escritor cearense Seridião Correia Montenegro estará lançando seu mais novo livro: EXPRESSO PARA O FUTURO. Depois de nos presentear a todos com o EXPRESSO DO PASSADO é chegado o momento da nova obra. A partir das 17 horas (5 horas da tarde) o autor receberá seus amigos e convidados no Centro Cultural Oboé, Rua Maria Tomásia, 531, que estará aberto especialmente para este fim. A apresentação será feita pelo acadêmico e Deputado Federal Mauro Benevides.

HISTÓRIA POLÍTICA


O Jornalista J. Ciro Saraiva, com quem tive o prazer de trabalhar, em várias oportunidades, participando de equipe por ele dirigida, resolveu mostrar, muito do que viu e ouviu de perto, na política do Ceará. Como repórter, como Secretário de Estado, como homem afeito às campanhas políticas, ele pariu um livro de muita importância: NO TEMPO DOS CORONÉIS. Quem deseja conhecer muito do que Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals Filho fizeram pelo Ceará, ou foram protagonistas, encontrará neste volume.

GERALDO FONTENELLE EM LIVRO


Ele marcou sua presença no Ceará, como Jornalista e como Radialista. Nascido no Piauí, com experiências profissionais no Rio Grande do Norte, em Fortaleza ele chegou no ápice de sua carreeira, criando uma programação diferente na Rádio Assunção Cearense e lançando o Jornal NOTÍCIAS CULTURAIS, que marcou época na cidade. Entre seus livros, que o levaram a ser um dos sócios efetivos da Academia Cearense de Letras, este: AS ESTRELAS BRILHAM TAMBÉM DURANTE O DIA. Um livro que não deve ser explicado, mas lido.

NOSSOS VALORES ALENCARINOS


Em vida o jornalista, professor e escritor Otacílio Colares foi um dos homens mais preocupados com a Cultura cearense. A nossa Literatura mereceu dele muitos comentários e esta coleção de volumes (I a IV) de LEMBRADOS E ESQUECIDOS volume II é das mais ricas. Neste volume podemos encontrar nomes como Álvaro Martins, Quintino Cunha, Gustavo Barroso, José Carvalho, Leonardo Mota e Yaco Fernandes entre outros. Quem admira nossos valores sentir-se-á ricamente reconfortado lendo este volume II.

PSICOBIOGRAFIA DO "MEU PADIM"


Francisco Nóbrega Teixeira não é, somente, um escritor de gabarito. É um pouco mais. É um médico competente, onde a Psicanálise é uma paixão. E, sendo um profundo pesquisador da história religiosa do Ceará, resolveu escrever uma obra sobre o Padre Cícero Romão Batista, o "Meu Padim", como ninguém antes, em centenas de títulos, havia feito. Resolveu enveredar por outro caminho, uma outra etrada, um atalho rico e não explorado. Assim, surgiu PSICOBIOGRAFIA DO PADRE CÍCERO - Do amor a sí mesmo ao amor pelo próximo. Trata-se de um estudo psicanalítico aplicado à biografia do Padre. Uma obra bem recomendada, para quem deseja saber um pouco mais sobre o cearense do Século XX.

NCÍLIO VATICANO II EM LIVRO


Uma das grandes culturas do Ceará foi, sem dúvida, Mozart Soriano Aderaldo, professor, escritor e pesquisador, um homem que foi liceista, morou no Rio de Janeiro, como ex-futuro acadêmico de Medicina e, acabou enveredando pelo Direito. Retornando ao Ceará, graduou-se na Faculdade de Direito do Ceará, em 1940, e chegou a político em Senador Pompeu. Mas, a religião católica foi, sempre, uma presença marcante em sua vida. E, assim, ele resolveu analisar o CONCÍLIO VATICANO II, antes e depois de sua realização. NO MAR DE TIBERÍADES temos uma peça de alto valor, principalmente para aqueles que gostam de ler sobre a religião católica.

A POESIA DE CARLOS AUGUSTO VIANA


O professor, jornalista e poeta Carlos Augusto Viana, não se sabendo qual a maior porção, agradou à critica e ao público, de uma maneira geral, como seu livro INSCRIÇÕES DOS LÁBIOS, em 2004, pela Editora Ipíranga. Ele coloca na publicação um pouco de sua alma, do seu estro. E, em quatro páginas ele apresenta ESCRITOS DE LAÉRIA, onde se derrama realmente, e logo no princípio: "O que a chuva escreve em teu rosto". Na orelha do livro, o Príncipe Artur Eduardo Benevides, fala tudo em poucas palavras: "Muito me alegra, pelo encontro com a plenitude poética, ler um livro de alta qualidade lírica como esta".

REVISTA DO 100 DO INSTITUTO CEARÁ


Corria o ano de 1980, e o Instituto do Ceará publicou sua REVISTA de número 100. Com 420 páginas, cobriu o período de janeiro a dezembro de 1980. Apresentou, nesse volume, uma série de matérias que continuam importantes:
1) Pompeu Sobrinho e o Álcool de Mandioca.
2) Claras Figuras do Passado - Genealogia e História da Família Furtado de Mendonça e Meneses.
3) São Jerônimo,o tradutor da Bíblia
4) A "Lagoa Seca" que transbordou sem chuva.
5) Reminiscências da Revolução de 1930.
Você pode consultar a Revista, na Biblioteca do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico, na Praça do Carmo, em Fortaleza.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE GRANJA


André Frota de Oliveira é um historiador, dentro da medida em que todos gostariam e ler, em qualquer trabalho que ele fosse autor. E, neste volume, QUADROS DA HISTÓRIA E GRANJA NO SÉCULO XIX vemos o quão é importante um pesquisador ser dedicado ao seu mistér. Criterioso e escrupuloso, ele munido de importantes fontes documentais, produziu um trabalho que todos aqueles que gostam do ceará devem conhecer. uma obra publicada em 1996, e que é fonte de pesquisa para professores, estudantes, jornalistas e pessoas interessadas, em tudo aquilo que nos diz respeito.

RAIMUNDO NONATO XIMENES

UM BAIRRO HOMENAGEADO


Raimundo Nonato Ximenes é o nome de um homem, que é Jornalista, Historiador e Dentista. Amante de seu torrão interiorano, veio para Fortaleza muito jovem, ingressando no exército, onde, por muito pouco, questão de dias, não viajou para o "front". No bairro do Montese que ele, pode mais que ninguém, se arvorar como fundador, com o seu prestígio mudou o nome do bairro, de PIROCAIA para Montese. E, para contar a história de como tudo aconteceu, ele escreveu este belo livro: DE PIROCAIA A MONTESE. Lendo a obra, você verá um pouco da história de nossa cidade.

BATURITÉ EM NOVO LIVRO


Almir Gomes de Castro já nos presenteou com tantas obras, inclusive, sobre lampião, ama e adora o município de Baturité. seguindo esse pensamento ele vem de escrever MONTEMOR, uma obra que mostra muita coisa boa do município serrano. Almir Gomes de Casrto é médico, pertence à SOBRAMES, e gosta de polemizar. Nos próximos dias, será lançado MONTEMOR, distribuido em oito capítulos, contando histórias de BATURITÉ, de uma maneira toda especial e diferente.

sábado, 3 de março de 2012

REUNIÃO DA UBT - FORTALEZA


Sob a Presidência do Jornalista Vicente Alencar esteve reunida na manhã de sábado, dia 03 de março, a União Brasileira de Trovadores - UBT, quando registrou-se a foto, consagrando todos aqueles que estiveram presentes, inclusive o presidente Lima Freitas, da ALMECE. A reunião mensal da UBT - Fortaleza aconteceu na sede da Academia Cearense de Letras.

ESCRITOR ABELARDO MONTENEGRO

LITERATURA DE CORDEL


A Literatura de Cordel no Ceará tem os seus encantos. A cada dia ganha um maior número de adeptos e de autores. O trovador Gutemberg Liberato de Andrade que foi presidente da UBT - Fortaleza é o mais novo adepto do genero como autor. Inclusive ganhou prêmio na cidade de Maranguape instituído pela Academia de Columinjuba. Sua mais nova Produção: As Rendeiras do Iguape.

DEBATE DEIXOU SAUDADES


O Jornalista Alberto Damasceno, Radialista Louralber Monteiro, o Jornalista Vicente Alencar e o Advogado Tarcísio Leitão em plena atividade num dos programas DEBATES POLÍTICOS apresentado há algum tempo pela Rádio Pitaguary, de Maracanau. O programa era realizado nas tardes de sábado das 15 às 18 horas, quando não eram feitas transmissões de futebol. Desapareceram completamente no primeiro semestre do ano passado, deixando saudades em muitos ouvintes que sempre perguntam a razão do DEBATE ter sido banido da programação da Emissora e a razão pela qual a equipe deixou de trabalhar naquela casa. Perguntas difíceis de responder.

PARA CONHECIMENTO DE TODOS


Todos nós Jornalistas de batente, do dia a dia, precisamos conhecer onde andamos, onde estamos, o que fazemos, onde pisamos. Nada melhor para isso é ler a LEI DE IMPRENSA. Uma publicação do Senado Federal através da sua Secretaria Especial de Editoração e Publicações e Secretaria de Edições Técnicas, volume publicado em 2003.

A POESIA DE LINHARES FILHO


O livro Notícias de Bordo nos leva a um mundo diferente do que o título a primeira vista nos mostra. Coisa de autor inteligente. São poemas selecionados, tirados do coração, mostrando também a razão e o perfil de um poeta sempre presente a realidade. Desde 1968 quando publicou SUMOS DO TEMPO, Linhares Filho nos brinda com os sorrisos do coração em termos de estrofes. Noticias de Bordo é linharesmente um grande livro. Vamos ao seu consumo.

LEMBRANDO UM GRANDE POETA


Ele foi um pouquinho mais que um poeta. Foi um fazedor de sonhos. Claro que podemos dizer assim. Seu livro O POVOAMENTO DA SOLIDÃO nos transporta a muitos lugares. O poeta, também um ficcionista, nos mostra tanta coisa que é difícil destacar uma só. É Costa Matos. Um livro que muitos leitores já consumiram e pensaram em suas páginas pois foi publicado em 2002. E nos disse com todas as letras e com a emoção incontida: "Os pés dos homens são frageis/ mas a teimosia de seus passos/ acaba alisando/ as pedras da rua". Lembrar Costa Matos é lembrar um grande poeta, hoje no Continente impenetrável da Saudade.

CREPUSCULEI


Com uma criatividade das maiores o médico e escritor José Maria Bonfim crepusculou. Pois é, no seu melhor estilo de criar, concebeu um livro onde o Crepúsculo é o destaque maior, inclusive com uma iconografia de dar inveja a qualquer um, nas últimas páginas. Titulo: CREPUSCULEI - Itinerário de um criador de Crepúsculos. Ele faz questão de desnudar sua alma e cair na gandaia do coração como se estivesse em pleno Carnaval de amor. Pedro Bezerra de Meneses lhe parabenizou nas "orelhas" por tudo que foi escrito e Virgílio Maia, da Academia Cearense de Letras lhe presenteou comum belo prefácio. Coerente com sua maneira de ser, homenageia na obra a seu amigo-irmão Arimatéia Santos, inclusive colocando sua foto em destaque.

RETORNO DA REVISTA


A Revista A CENTELHA que é editada pela Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras – ACCAL e que no momento está suspensa por falta de fundos, deve retornar dentro e pouco às atividades. Neste sentido o Acadêmico Raimundo Silva Cavalcante, ex-presidente da entidade, conversará com o atual presidente Elias Filho para que uma posição de vanguarda seja tomada. No fac-simile a capa do número 03, de abril de 2008.

ACADEMUS DO FINAL DE ANO


Circulando desde a primeira semana de janeiro próximo passado o número final do ano de 2001 do Jornal ACADEMUS, editado pela Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE. A folha tem o jornalista Vicente Alencar como editor e o presidente Lima Freitas na Coordenação.

PRAÇA DO ESCRITOR É SÓ LIXO


Por onde você caminha na praça José de Alencar encontrará montes, montanhas de lixo. Lamentavelmente uma foto fala mais alto que as palavras. E a cidade de Fortaleza a cada dia sofre mais. Lamentamos o fato, pois uma cidade de gente tão acolhedora não merece isso.

ROTARY CLUBE CENTENÁRIO


Todos as sextas-feiras a partir de meio dia e meia, reune-se o Rotary Clube Centenário aqui em Fortaleza. Sandra Viana Gomes atual presidente e Romey Cysne Prado, presidente anterior, agora Tesoureiro, alavancam as atividades da agremiaçãp ao lados de outros nomes que tudo fazem para o crescimento do colegiado. Na foto um momento de homenagem a anivesariantes, observando-se a leitura de texto festivo por parte de Vicente Alencar, ao lado de Renato Barroso e Maria César.

NO LIVRO DE FONSECA JR



À noite de sexta-feira, 03 de fevereiro , no Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, as presenças de Cid Carvalho, jornalista, radialistas, ex-Senador da República que apresentou o livro organizado pelo músico Fonseca Jr intitulado “UM BAILE, MINHA HISTÓRIA” ao lado de sua irmã Norma Saboya de Carvalho, uma das co-autoras do livro e mais o Jornalista Vicente Alencar que foi o mestre de cerimônia da noitada. O livro conta com a elaboração de 75 pessoas que se dedicam a dança de salão.