Envelhecer é o único meio de viver muito tempo.
A idade madura é aquela na qual ainda se é jovem, porém com muito mais esforço. O que mais me atormenta em relação às tolices de minha juventude, não é havê-las cometido, mas sim não poder voltar a cometê-las.
Envelhecer é passar da paixão para a compaixão. Muitas pessoas não chegam aos oitenta porque perdem muito tempo tentando ficar nos quarenta. Aos vinte anos reina o desejo, aos trinta reina a razão, aos quarenta, o juízo.
O que não é belo aos vinte, forte aos trinta, rico aos quarenta, e nem sábio aos cinquenta, nunca será nem belo, nem forte, nem rico, nem sábio… Quando se passa dos sessenta, são poucas as coisas que nos parecem absurdas. Os jovens pensam que os velhos são bobos; e os velhos sabem que os jovens o são.
A maturidade do homem é voltar a encontrar a serenidade como aquela que se usufruía quando se era menino. Quando era jovem dizia: “verás quando eu tiver cinquenta anos”. Tenho cinquenta anos e não estou vendo nada. Nos olhos dos jovens, arde a chama; nos olhos dos velhos brilha a luz. A iniciativa da juventude vale tanto quanto a experiência dos velhos. Sempre há um menino em todos os homens
A cada idade lhe cai bem uma conduta diferente. Os jovens andam em grupo, os adultos em pares e os velhos andam sós. Feliz é quem foi jovem em sua juventude e feliz é quem foi sábio em sua velhice. Todos desejam chegar à velhice, e todos negamos que tenhamos chegado.
NÃO ENTENDO ISSO DOS ANOS: QUE, TODAVIA, É BOM VIVE-LOS, NÃO TÊ-LOS…
Nunca se justifique, para os amigos não precisa, e os inimigos não acreditam”.
"SER FELIZ OU TER RAZÃO"?
Oito da noite, numa avenida movimentada, o casal já está atrasado para jantar em casa de uns amigos. A morada é nova, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderia ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite ter insistido seguir pelo caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: Se tinhas tanta certeza de que eu estava a ir pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!
MORAL DA HISTÓRIA Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho-me perguntado com mais frequência: "Quero ser feliz ou ter razão”? PENSEM NISSO E SEJAM FELIZES.
CICLO DA VIDA
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final... Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco! O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais. Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és...E lembra-te de que: “Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão”
(Fernando Pessoa)
Código de ética dos Índios Norte-Americanos
Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com frequência. O Grande Espírito o escutará, se você ao menos, falar. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.
Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.
Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrenal.
As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e águe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo. Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional e seu corpo Físico: todos necessitam de serem fortes; puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo emocional. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.
Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.
CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO - E os homens brancos julgam-se mais civilizados e evoluídos que os índios. . .
NUNCA MAIS DIREI...
*Nunca mais direi não posso! Porque “tudo posso, naquele que me fortalece”. (Filipenses 4,13).
*Nunca mais direi não tenho! Pois Deus, segundo sua riqueza em glória, suprirá, a cada uma das minhas necessidades“. (Filipenses 4:19).
*Nunca mais direi "tenho medo", Porque “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação“. (II Timóteo 1:7).
*Nunca mais direi "tenho dúvidas; minha fé está fraca", Porque o Senhor é a fortaleza de minha vida“ e porque “o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo“. (Salmo 27:1 e Daniel 11:32)
*Nunca mais direi “satanás poder sobre minha vida", Porque “maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo“.
(João 4:4)
*Nunca mais direi “estou derrotado", Porque Deus, “em Cristo, sempre me conduz em triunfo“. (II Coríntios 2:14)
*Nunca mais direi “não ajo com sabedoria", Porque “Cristo Jesus (...) se formou da parte de Deus (minha) sabedoria“. (I Coríntios 1:30)
*Nunca mais direi “sou doente", Porque “pelas suas pisaduras fui sarado“
e porque “Ele mesmo tomou as minhas enfermidades e carregou as minhas doenças“. (Isaías 53:5 e Mateus 8:17)
*Nunca mais direi “estou preocupado e frustrado", Porque estou
“lançando sobre ele toda a minha ansiedade, porque ele tem cuidado de mim“. (I Pedro 5:7)
*Nunca mais direi “estou aprisionado", Porque “...onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade“. (II Coríntios 3:17)
*Nunca mais direi “fui julgado e condenado", Porque “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus“.
(Romanos 8:1)
*Meu corpo é o templo do Espírito Santo... Porque eu estou em Cristo!!!
O Riacho e o Pântano
Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que serpenteava entre as montanhas. Em certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar. Olhou, então, para Deus e protestou: Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e o Senhor me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora? Deus respondeu: Isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar.
Assim é a vida. As pessoas engatinham nas mudanças. Quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força. É preciso entrar pra valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar. Se uma pessoa passar a vida toda evitando sofrimento, também acabará evitando o prazer que a vida oferece. Há milhares de tesouros guardados em lugares onde precisamos ir para descobri-los. Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o. Arrisque, ouse, avance na vida. Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar.
|
Frases Perfeitas...
*Amar é encontrar na felicidade de outrem a própria felicidade. (Gottfried Leibnitz)
*As mais lindas palavras de amor, são ditas no silêncio de um olhar. (Leonardo da Vinci)
*O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar. (Charles Chaplin)
*Faz a tua ausência para que alguém sinta a tua falta. Mas não prolongue demais para que esse alguém não sinta que pode viver sem você. (Flóra Cavalcanti)
*Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol. Pablo Picasso)
*Faça os seus dias valerem as lembranças. (Bill Milton)
*Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de errar. (Willian Shakespeare)
*A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nos enquanto vivemos. (Norman Cuisins)
*No mar da vida há ondas fortes... (que eu chamo de momentos) não devemos afundar, porque quando elas passam, tudo se ilumina, tudo se transforma! (Fatyly)
*Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar. (Charles Jones)
*Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos. (Martin Luther King)
*Todos os dias, deviríamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas. (Goethe)
Educação dos Filhos
Pedido de uma criança a seus pais:
*Não tenham medo de serem firmes comigo. Eu prefiro assim. Isto faz com que eu me sinta mais seguro.
*Não deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo o que é errado.
*Não me protejam das consequências de meus erros. Às vezes eu preciso aprender pelo caminho áspero.
*Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para poder amadurecer.
*Não me apresentem um Deus carrancudo e vingativo. Isto me afastaria Dele.
*Não desconversem quando faço perguntas, senão serei levado a procurar as respostas na rua todas as vezes que não as tiver em casa.
*Não digam simplesmente que meus receios e medos são bobos. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los.
*Não digam que não conseguem me controlar. Eu me julgarei mais forte que vocês.
*Não me tratem como uma pessoa sem personalidade. Lembrem-se que eu tenho o meu próprio modo de ser.
*Não tenham vergonha de dizer que me amam. Eu necessito desse carinho e amor para poder transmiti-lo a vocês e aos outros. .
*Não desistam nunca de me ensinar o bem, mesmo quando eu parecer não estar aprendendo.
Insistam através do exemplo e, no futuro, vocês verão em mim, o fruto daquilo que plantaram.
Queridos papais e mamães... Plantem, ensinem, amem acima de todas as coisas, e não esqueçam de plantarem em seu filho, a plantinha da fé, do amor a Jesus, o bem... Assim o fruto que verás, será grandioso!!!
O Baile da Vida
Os anos passam... As lembranças são eternas, a saudade permanente e nossos olhos em busca de cenas de tempos vividos...
Os anos passam... Vivemos lições de vida, aprendemos a vasculhar nas nossas recordações do coração e a acariciar lindos momentos que se foram para não mais voltar!
Os anos passam, crescemos na alma, mas sempre seremos frágeis no amor! Os anos, muitos virão ou quem sabe, nossa estada nesta vida seja curta, nada sabemos do ano e nem quando vamos...
Os anos continuam a desfilar na passarela do aprendizado e nós protagonistas da vida, enfrentamos os momentos que nos fazem infelizes e nos deliciamos com os felizes.
Resumindo: a vida é um grande baile em que almas se encontram; se esbarram e se unem e se separam, e cada qual bailando nos conflitos, nas esperanças e nas suavidades de momentos de amor. De todos os anos que se foram, concluo que viver é ser cada qual na sua Essência adquirida; Com todas as adversidades, com as lágrimas derramadas, ainda assim; a alegria de viver é o maior presente vindo ele embrulhado em papéis de brilhos, de momentos... Relembrar é viver um pouco mais. Viva a sua vida, pois ela é curta. Valorize e ame a você mesmo, pois ninguém, mais que você, se conhece. E não se esqueça... Ninguém lembrará o que fez de bem, mas, todos vão se lembrar dos seus erros.
Assim é a Vida!!!