Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 31 de março de 2017

CABELOS Vicente Alencar

CABELOS
Vicente Alencar
- Da UBE-CE -
Na prata 
dos meus cabelos
estão contidas
- histórias e lendas -
são saudades
de um amor 
que não se acaba.
Na prata 
dos meus cabelos
estão registradas
palavras que não esqueço.
Na prata dos meus cabelos
o mesmo olhar 
me enxerga cá embaixo.

COLETIVO

[NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA] Ligue e informe-se. Garanta a sua vaga.

   
Carlos Delano Rebouças
27 de março às 21:01
 
Ligue e informe-se. Garanta a sua vaga.
Início em abril.
Ligue e informe-se. Garanta a sua vaga.
Início

IMUTABILIS AMOR


   
Januário Bezerra
27 de março às 21:37
 
IMUTABILIS AMOR

BASTOS TIGRE

Amor é sempre amor por mais que viva.
Será maior, menor, mas sempre amor;
não muda a sua essência primitiva,
embora mude a forma ou mude a cor.

Se nas reações da química afetiva
pode haver mais calor, menos calor,
de nada nem se acresce nem se priva
a incorpórea molécula do amor.

Não muda o que era amor para amizade;
̶ porque apresente a prata áureo fulgor
vai que, de ouro, ela seja variedade? ̶

Fanada a flor, é sempre a mesma flor,
murche de velho, em lama se degrade,
se avilte em sangue... amor é sempre amor!

BASTOS TIGRE (Manuel Bastos Tigre), Recife, Estado de Pernambuco. (1882).

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


quinta-feira, 30 de março de 2017

TROVAS de VIOLETA PAIVA DE CASTRO E SILVA


TROVAS de VIOLETA PAIVA DE CASTRO E SILVA:

Vê Cristo no pobrezinho
que tua ajuda buscar;
tira pedras do caminho
por onde ele for passar.

quão difícil é a jornada
de quem quer vencer na vida
se um ajuda na escada,
mil empurram na descida.

Leia e prestigie os autores cearenses (VA).
UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES
                  Regional de Fortaleza

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


quarta-feira, 29 de março de 2017

Desafios - Gonzaga Mota Professor aposentado da UFC

Desafios
 
 
A exclusão econômica e social é mais do que uma característica inaceitável da sociedade brasileira. Trata-se de um problema que poderá ameaçar a própria estabilidade da nossa juvenil democracia. Afinal, como podemos legitimar uma democracia cujos frutos não podem ser compartilhados pela maioria da população? Temos uma carga       tributária altíssima, mas o que é arrecadado não retorna em favor do cidadão comum no que diz respeito aos serviços públicos que lhe são prestados. A concentração de renda perdura como um dos mais marcantes traços da sociedade brasileira atual. As taxas de juros, ainda muito elevados, inviabilizam os investimentos produtivos. A crise nacional encampa setores básicos da atividade humana, atingindo agudamente a economia, a política, a saúde, a educação, a segurança, em todas as camadas sociais, principalmente as menos favorecidas. Entretanto, é na ética e na moral que se encontra, a gênese, a força-motriz que gera toda a crise em que estamos envolvidos, pois interesses pessoais ou de grupos prevalecem sobre o bem comum. É importante que as autoridades considerem que todos são iguais perante a Lei, conforme consta do Art. 5 da Constituição Federal. Nada de foro privilegiado, por exemplo. O Brasil precisa de propostas e reformas estruturais e estratégicas, não apenas circunstanciais.  Não podemos compatibilizar as expectativas do setor produtivo com aquelas do sistema especulativo. No momento, a sociedade exige diretrizes e ações para ampliar o nível de emprego, combater a miséria, melhorar a distribuição de renda, retomar o crescimento econômico e exterminar o câncer da corrupção. São objetivos difíceis, existem os efeitos colaterais negativos, no entanto precisam ser perseguidos.
Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


terça-feira, 28 de março de 2017

FRASE, ORAÇÃO e PERÍODO

   Facebook
 
   
   
 
Carlos Delano Rebouças publicou no grupo NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA.
 
   
Carlos Delano Rebouças
24 de março às 09:43
 
Muita gente sente dificuldades em definir FRASE, ORAÇÃO e PERÍODO. A situação se complica mais ainda quando precisa classificar o período, identificando as orações que o formam.

Primeiramente, vamos relembrar algumas diferenças importantes:

- Faça! ( frase verbal): tem que haver verbo;
- Uma bela ilha ( frase nominal): não pode haver verbo;
- Comprei um carro ( oração): tem que haver somente um verbo;
- Fiz a viagem dos meus sonhos e voltei muito feliz (período): tem que haver dois ou mais verbos;

Agora, vamos entender que para formar um período precisar se unir duas orações, que cada uma delas pode ou não ter sentido completo. Tendo, classifica-se como coordenadas; caso contrário, subordinadas. Vejamos:

- Luís dormiu cedo.
- Luís vai trabalhar às cinco horas da manhã.

Observe que ambas as orações tem sentido completo, ou seja, sem que uma dependa da outra. Contudo, podemos transformá-las em um período composto por coordenação, usando a conjunção adequada ao sentido que desejamos ou que seja mais peetinente (aditiva, alternativa, adversativa...).

-Luís dormiu cedo, POIS vai trabalhar às cinco horas da manhã.

Vejam que foi mantido o mesmo sujeito (Luís), comum nas duas orações, e foram unidas num só período, agora, composto por coordenação. Enquanto " Luís dormiu cedo" é uma oração assindética, "pois vai trabalhar às cinco horas da manhã" é uma oração coordenada sindética explicativa.

Em outra oportunidade, explicaremos a formação do período composto por subordinação.

IMPACTO DA TERCEIRIZAÇÃO IRRESTRITA PODE SER DEVASTADOR. Por Alan Trajano

IMPACTO DA TERCEIRIZAÇÃO IRRESTRITA PODE SER DEVASTADOR. Por Alan Trajano

A possibilidade da terceirização irrestrita defendida pelo empresariado nacional e objeto central das discussões que envolvem a reforma da legislação e jurisprudência em vigor é vista como a modernização necessária e, na outra extremidade como precarização das relações de trabalho. Este debate vai além. O impacto da terceirização irrestrita pode ser devastador para as próprias empresas que buscam aumentar sua produtividade e competitividade.

O processo de reestruturação produtiva se inicia simultaneamente na maioria dos países capitalistas na década de 70 do Século XX, no contexto da terceira revolução industrial e tecnológica.

As razões para a terceirização estão ancoradas na busca constante de modernização dos processos produtivos que assegure ampliação da produtividade interna nas empresas, de maneira a aumentar a competitividade e a rentabilidade, notadamente em função da ampliação do mercado de consumo e da globalização da economia.

Dentre as principais motivações que justificariam a terceirização na atividade fim das empresas estão: i) redução da necessidade imediata de capital; ii) ausência circunstancial de competências técnicas específicas para produzir de forma mais eficiente frente aos concorrentes no mercado; iii) propiciar condições para dar respostas céleres às demandas do mercado, assegurando flexibilidade às condições de produção; iv) evitar a capacidade ociosa de meios de produção e mão de obra; v) assegurar economia de escala quando os mesmos produtos são demandados por várias empresas.

Não obstante, observam-se uma série de externalidades negativas que surgem no processo de terceirização irrestrita. O mais expressivo diz respeito à perda por parte da empresa terceirizadora das competências terceirizadas, do conhecimento e da metodologia produtiva naquele segmento da atividade.

A fragmentação da representação sindical dos trabalhadores divididos entre os contratados diretamente e os terceirizados, ou entre os organizados em categorias diferentes dentre os terceirizados, que num primeiro momento pode significar uma vantagem para as empresas, pode redundar em constantes conflitos e greves que atingem a mesma empresa. Esta, por sua vez não poderá intervir diretamente nas negociações que pacificam ou compõem os interesses de trabalhadores e empregadores.

Tal situação, do ponto de vista da produção, pode significar uma perda substancial de governabilidade sobre estas mediações e, consequentemente, comprometer a produtividade. É pacífico o entendimento de que a solução dos conflitos de interesses entre trabalhadores e empregadores por intermédio da negociação, uma vez realizada, aumenta a produtividade interna em decorrência da satisfação após o conflito e a relação de pertencimento mútuo entre os empregados e a organização.

Outro aspecto a ser considerado é a transferência, por meio de terceirização, de parte do processo produtivo para empresas especializadas e a potencial perda do desenvolvimento da sua capacidade organizacional e tecnológica, justamente nas áreas de especialização produtiva. Esta realidade pode fragilizar a própria empresa terceirizadora frente ao surgimento de novos concorrentes oriundos das empresas prestadoras de serviços.

O exemplo mais emblemático é a terceirização de parte da produção por empresas americanas para outras asiáticas que passaram a ser suas principais concorrentes.

O grau de conhecimento desenvolvido no âmbito da organização é reconhecidamente um ativo de extrema importância no processo produtivo e mesmo um diferencial competitivo que somente se constrói ao longo do tempo.

Embora no capitalismo liberal pressupõe-se que o mercado se autorregule, a história tem mostrado que a algum grau de regulação estatal é imprescindível para evitar o caráter predatório da competição cujas consequências são sentidas por toda a sociedade. As decisões empresariais, em geral, consideram as ameaças ou oportunidades do momento e diante da conjuntura reagem, ainda que tenha que arcar com consequências que podem mesmo comprometer sua sobrevida futura.

Reconhecidamente um dos objetivos buscados no processo de terceirização é a diminuição dos custos com mão de obra. Este seria um dos objetivos a serem alcançados para assegurar melhores condições de competitividade. Assim, empresas que não contam com outras vantagens competitivas ou buscam aumentar o diferencial competitivo em relação às concorrentes no mercado optam pela terceirização como forma de diminuir seus custos e, consequentemente, obter margem de redução de preços que a diferencie positivamente no mercado. Este movimento, que num primeiro momento pode ser eficaz, é anulado no momento seguinte quando seus concorrentes adotam a mesma estratégia. Entretanto, as consequências negativas para todo o sistema pode perdurar e fragilizar o próprio mercado como um todo.

Portanto, a regulação estatal é imprescindível para salvaguardar o parque industrial nacional contra a circunstancial irracionalidade do mercado, mas também para proteger os demais atores do sistema. Por esta razão, em situação similar, se impõe restrições com o objetivo de proteger o meio ambiente, o consumidor, os recursos naturais, dentre outros que se desatendidos também poderia haver um aumento de competitividade, notadamente no plano dos mercados globais.

Não significa afirmar que a competitividade das empresas brasileiras frente ao mercado internacional não deva ser motivo de preocupação. Entretanto, a busca por melhores condições competitivas das empresas brasileiras não deve se situar no plano da precarização das condições de trabalho ou redução dos direitos trabalhistas. Deve ser concebida de forma sistemática considerando as variáveis que interferem diretamente nos resultados das empresas.

Assim, a imposição de limitações legais ao processo de terceirização no Brasil se insere não somente num contexto ideológico entre atores que se situam no âmbito do capital e do trabalho, mas também na preservação do parque empresarial nacional e das condições de equilíbrio entre os diversos setores sociais, notadamente aqueles mais vulneráveis que acabarão por sofrer as piores consequências, que, via de regra, são os trabalhadores.

Alan Trajano é advogado, especialista em Direito Público, processo legislativo, administração, políticas públicas e gestão governamental. Sócio do escritório Trajano Advogados Associados.

http://www.conjur.com.br/2017-mar-14/alan-trajano-impacto-terceirizacao-irrestrita-devastador

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


segunda-feira, 27 de março de 2017

CLOACA FÉTIDA X CARNE FEDIDA

Francisco Jose Pessoa
24 de março às 20:23
 
Só por causa de uma “carninha”
fora do gelo esquecida
estão fazendo uma guerra
nuclear, ou parecida,
A podridão, minha filha,
tem o seu foco em Brasília
uma cloaca fedida!
Pessoa

Revista Entrevista lança sua 36ª edição nesta terça-feira (28)


Revista Entrevista lança sua 36ª edição nesta terça-feira (28)

A 36ª edição da Revista Entrevista, publicação idealizada e orientada pelo Prof. Ronaldo Salgado e produzida por alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, será lançada na próxima terça-feira (28), às 19h, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica). Pela primeira vez, a revista trará apenas mulheres como personagens das entrevistas.

Nesta edição, foram entrevistadas a cantora, compositora e jornalista Mona Gadelha, a cantora de forró Kátia Cilene, a apresentadora Lena Oxa, a fotógrafa Karine Garcêz e a jornalista e escritora Erilene Firmino. A Revista Entrevista busca captar a sensibilidade e a história de vida de personalidades, tratando o gênero entrevista como um "diálogo possível".

A publicação existe há 25 anos e é resultado da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso, do sexto semestre do curso. Ao longo desse período, já foram entrevistadas cerca de 180 personalidades do cenário político, econômico e cultural do Ceará e do Brasil, tais como o poeta Patativa do Assaré, os escritores Rachel de Queiroz e Moreira Campos, o memorialista Christiano Câmara, os cineastas Rosemberg Cariry e Karim Aïnouz, o arquiteto e compositor Fausto Nilo, a Banda Cabaçal Irmãos Anicete e o comerciante, poeta e repentista Joaquim dos Santos Rodrigues (Seu Lunga).

A Revista Entrevista nº 36 tem produção e realização dos alunos Aline Medeiros, Ana Rute Ramires, Carolina Melo, Caio Vitor, Claryce Oliveira, Diego Barbosa, Júlia Ionele, Kamylla Karen, Nícolas Paulino e Theyse Viana.

Fonte: Curso de Jornalismo da UFC – fones: 85 3366 7708 e 3366 7718

===

Semana de atividades assinala 30 anos de existência do Ambulatório do Adolescente

A abertura da Semana do Adolescente, na próxima terça-feira (28), assinala o início das comemorações dos 30 anos de existência do Ambulatório do Adolescente da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A solenidade, que começará às 8h30min no auditório da MEAC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, 1º andar, Rodolfo Teófilo), contará com a presença do Presidente da Ebserh, Kleber Morais; do Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Prof. Luciano Bezerra; do Gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Prof. Carlos Augusto; e da Coordenadora do Ambulatório, Profª Zenilda Bruno. Na ocasião será descerrada placa alusiva à data, exibido um vídeo que conta a história do Ambulatório e realizada apresentação do grupo artístico Sennomi.

A programação da Semana prossegue no dia 29 com a aplicação de vacinas contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e distribuição de preservativos, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na recepção principal da MEAC.

Com o uso do recurso de teatro de fantoches, será ministrada palestra sobre planejamento familiar e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para alunos da Escola Municipal Monsenhor Linhares (Rua Professor Lino da Encarnação, 1130, Amadeu Furtado) no dia 31 de março, das 9h às 10h30min. As comemorações incluem, ainda, rodas de conversa, visitas guiadas, tardes de beleza, entre outras atividades da programação: https://goo.gl/ly3WzI.

NÚMEROS – Ao longo destas três décadas de intenso trabalho com equipes multiprofissionais, o Ambulatório do Adolescente registra 121.277 consultas de pré-natal e  ginecologia, com 44.275 meninas de até 18 anos de idade atendidas, além de 19.549 grupos sobre cuidados com o recém-nascido, amamentação, orientação para o parto, planejamento familiar e prevenção às ISTs.

"O atendimento a adolescentes é muito representativo. Dos 5 mil partos realizados na MEAC por ano, em média, 25% são em adolescentes. Dar assistência a essas meninas é, portanto, uma questão de saúde pública", afirma Zenilda Bruno, chefe da Divisão Médica da Maternidade e coordenadora do Ambulatório.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – fones: 85 3366 8577 e 99257 1907

===

Conferência sobre feminismo e direitos dos animais não humanos ocorre terça-feira (28) no CH

O Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, realiza, na próxima terça-feira (28), a conferência intitulada "Luta pela defesa dos direitos de animais não humanos: o que o feminismo tem a ver com isso?". O evento ocorre na Sala de Audiovisual do Departamento de Ciências Sociais (Av. da Universidade, 2995, Benfica).

A palestrante será a Profª Vívian Matias dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A docente integra um núcleo de estudos e pesquisas dedicado às temáticas de gênero, ciência e cultura.

Segundo o responsável pelo evento, Prof. Cristian Paiva, do Departamento de Ciências Sociais da UFC e coordenador do NUSS, serão abordadas as relações entre as lutas feministas e as lutas antiespecistas. O antiespecismo defende a noção de igualdade animal, levando em consideração os interesses de todos os indivíduos sensíveis, ou seja, sem a ideia de superioridade da espécie humana sobre as demais.

"Em ambos os casos – feminismo e antiespecismo –, problematizam-se as relações de poder, os interesses do atual modelo societário e a produção de injustiças que atingem amplas parcelas da população e tornam o mundo não hospitaleiro às diversas formas de vida. Ao propor repensar a relação entre animais humanos e animais não humanos, insiste-se na possibilidade de construção de outro tipo de relacionamento que não o baseado na crueldade, na violência e no desrespeito aos direitos das outras espécies animais", explica o Prof. Cristian.

A conferência dá início às comemorações dos 10 anos do NUSS, que abriga pesquisas relacionadas às temáticas de gênero, sexualidade, geração, subjetividade, saúde e sociedade. O evento é gratuito e aberto ao público.

Fonte: Prof. Cristian Paiva, do Departamento de Ciências Sociais – fone: 85 3366 7545 / e-mail: nuss.ufc@gmail.com

===

Abertas inscrições para VIII Jornada de Residualidade Literária e Cultural

Estão abertas as inscrições da VIII Jornada de Residualidade Literária e Cultural – Todas as Idades São Contemporâneas, para os interessados em apresentar comunicação oral e pôsteres até o dia 10 de abril e para ouvintes até as 16h do dia 2 de maio. Como nos sete anos anteriores, a Jornada acontece com o objetivo de encerrar um ano de trabalho do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (Gerlic), momento em que os pesquisadores do grupo expõem o resultado dos estudos e pesquisas que vêm realizando em âmbito local, nacional e internacional. As inscrições são feitas pelo site do evento: residualidade.wixsite.com/ viiijorlic.

A Jornada será aberta às 8h do dia 18 de maio no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), e as demais atividades se realizam até as 18h nas salas de aula do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Da programação constam conferências, mesas-redondas, sessões de comunicações coordenadas, pôsteres e apresentações culturais.

Contatos e mais informações estão disponíveis pelo e-mail jornadaderesidualidade@gmail. com e no site da jornada: residualidade.wix.com/ viiijorlic. O evento é coordenado pelos professores Elizabeth Dias Martins e Roberto Pontes, com tutoria a cargo de doutorandos, mestrandos e orientandos PIBIC dos docentes.

Fonte: Profª Elizabeth Dias Martins, do Departamento de Literatura da UFC – fone: 85 3366 7617

---
Universidade Federal do Ceará  UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI
Avenida da Universidade, 2853, Campus do Benfica, Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitte r – Instagram – Flickr – UFCTV

AS COMPANHIAS AÉREAS NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA ISSO: CONHEÇA OS DIAS MAIS BARATOS PARA VIAJAR E O MELHOR MOMENTO PARA COMPRAR BILHETES DE AVIÃO!


A maioria das pessoas ama viajar e conhecer outros países. Mas o grande problema é encontrar um bilhete de avião económico, pois normalmente só encontramos a alto custo. A boa notícia é que hoje vamos lhe mostrar uma estratégia fácil para poder poupar e conseguir fazer as férias de sonho!

As companhias aéreas não querem que esse método seja conhecido. Mas neste artigo vamos lhe dizer a melhor maneira de obter um bilhete económico. Portanto, preste muita atenção e observa que essas estratégias.

Para comprar um bilhete barato bilhete você precisa saber o seguinte

Curiositimes
Escolha os dias mais baratos para voar:

A maioria das pessoas não gosta de viajar ao amanhecer, na hora das refeições ou à noite. No entanto, dependendo do país em que você se encontra, pode haver exceções.

Para além disso, os dias mais baratos para viajar em um avião geralmente são terça-feira, quarta-feira e sábado. Os dias mais caros são às sextas-feiras e domingos.

A forma de obter os voos mais baratos, seja para uma ou mais pessoas, é comprar um bilhete de cada vez e não todos juntos.

Por exemplo, se a companhia tem apenas um bilhete de 50 dólares e os restantes a 100, se você comprar 2 vai pagar 200. Mas quando se comprasse um de cada vez pagaria 150 dólares, e assim poderia economizar dinheiro.

O momento ideal para comprar bilhetes de avião:

De acordo com especialistas, o melhor momento para comprar um bilhete de avião é às 15:00. Nesse momento, você pode encontrar as ofertas da companhia aérea e terá mais promoções à escolha

Nota
Lembre-se que ao comprar seus bilhetes aéreos você deve comparar as diferentes ofertas, por que se os comprar no último momento, vai gastar muito mais do que o planejado.

Agora não tem motivos para não viajar depois dessas dicas!


LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


sexta-feira, 24 de março de 2017

OTÍCIAS DO TURISMO - NEWSLETTER Quer participar da 23ª BNT Mercosul? Saiba como

Visualizar como página web
Esse informativo é um resumo das oportunidades que os profissionais de turismo encontrarão na 23a BNT. Esteja atualizado.
Como se inscrever?
Há diversas formas de participar da BNT Mercosul, uma para cada área de atuação.
Se você representa uma Agência de Viagens ou Operadora, pode fazer sua inscrição em nosso site pelo link: http://bntmercosul.com.br/ inscricoes/.
Se você deseja ser expositor na Feira, então o contato é o comercial@bntmercosul.com.br.
Se você tem dúvidas, ou não se enquadra em nenhuma das categorias acima, pode entrar em contato pelo bnt@bntmercosul.com.br.
Faça sua Inscrição →
Palestras
O agente de viagens é peça fundamental do mercado turístico, e para que o setor continue saudável o profissional precisa estar sempre atualizado. É por isso que a BNT Mercosul organiza palestras durante todo o evento, com detalhes sobre os principais destinos turísticos do país, e as principais tendências no turismo de negócios. Em breve, anunciaremos os temas que serão abordados em 2017.
Sou Agência de Viagens →
Campeões de vendas
No sábado, 27/05, a BNT Mercosul encerra em grande estilo com a Festa das Empresas Campeãs de Vendas Beto Carrero. A cerimônia premia as agências que mais se destacaram na venda do Beto Carrero World como destino no período de 2016/2017.
Motivos para participar
Se você ainda não sabe se vem para a BNT Mercosul, olha só alguns dos motivos para participar: trata-se de um evento consolidado e com foco nos negócios; tem a presença garantida de agentes de viagens e operadores com poder de decisão; uma forte presença de agentes de viagens da região SUL E SUDESTE, além de outras regiões;  capacitação profissional aos agentes de viagens; Business Center e visitas técnicas ao pontos turísticos da região.
Quero participar! →
BNT Mercosul | 26 e 27 de maio de 2017