Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Universitária FM estreia amanhã (20) a radionovela A mão que balança o bolso


Universitária FM estreia amanhã (20) a radionovela A mão que balança o bolso

Integrando as comemorações de seus 35 anos, a Rádio Universitária FM (107,9) estreia nesta terça-feira (20), às 7h30min, a radionovela A mão que balança o bolso. Texto do dramaturgo cearense Fernando Lira, a produção conta, em oito capítulos, a história da Família Gaspareto, cujo patriarca, Francisconi Lazaragio Gaspareto, é um mafioso e grande empresário do ramo de pizzarias, com influência no alto escalão do governo. Na trama, a família se envolve em uma série de desventuras que são narradas no estilo de farsa satírica.

Com orientação da atriz Taciana Moura Morais, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e do jornalista Caio Mota, coordenador de programação da Universitária FM, a radionovela começou a ser produzida em setembro deste ano, por meio de uma parceria entre a emissora, a Casa de Artes do IFCE e o setor de comunicação do Instituto Federal. A execução é de Priscylla Pinho e Maruska Ribeiro, e, no elenco, estão alunos do curso de licenciatura em Teatro do IFCE.

Famosas entre as décadas de 1930 e 1950, na Era de Ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para a configuração da história do rádio brasileiro, estimulando a imaginação de ouvintes e impulsionando uma série de atores que, mais tarde, migrariam para a televisão.

A produção A mão que balança o bolso vai ao ar nos dias 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro, com primeira veiculação às 7h30min e reprise às 11h30min. A iniciativa tem a proposta de valorizar a memória cultural radiofônica e faz parte da programação especial de fim de ano da emissora. 

Acesse o site para ouvir on-line a Universitária FM: www.radiouniversitariafm.com. br.

Fonte: Caio Mota, coordenador de programação da Rádio Universitária FM – fone: 85 3366 7471

Foto em anexo: Divulgação

===

Webconferência discute o tema "Rastreamento da hipercolesterolemia familiar: quando suspeitar?"

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Universidade Federal do Ceará realiza quarta-feira (21), às 14h, a webconferência "Rastreamento da hipercolesterolemia familiar: quando suspeitar?". A atividade, inteiramente on-line e gratuita, terá à frente a endocrinologista Maria Helane costa Gurgel, doutora em Ciências Médicas pelo Instituto do Coração, da Universidade de São Paulo (USP). 

A hipercolesterolemia familiar é uma doença genética que se caracteriza pelo elevado nível do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) e risco aumentado de doença arterial coronariana prematura. Alunos, professores, pesquisadores e profissionais em geral da área da saúde podem participar.

COMO PARTICIPAR – Para ter acesso, basta acessar o link da palestra (https://goo.gl/9w0Xpb) e entrar na sala virtual como convidado. No ambiente, é possível acompanhar as discussões, visualizar o conteúdo e participar do debate.

O Ciclo de Conferências sobre Tecnologias e Educação em Saúde do Nuteds tem o objetivo de difundir conhecimentos sobre os mais diversos assuntos que estejam relacionados à saúde, educação e tecnologia, enfatizando a multidisciplinaridade. Professores e profissionais dessas áreas são convidados para ministrar as webconferências. O projeto, iniciado em 2011, tem periodicidade mensal. 

Todas as webconferências já realizadas podem ser acessadas no canal do Nuteds no Youtube (https://goo.gl/Q2U3Uj). 

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) – fone: 85 3366 8055

===

Grupo de Eletroquímica e Corrosão completa 20 anos e realiza evento comemorativo

Em comemoração aos seus 20 anos de atuação, o Grupo de Eletroquímica e Corrosão (Gelcorr) da Universidade Federal do Ceará promove, na próxima quinta-feira (22), programação especial de atividades, incluindo um workshop alusivo à data.

O evento será realizado das 9h às 19h, no anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC (localizado no bloco 940 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), e contará com palestras de pesquisadores egressos do grupo. Eles apresentarão suas pesquisas, desenvolvidas nas respectivas instituições de ensino superior. 

A palestra de abertura será proferida pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, que falará sobre "Panorama da pesquisa e inovação na UFC: oportunidades e desafios”. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A programação completa está disponível: https://goo.gl/VujFXP

SOBRE O GRUPO – O Gelcorr, vinculado ao Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC, foi fundado pelo Prof. Pedro de Lima-Neto, em 1996. Com equipe atualmente composta por três pesquisadores de pós-doutorado e 20 estudantes de graduação e de pós-graduação, o grupo atua na área de desenvolvimento de metodologias analíticas para quantificação de contaminantes emergentes (pesticidas, fármacos, hormônios e corantes) e de eletroquímica de materiais (corrosão, eletrocatálise, tratamento de efluentes e eletrodeposição de metais e de ligas).

Ao longo destes 20 anos, 118 bolsistas de diversas modalidades passaram pelo Gelcorr, dentre eles, 15 doutores e 49 mestres. Como produção científica, possui mais de 100 artigos publicados em periódicos especializados. Atualmente, conta com os professores Pedro de Lima-Neto, Adriana Nunes Correia, Walney Silva Araújo e Paulo Naftali da Silva Casciano como pesquisadores permanentes. 

Fonte: Profª Adriana Correia, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química – fone: 85 3366 9050


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.brFacebook – Twitter Instagram Flickr Programa UFCTV

Nenhum comentário: