Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ESCREVENDO PARA TODOS - 27.10.2014. ATENÇÃO! REVIVENDO2014

REVIVENDO 2014 Para vocês não esquecerem:
:

ESCREVENDO PARA TODOS
Barreto Netto

l. Lamentável a situação que estamos vivendo.
Passou a segunda-feira depois de um domingo trágico e as Ações da Petrobras caíam 13 por cento e o Dólar subiu, isto é, lascou a todos nós para R$ 2,56.
2. Quem aluga a vassoura tem que segurar o pau!
E usa-lo como desejar.
3. A turminha idiota, completamente cabeça de vento, agora vai continuar burrinha e prejudicando os demais brasileiros.
4. A "bruxa do botox" ou seja a BB está falando demais e dizendo mais bobagens ainda.
5. Os miseráveis - vamos ler o Victor Hugo - continuarão rindo, comprando seu branquinho e seus celulares.
6. PQP é verdade!
7. E as invasões agora estão regularizadas.
8. Depois do vermelho, do branco e do verde?
9. ADREM também tem côr!
10. O Brasil neste 2014 teve um desempenho tão fraco que o PIB não chegou a nem mesmo 1% (hum por cento).
11. O Ministro Mantega ou Manteiga? Lascou o Brasil e ficou por isso mesmo!
12. O problema está tão grande que a Dívida Interna do Brasil, hoje, dia 27 de outubro, é da ordem de 2 trilhões, 183 bilhões.
13. Imagine uma dívida assim!
l4. Porém a BB (Bruxa do Botox) diz que está a gosto.
15. 51 milhões de brasileiros estão ardidos!
16. Afora aqueles que votaram em branco ou nulo!
17. O voto nulo é altamente consciente. Mostra que você não está satisfeito com a ADREM que estamos vivendo.
Boa Noite,
Estamos aí!
Helena Maria - 57 de idade. 

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 903

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 903
30 DE NOVEMBRO DE 2015
SEGUNDA-FEIRA
FORTALEZA
CEARÁ
NORDESTE
BRASIL
AMÉRICA DO SUL

FORTALEZA - CAPITAL BRASILEIRA DO ARTESANATO.

O Jornalista Vicente Alencar é Editor do Jornal ACADEMUS, da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará - ALMECE, Correio Cearense, Café Literário e Paçoca Cearense (especializado em Trovas).

1. Hoje, 30 de novembro, são passados 15 anos da União entre Antonio e Maria, amigos poetas, casal de brilhante inteligência, pessoas de fino trato. Parabéns.

2. Um romancista cearense esquecido: João Adolfo Ribeiro da Silva.
Ele nasceu em  13 de abril de 1841, em Sobral e morreu em 3 de fevereiro de  1884 na mesma Cidade. Quando faleceu era Juiz de Direito da Comarca de São Benedito para o qual fora despachado em 1879.

3. Foi Jornalista, escrevendo nos seguintes jornais:
- Gazeta de Sobral
- O Cearense, de Fortaleza.
- A Reforma, do Rio de Janeiro.
Publicou:
- O Jesuitismo em Sobral.
- Cartas de Orígenes a Abeillard.

4. Hoje (segunda-feira) das 22 às 23 horas a realização do PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO E ESPORTE.
Antes do Programa do Morais Filho "Liberdade de Expressão" e antes das Últimas do Esporte. Agradeço a audiência de todos vocês.

5. UMA TROVA:
A chave de fita escura
com que fechei teu caixão
é  a mesma da fechadura
que trancou meu coração.
SOARES BULCÃO - poeta cearense.

6. OUTRA TROVA:
Ao deitar-me, sempre rezo
e faço o pelo-sinal.
Sou um ateu que se prezo:
dormir com deus não faz mal.
JÁDER DE CARVALHO - poeta cearense.

7. MAIS UMA:
A vida... que importa a vida?
Cante a vida quem  quiser
eu tenho a vida envolvida
na vida de uma mulher...
JUNQUINHO LOURIVAL - poeta cearense.

7a- O ex-jogador de futebol Jardel, ex-Ferroviário Atlético Clube, ex-Vasco da Gama, ex-Grêmio e ex-Seleção Brasileira, atualmente deputado estadual pelo rio Grande do Sul, foi afastado de suas funções parlamentares poor 180 dias. Problamas com a Justiça.

MOTO - A MORTE SOBRE 2 RODAS!

8. Dia 8 de dezembro (terça-feira próxima) às 9 horas da manhã até as 11 a programação cultural "Terça-Feira em Prosa e Verso". Infelizmente em face da insegurança em Fortaleza tivemos que mudar de horário. Será como sempre na ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS,  Rua do Rosário, 1, centro.

9. B & Q - Energia, energia, energia, energia, todo dia. B & Q com o telefone 3260.6700 - Av. José Amora Sá, 1501. Distrito Industrial 2. Somos vencedores, todos os dias!

10. Centro Cultural do Ceará comemorará seu primeiro ano no próximo dia 5, às 19 horas no Náutico Atlético Cearense. Compareça.

11. Antonio Clementino, o Tizim, presidente da Associação Cearense de Escritores-ACE, Vicente Alencar, presidente da UBT-Fortaleza, Ângelo Barreto, presidente do Grupo de Estudos do Cangaço no Ceará-GECC já confirmaram presenças. Também Nirvanda Medeiros, presidente da AJEB.

12. Nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro haverá reunião do Conselho Diretor do Rotary Clube de Fortaleza Centenário que é presidido por Romeu Prado.

13. A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo em noitada das mais brilhantes empossou como Sócio Efetivo o educador Ednilo Soarez, por sinal, presidente do Instituto do Ceará - Histórico, Geográrico e Antropológico.

14. O Comunicador e escritor Moreira Brito, titular do programa Show da Madrugada na Rádio Verdes Mares AM 810, foi guindado a condição de Sócio Honorário, com o arquiteto e escritor Totonho Laprovitera.

15. O professor Milton Moreira, um dos mais brilhantes judocas do Brasil, 9º DAN, do alto dos seus 98 anos recebeu a medalha Edilson Brasil Soarez, bem como a 1ª Dama do Balé, no Ceará, Sra. Regina Passos.

16. Não deixem que o Náutico seja vendido nem arrendado. É preciso manter o verde e branco como está. Seus problemas serão resolvidos sem necessidade de negociação com estrangeiros.

15. A República Brasileira não merece o abusurdo que está sofrendo. Já dizia Capistrano de Abreu: Vergonha na cara é para quem tem!

17. Desgraçadamente 2 quilometros e meio da Rua Padre Valdivino (com dois "is")foram priorizados pela Prefeitura de Fortaleza para o transporte de ônibus, vans e taxis com passageiros. Para quem tem carro próprio, piorou 500 por cento. Da Beni Carvalho a Av. Aguanambi, o "diabo soltou-se da garrafa" prejudicando os motoristas não profissionais.

18. O início interesse da Prefeitura de Fortaleza através dos seus órgãos auxiliares é MULTAR as pessoas que utilizarem a faixa de ônibus. O fato ocorrerá a partir da próxima semana.

19. O LIXO continua sendo o destaque principal em Fortaleza. Por exemplo: Rua Torres Câmara, Av. Aguanambi, Rua João Brígido, Rua Gustavo Sampaio, Av. Francisco Sá, Rua Dr. José Lourenço, Av. Soriano Albuquerque. Av. Heráclito Graça, Av. Duque de Caxias, Rua Paula Ney. Saber qual a mais suja, impossível!

20. Os esgotos da Av. Rui Barbosa em face da química natural e da sujeira anormal, continua FEDENDO. É terrível o "cheiro" durante o dia, diminuindo um pouco à noite. Administração é Administração,  já dizia Satanás.

21. "Jornalista trabalha com noticias, com fatos e com ética. Picareta trabalha com subterfúgios, mentiras e falta de vergonha" (Jornalista Vicente Alencar).

22. Das 12 horas as 13 horas o Programa Antenas e Rotativas, de CID CARVALHO, na Rádio Cidade AM 860., Eu também estou com ele com as Noticias Culturais. Conto com sua audiência.

23. Bom dia para Dona Carminha, ouvinte cativa do Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte, bem como para Dona Geraldina Damasceno e a cantora Fátima Morais.

24. Horrivel, Terrivel! O Hospital Universitário Walter Cantídio do complexo da UFC, está sem dinheiro, sem verba, com milhares de problemas. O mínimo do mínimo não é visto por lá. Suas atividades estão paralisadas em 50 por cento. (Os transplantes super prejudicados) Médicos, auxiliares e funcionários estão de mãos atadas sem nada poder fazer. O que pode dizer de tudo isso o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde e o SUS?

25. Perguntinha para todos: você acredita no Governo Brasileiro?

domingo, 29 de novembro de 2015

República de bandidos

Editorial do Estadão: República de bandidos

Publicado no Estadão
Ninguém melhor do que a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, para expressar o sentimento de frustração que atinge em cheio os brasileiros: “Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós acreditou no mote segundo o qual a esperança tinha vencido o medo. Depois, nos deparamos com a Ação Penal 470 (o mensalão) e descobrimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança. Agora constata-se que o escárnio venceu o cinismo”. Nessa síntese está toda a trajetória dos embusteiros petistas que, desde a primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, prometeram fazer uma revolução ética e social no Brasil e agora, pilhados em escabrosos casos de corrupção, caçoam da Justiça e da própria democracia.
O mais recente episódio dessa saga indecente, ao qual Cármen Lúcia aludia, envolveu ninguém menos que o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral. Em conluio com o banqueiro André Esteves, o petista foi flagrado tentando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que ameaçava contar o que sabia sobre a participação de ambos no petrolão.
As palavras de Delcídio, capturadas em áudio gravado por um filho de Cerveró, são prova indisputável da naturalidade com que políticos e empresários se entregaram a atividades criminosas no ambiente de promiscuidade favorecido pelo governo do PT. Como se tratasse de uma situação trivial – a conversa termina com Delcídio mandando um “abraço na sua mãe” –, um senador da República oferece dinheiro e uma rota de fuga para que o delator que pode comprometê-lo e a seu financiador suma do país. Os detalhes são dignos de um arranjo da Máfia e desde já integram a antologia do que de mais repugnante a política brasileira já produziu.
Delcídio garantiu a seus interlocutores que tinha condições de influenciar ministros do Supremo Tribunal Federal e políticos em posições institucionais destacadas para que os objetivos da quadrilha fossem alcançados. O senador traficou influência. Mas o fato é que, hoje, as ramas corruptas que brotam do sistema implantado pelo PT se insinuam por toda a árvore institucional – com raras e honrosas exceções, entre elas o Supremo, que vem demonstrando notável independência.
Exemplo do contágio é que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estão sendo investigados pela Lava Jato. A nenhum dos dois ocorreu renunciar a seus cargos para que não sofressem a tentação de usar seu poder para interferir no processo, como já ficou claro no caso de Cunha. Renan, desta vez, tentou manobrar para que fosse secreta a votação do Senado que decidiria sobre a manutenção da prisão de Delcídio, na presunção de que assim os pares do petista o livrariam, criando uma blindagem para os demais senadores – a começar por ele próprio. Temerosos da opinião pública, os senadores decidiram votar às claras e manter Delcídio preso.
Enquanto isso, o PT, com rapidez inaudita, procurou desvincular-se de Delcídio, dizendo que o partido “não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade”, já que o senador, segundo a direção petista, agiu apenas em favor de si próprio. Se Delcídio tivesse cometido seus crimes para abastecer os cofres do PT, seria mais um dos “guerreiros do povo brasileiro”, como os membros da cúpula do partido que foram condenados no mensalão e no petrolão.
O PT e o governo não enganam ninguém ao tentar jogar Delcídio aos leões. O senador era um dos principais quadros do partido, era líder do governo no Senado e um dos parlamentares mais próximos da presidente Dilma Rousseff e de Lula. Sua prisão expõe a putrefação da política proporcionada pelo modo petista de governar.
Também ninguém melhor do que a ministra Cármen Lúcia, que resumiu a frustração dos brasileiros de bem, para traçar o limite de desfaçatez e advertir a canalha que se adonou da coisa pública sobre as consequências de seus crimes: “O crime não vencerá a Justiça” e os “navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades” não passarão “a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção”. É um chamamento para que os brasileiros honestos não aceitem mais passivamente as imposturas dos ferrabrases que criaram as condições para que se erigisse aqui uma desavergonhada república de bandidos.
Republicado no Blog do Augusto Nunes

Lula & Rosa - tórrido caso de amor bandido com o nosso dinheiro

Carlos Newton
Está chegando ao final um dos maiores mistérios da República. Os autos do Mandado de Segurança 20895, impetrado pelo repórter Thiago Herdy e por O Globo já estão conclusos desde 27 de março, na mesa do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça, para que mande cumprir o acórdão da 1ª Seção da corte, que autorizou o acesso aos dados do cartão corporativo do governo federal usado pela ex-chefe da representação da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha.
O tribunal acolheu pedido feito pela rede de jornais Infoglobo e pelo jornalista Thiago Herdy Lana para terem acesso aos gastos, com as discriminações de tipo, data, valor das transações e CNPJ/razão social.
TÓRRIDA PAIXÃO
Como se sabe, desde a década de 1990, quando se conheceram no Sindicato dos Bancários de São Paulo, numa reunião conduzida pelo dirigente sindical João Vaccari Neto, Rosemary era concubina do então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2003, ao assumir o poder, Lula trouxe a companheira para perto de si, nomeando-a para o importante cargo de chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo. E o romance prosseguiu, com o presidente usufruindo da companhia de Rose em 32 viagens internacionais que tiveram a ausência da primeira-dama.
Tudo continua bem, até que novembro de 2012, já no governo Dilma Rousseff, Rose acabou envolvida na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que investigou venda de pareceres técnicos para liberação de obras favorecendo empresas privadas, foi imediatamente demitida e está respondendo a processo.
DILMA USOU ROSE
Desde 2013, já rolava na Justiça o mandado de segurança apresentado pelo repórter Thiago Herdy e pelo O Globo para quebrar o sigilo dos gastos do cartão de Rose, sob argumento de que o acesso a documentos administrativos tem status de direito fundamental, consagrado na Constituição Federal e em legislação infraconstitucional.
Em 2014, quando cresceu no PT o movimento “Volta, Lula”, para que o ex-presidente Lula fosse candidato, Dilma Rousseff resistiu e não quis abrir mão da candidatura. Lula insistiu e ela então lançou sobre a mesa a cartada decisiva, ameaçando divulgar os absurdos gastos de Rose no cartão corporativo da Presidência, que se tornariam um escândalo capaz de destruir a campanha eleitoral do PT, Lula foi obrigado a recuar.
DIREITO LÍQUIDO E CERTO
Para o relator do caso no STJ, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, a recusa de fornecer os documentos e as informações a respeito dos gastos efetuados com o cartão corporativo, com o detalhamento solicitado, constitui violação ilegal do direito líquido e certo da empresa e do jornalista de terem acesso à informação de interesse coletivo, assegurado pela Constituição e regulamentado pela Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação).
“Inexiste justificativa para manter em sigilo as informações solicitadas, pois não se evidencia que a publicidade de tais questões atente contra a segurança do presidente e vice-presidente da República ou de suas famílias, e nem isso ficou evidenciado nas informações da Secretaria de Comunicação”, afirmou em seu parecer.
“A divulgação dessas informações seguramente contribui para evitar episódios lesivos e prejudicantes; também nessa matéria tem aplicação a parêmia consagrada pela secular sabedoria do povo, segundo a qual é melhor prevenir do que remediar”, concluiu o ministro, que vai mandar cumprir a sentença do STJ.
O PT VAI ÀS COMPRAS
Segundo o jornalista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, nos governos petistas de Lula e Dilma, de 2003 a 2015, os gastos com cartões corporativos já somaram R$ 615 milhões, o que significa mais de R$ 51 milhões por ano, enquanto em 2002, último ano do governo FHC, a conta dos cartões foi de R$ 3 milhões.
Cerca de 95% dessas despesas são “secretas”, por decisão do então presidente Lula, que alegou “segurança do Estado”, após o escândalo de ministros usando essa forma de pagamento em gastos extravagantes, como pagar tapiocas, resorts de luxo, jantares, cabelereira, aluguel de carro, etc.
Humberto diz que a anarquia chegou ao ponto de um alto funcionário do Ministério das Comunicações quitar duas mesas de sinuca usando o cartão, enquanto em São Bernardo, seguranças da família do então presidente Lula pagavam equipamentos de musculação com cartão corporativo e compraram R$ 55 mil em material de construção para a filha dele, Lurian.
Quando o sigilo for quebrado, esta nação vai estremecer. Será divertido, podem esperar. 
​*** ​
Ética, um Princípio que não pode ter Fim
​***

A cartilha da lei

A cartilha da lei

Brasil  29.11.15  08:01
Ao focar no Palácio do Planalto, segundo o Estadão, a Lava Jato “busca reunir elementos para apontar a Casa Civil como mentora do esquema que loteava politicamente cargos estratégicos, fixava porcentuais de pagamento de propina e que estruturou uma máquina de lavagem de dinheiro para ocultar o financiamento ilegal de partidos e campanhas eleitorais com o objetivo de garantir a governabilidade e a permanência no poder”.
O PT fez uma cartilha contra a Lava Jato. A Lava Jato respondeu destruindo o PT.

CACHORRO NÃO É GENTE.

CACHORRO NÃO É GENTE.
CACHORRO É UM ANIMAL!

É preciso que as pessoas que moram em Condominio Fechado, em apartamentos, que respeitem a Vida. Cachorro não é gente. Cachorro é animal.

Não é obrigado aqueles que não gostam de OUVIR latido de Cachorro, suportem este abuso.

Os que gostam tudo bem! E os que não gostam?

Quem gosta de urina, fezes e latido de Cães, - cachorros, que coloquem seus animais dentro do seu apartamento, coloquem isopor, abafadores, para que os outros não escutem. É um abuso, uma agressão a quem não gosta de ouvir latidos de cachorro.

Quem cria CÃO (cachorro) não respeita o Direito de quem não gosta de cachorro. É um absurdo.

Jovino Nunes de Alencar, 86, aposentado e prejudicado por latidos diários de cachorros onde mora.
PS. 
É na verdade uma esculhambação.

DANÚBIO AZUL

Bela  Orquestra (da Áustria-Viena) e  fotos  lindas....!!!Gute  Musik  und  wunderschöne Aufnahmen...!
O vídeo é maravilhoso, pois além de ouvirmos a música, podemos ver o Rio Danúbio desde a sua nascente na Alemanha até a sua foz no Mar Negro.
https://www.youtube.com/embed/GD5kCHM5VaQ
 
 

DIABÉTICOS FORAM ENGANADOS E CONTINUAM SENDO NO CEARÁ

DIABÉTICOS FORAM ENGANADOS 
CONTINUAM SENDO NO CEARÁ

É lamentável registrar-se todos os dias praticamente
que os Doentes vitimas do Diabétes, no Ceará, e no Brasil, continuam abandonados, tratados a "dente de cachorro".

Aqui em Fortaleza-CE, como de resto em todo o Brasil, nada menos que 14 por cento das pessoas sofrem do Diabétes. E os que não sabem formam um grupo também muito grande.

Diz o Governo através dos seus porta-vozes que os Hospitais Gerais podem receber os Diabéticos para tratamento. Porém o tratamento é o menor possível, o mínimo possível.

Alguns atendentes antes da demora de chegar ao médico, ao especialista dizem assim:
"vocês enchem o saco. Já estão na hora é de morrer mesmo". Não sabem estas pessoas sem educação e juízo, que também poderão ser vitimas a qualquer momento da mesma doença. DOENÇA não escolhe. Ela chega, se instala, e pronto.

O paciente Valci Gonçalves por exemplo, que passou todo o Governo Cid Gomes, procurando Secretários de Saúde, inclusive o ultimo que ocupou o cargo naquele Governo, prometeu, prometeu... "o hospital vai sair". E nunca saiu.

Diabéticos em Fortaleza que sofrem, sofrem, e morrem, morrem, cada dia morre um ou dois, pessoas idosas, jogadas as feras. Não existe um Hospital especializado como aqueles de cancer, pulmão etc.

Em que pese o interesse da classe médica, osa DOENTES-PACIENTES que procuram  o Hospital Geral de Fortaleza, são atendidos no chão mesmo, pois não existem acomodações necessárias nem vagas suficientes. 

A saúde no Brasil parou, está a morte. O Ministério da Saúde diz que não tem dinheiro. E aí? E os milionários IMPOSTOS pagos pela população, pelos eleitores, pelos votantes, que não reclamam. Muitos
são idiotas e dizem: "é assim mesmo...".

Valci Gonçalves e outros foram atendidos assim. No chão, É o velho tratamento desumano. É o Brasil. Mas como diz o Jornalista Vicente Alencar: "O Brasil não merece isso".

Os Diabéticos estão morrendo a míngua. Nem cateter - custa 7 reais cada um - existem a disposição nos Hospitais para quem faz Hemodialise. Uma miséria visível, palpável.

Os Governantes precisam construir o HOSPITAL DOS DIABÉTICOS. Os Diabéticos estão morrendo a míngua. E quem tem mais de 70 anos (não vota mais, o voto não é obrigatório após os 70 anos) não tem direito a quase nada.

É profundamente VERGONHOSO o momento que vivemos. Um  momento MISERÁVEL, com um Ministério incapaz!

(a) Professora Maria Lúcia Barretto.
(a) Aposentado, 86, Jovino Nunes de Alencar.
(a) Comerciante Jovino Nunes de Alencar Neto.

CLUBE DOS POETAS DE FORTALEZA 28-11-2015

CLUBE DOS POETAS DE FORTALEZA
Fundado em 2001

DESEJO
Martinho Rodrigues
Da SOBRAMES-CE

Quisera ser tão leve como a bruma
para cobrir de beijos tuas faces!
Ser como a vaga mansa que se esfuma
para beijar seus pés quando passasses...
Deixando em mim tanta emoção contida!

Quisera, após correr ao mar em meio,
tal como a onda na areia desmaia,
Desfalecer em teus braços - ô praia!...
E então morrer assim... calmo em teu seio,
Sentindo o beijo nteu sugar-me a vida!

Atenção! Adquira na Casa da Bíblia na Galeria do antigo prédio do Banco do Nordeste na Rua Senador Pompeu o livro OS PAPAS QUE ENALTECERAM A HUMANIDADE: DE PEDRO A FRANCISCO. Autor: Jeová Mendes.

AGORA
Pedro Henrique Saraiva Leão
Da Academia Cearense de Letras

que me vulvas as costas e descamas de mim,
quando não mais me orgasmas nem
sugas meus antúrios ao romper d'aurora
quando de tí não ouço, ao fim, aqueles sons.

aqueles haustos, de faustos nossos,
carneossos que ainda sei-os bons;
quando teus lábios tão grandes, não
mais se intumescem antes da noite ser -

agora, quando falo, e tu me calas
aquilo que foi feito para acontecer -
agora quando por acaso és ocaso
e em mim não mais te entranhas

com teus dias, tuas noites e manhas
com teu silêncio e com teu grito,
fico a recordar que ontem nunca foi
tão bom, nem tão bonito, como era.


NOSSAS VIDAS
Vicente Alencar
Da Academia Cearense de Retórica e da ALMECE

Nossas vidas
tão unidas.
tão amigas,
tão juntas
formando um bloco só
um corpo só
Nossas vidas 
tão unidas
em lua cheia,
tão amigas.
No entendimento 
estão nossas mãos
tão juntas em oração,
também 
dois corações
em delírio.

COLOCAÇÃO PARTICULAR

CAROS AMIGOS DA INTERNET:

Lí há poucos dias um desabafo do idoso Jovino  de Alencar no democrático espaço da Internet - que por sinal vem sendo censurado em alguns textos - no que se refere a VIADAGEM, A BAITOLAGEM O GUEYNADO que se lançou no Brasil. 

Em todo o globo terrestre Homem com outro Homem é dupla. Nunca será casal. São dois viados JUNTOS.

Os norte-americanos através das redes de TV  que eles comandam, trouxeram para o Brasil a viadagem acentuada, o lesbianismo aloprado colocando principalmente na Cabeça dos jovens que HOMOSEXUALISMO masculino e feminino  é coisa 
certa.

Tenham seus filhos, irmãos, sobrinhos, país, primos, quem for, viados e lésbicas, mas não incentivem. Isso é lamentável e ridículo.

Podem me chamar de HOMOFÓBICA ou qualquer outro nome que queiram colocar no rótulo. Viadagem e lesbianismo é desvio de conduta física, mental, deêm  o nome que vocês queiram dar.

Estava conversando com uma professora de uma FACULDADE particular aqui em Fortaleza e ela me falou taxativamente: de cada 10 pessoas que nós pensamos que sejam homens, pelo menos 8 são viados. Entre as mulheres é um pouco mais baixo o índice. De casa 10, 7 são "sapatões" e "sandalinhas".

Minha gente, não tenham medo de falAr, de ESCREVER, de denunciar. Este estado de coisas não pode continuar. O Brasil não tem autoridades e o seu povo deve pegar no "rabo da macaca" para acabar com isso.

Até nome "social" já aprovaram! Que coisa baixa e ridicula! Se o VIADO adota o nome de Célia por exemplo, onde chegar deve ser chamado assim. SE a SAPATÃO ou a SANDALINHA adota o nome de Osvaldo por exemplo deve assim ser chamada. Que esculhambação. Vão criar vergonha bando de safados!

Maria LUCIA Barretto,
decepcionada com essas mazelas que estão prejudicando o Brasil.

sábado, 28 de novembro de 2015

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS



Ué, e o Castanhão não iria resolver a solução da seca no Ceará?

Veículo: O Povo / Online Blog/Coluna: Eliomar Data: 05/11/2015 Tipo de mídia: Internet Link: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/ue-e-o-castanhao-nao-iria-resolver-a-solucao-da-seca-no-ceara/

Ué, e o Castanhão não iria resolver a solução da seca no Ceará?

Com o título “Gestão de Recursos Hídricos em discussão”, eis artigo do engenheiro Cássio Borges, conhecido por sua defesa do Dnocs principalmente. Ele questiona a pregação de que o Ceará é o mais avançado em se tratando de gestão na área dos recursos hídricos e diz os porquês. Confira:
Há uma versão que, há tempos, vem sendo difundida na imprensa, que o Ceará é o Estado mais avançado em gestão de recursos hídricos do Nordeste. Os mais eufóricos dizem ser também do Brasil. Avançado em quê? Pergunto eu. Uma coisa é a fabulosa acumulação de água nos 66 açudes construídos pelo DNOCS no Estado do Ceará. A outra, é a gestão (ou administração) desse admirável potencial hídrico do nosso Estado.
Recentemente fui entrevistado por um conceituado jornalista sediado em Brasília. Sua primeira pergunta foi a seguinte: “O Ceará já foi considerado o Estado brasileiro que tem a melhor política de água. O senhor faz restrições à forma que a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) vem conduzindo o assunto. Na sua opinião o que está errado na política de água do Ceará?
Respondi, e citei como exemplo de má gestão dos recursos hídricos no Estado do Ceará, o Açude Castanhão que foi construído sem ter o projeto executivo. Tanto isto é verdadeiro, visto que, até hoje, trinta anos depois de sua construção, ainda não se sabe qual a sua vazão regularizada, a principal e mais importante característica hidrológica de um reservatório que permite definir a sua viabilidade do ponto de vista técnico, econômico e social
VAZÃO REGULARIZADA DO AÇUDE CASTANHÃO
Até o ano passado, o que se dizia, com todas as letras, era que a vazão regularizada do Castanhão era de 30 m³/s, um valor expressivo se comparado com o do Açude Orós, por exemplo, que tem uma vazão regularizada de 12,0 m³/s. Entretanto, o engenheiro Hypérides Macedo, um dos maiores defensores de sua construção, afirmou em palestra no Senado Federal, no dia 10/06/2014, que a “disponibilidade” do referido açude era de somente 10 m³/s. Será que este valor pode ser considerado como o definitivo? Eu ainda acho, com todo o respeito ao engenheiro citado, que o valor de 12,3 m³/s, referido pelo eminente professor Theóphilo Ottoni Netto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parecer para a SEMACE-Superintendência Estadual do Meio Ambiente, em outubro de 1992, é o definitivo.
Ainda como prova de que o Ceará não tem as devidas credenciais para se autointitular como sendo o mais avançada em gestão dos recursos hídricos da Região nordestina, citei não se ter uma ideia formada quanto a real vazão necessária para atender a Região Metropolitana de Fortaleza. Já ouvi dizerem ser da ordem de 9,00 m³/s e até 12,5 m³/s. A informação oficial que tenho data do ano de1999 quando era de 6,5 m³/s. Naquela época, ainda não se tinha a Barragem do Castanhão que se sabe, atualmente, ter sua vazão disponível entre 10 e 12,3 m³/s, mas, até hoje, sem uma definição oficial, pois diziam ser da ordem de 30,0 m³/s, como me referi anteriormente. Falta transparência quanto a este assunto. Que gestão é esta que pode servir de modelo para os demais Estados nordestinos?
Aquele reservatório, sem dúvida, representou um reforço para a disponibilidade hídrica do nosso Estado, que não se tinha no último período critico de cinco anos, de 1979 a 1983, fato ocorrido há 32 anos. Outro período crítico, de quatro anos, foi o de 1990 a 1993, quando foi construído, emergencialmente, o Canal do Trabalhador para trazer água do Açude Orós, portanto, há 22 anos, a Região Metropolitana de Fortaleza foi salva de um colapso.
Ainda poderia citar outro período de baixas precipitações pluviométricas de quatro anos, a de 1997 a 2000, mas aí, felizmente, a Região Metropolitana de Fortaleza já contava com o apoio do Açude Orós, através do Canal do Trabalhador. E viva o DNOCS.
A sequência histórica dos períodos críticos no Estado do Ceará, acima citados, impeliu-me a seguinte reflexão em relação ao advento do Açude Castanhão, concluído e cheio no mesmo ano de2004. O pensamento dominante de que este reservatório poderia fornecer 30 m³/s levou os dirigentes da Secretaria de Recursos Hídricos e da COGERH aumentar e estimular, consideravelmente, o consumo de água em áreas, até então não previstas, no nosso Estado. O objetivo era faturar com a venda da água, chamando isto de modelo de gestão, cujo fracasso está a olhos visto com a atual crise da falta de água em todos os recantos do Estado, podendo chegar, à nossa capital a partir de setembro próximo.
Com o Açude Castanhão adveio, também, o Canal da Integração. Segundo os seus idealizadores, os dois iriam transformar o Ceará, “não num Tigre Asiático, mas, certamente, em uma Onça Tropical”, numa alusão ao oásis paradisíaco que iria se transformar todo o Estado do Ceará. Tudo isto pela exuberância de água do referido reservatório, fruto da fértil imaginação de um dos mais fervorosos defensores daquele empreendimento, lançando mão de expressões de efeito midiático para angariar a simpatia e o apoio da população cearense às suas teses inusitadas.
RACIONAMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA
Esta ideia de que o Estado do Ceará com o Açude Castanhão estaria com água em abundância, portanto com água sobrando, “para dar e vender” acabou estimulando grandes consumos deste insumo em sítios e fazendas ao longo do Canal da Integração. Soube, por exemplo, que em uma dessas fazendas é retirado do Canal da Integração 2,7 m³/s. Estima-se, a falta de informação oficiais, que a retirada de água do Canal da Integração já seja da ordem de, aproximadamente, 4,00 m³/s, quase a metade do consumo de água de toda a Região Metropolitana de Fortaleza em torno de 9,0 m³/s. Pelo que sei, este extraordinário consumo, que oficialmente não era previsto, e vem surgindo aleatoriamente com autorizações oficiais da COGERH, até hoje não foi suspenso, a exemplo do projeto da Chapada do Apodi, cujo método de irrigação, com Pivot Central, é inadequado à nossa Região, face o grande desperdício.
Enquanto isto, se gasta água na Chapada do Apodi para plantio de bananeira, inclusive em gleba pertencente a alguém ligado a um dirigente do alto escalão do Governo do Estado (certamente, sem o conhecimento do Governador). Enquanto isto, a população cearense está sendo intimada a racionar a água sob pena de seu consumo ser majorada em até 120% do que exceder do seu gasto médio anual. O justo, paga pelo pecador. Por que este racionamento não começou há dois anos? Fazer de um assunto sério como este, que envolve os caprichos da natureza, arriscando a vida e o destino de quase 9 milhões de cearenses como se fosse um jogo de loteria, é um absurdo. É inacreditável. Alea jacta est!
* Cássio Borges,
Engenheiro civil, especializado em recursos hídricos e barragens.


POESIA PARA TODOS

POESIA PARA TODOS
Campanha: "Vamos Melhorar o mundo..."

MENINA NO ALPENDRE
Giselda Medeiros
(Da Academia Cearense da Língua Portuguesa)

AMOR:
teu mome é desassossego.
Teu cetro tem forma obscura.
Teu reino é sempre invisível.
Tua arma e brasão, tatuagens,
tatuadas nos rostos dos anjos
com asas sutis de demônios.
Vês! A menina no alpendre
sonha contigo.
E o que fazes?
Passas por ela enlevado
no teu corcel agílimo de nuvens
A cavalgar
A cavalgar...
E quem te consegue deter,
sem que não sinta nos olhos
arderem confusas labaredas?!

E a menina do alpendre
já tem queimada a retina.
Tem piedade dela, AMOR!

VIVER
Vicente Alencar
(Da Academia Cearense da Língua Portuguesa)

Ando sob frondosas 
árvores.
A floresta da vida
é minha força.
Vivo a beleza do verde,
o arrulhar suave das aves,
o cantar dos riachos.
Vivo a beleza da vida
FIM
  Att. * É sob mesmo.