Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 27 de maio de 2012

JOGRAL IMPENITENTE

Otacílio Colares não foi, em vida, somente o notável poeta que todos os seus amigos louvavam e os que não o conheciam pessoalmente, creditavam-lhe o melhor elogio. Fui seu aluno, na disciplina Língua Portuguesa. Sempre lí seus esritos, fossem crônicas ou poesias. Há pouco tempo descobri esta sua publicação intitulada "O Jorgral Impenitente", que não conhecia. Trata-se de uma Caixa de Poesia, onde encontramos, entre outras, O Andarilho - pequena poesia que vale a pena ser lida - uma de suas melhores produções. Este livro foi publicado em 1965, pela Editora Instituto do Ceará. Uma pena que esteja esgotado.

TROVAS QUE SAEM DO CORAÇÃO

Maria Nascimento é uma das trovadoras de maior prestígio, em todo o país. Nascida em Alagoas, transferiu-se para o Rio de Janeiro, levando toda a sua poesia no coração. De tanto trovar fazendo amigos, tem ao seu lado brasileiros de todos os quadrantes, com a melhor amizade. Chegou à presidencia da UBT do Rio de Janeiro, onde uma bela administração marcou sua passagem. Ela agora, com toda essa poesia, em quatro linhas, nos presenteia com o livro "Além do Infinito Trovas e Frases", onde se mostra por inteiro, numa Edição da H.P. Comunicação.

PROVÉRBIOS DE TODO O MUNDO

Meu colega no Jornal O Povo, onde tecemos uma boa amizade através dos anos, apesar de pouco nos vermos, face as indas e vindas da profissão, Ossian Lima, de repente, nos aparece com o "Livro Livro Mundial dos Provérbios Populares". Ele conseguiu fazer uma pesquisa, que merece os maiores elogios e nos leva à Etiópia, à Síria de tantas confusões políticas de hoje, ao Peru, à Polônia, e outros lugares, um livro que deve ser visto por todos nós, principalmente, para premiar nossos momentos de lazer. Ossian foi publicalá-lo lá em Curitiba, mas, está à venda nas livrarias de Fortaleza. O meu apreço ao Ossian, garimpeiro dos costumes do ser humano.

FALANDO DE ESPERANÇA

O padre cearense Geovane Saraiva vem editar o seu livro "A Esperança Tem Nome", onde enfoca a espiritualidade e compromisso, acredita na dignidade dos filhos de Deus, e enfoca em sua publicação a personalidade de Dom Helder Câmara. Uma obra que deve ser lida por católicos e não católicos, pois, possibilita várias reflexões. Ganha de Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, Arcebispo emérito de Teresina, este comentário: "Padre Geovane, na floresta de suas letras, deixa a trilha para a estrada real e o caminho da esperança, estampado em pessoas ou coisas, gestos ou atitudes, palavras e ações". "A Esperança Tem Nome" foi publicado o ano passado, pela Editora Celigráfica Ltda.

A POESIA DE ANTERO

Um dos mais renomados médicos do Ceará. Reitor de Reconhecidos méritos, na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, é, também, um poeta de méritos e um homem que mantém no rádio um programa de alto nível,destacando a saúde. Ao escrever GEMINIANAS, que mostrou-se de uma maneira completa, e isso fez muito bem aos seus amigos, que puderam desfrutar de sua sensibilidade. Agora, com NOVAS GEMINIANAS, o poeta Antero Coelho Neto nos presenteia com uma grande obra. Presidente da Academia Cearense de Medicina, oned desenvolve um amplo trabalho de valorização da Cultura. Vale a pena conhecer esta sua publicação.

sábado, 26 de maio de 2012

UM HÓSPEDE CHAMADO HANSEN

Será que você adivinha o que seja "O Paroxismo da Solitárias? Ou então, sentir através de breves linhas o que são "As Águas do Terceiro Fia?"Tudo isso está contido em um livro enxuto, de embalo poético, escrito ao som da flauta, que ouvimos, minuto a minuto, no dia a dia das nossas aflições de uma Cidade barulhenta. Novela, contos, enfoques que chegam na hora certa, de um livro institulado "Um Hóspede Chamado Hansen". Uma obra de Jorge Tufic, que a Academia Amazonense de Letras nos mandou, para que se possa admirar, nos nossos "mares bravios",este homem chamado Jorge Tufic, escritor da melhor cepa.

PUBLICAÇÃO DE FERNANDO CÂNCIO

Fernando Câncio de Araújo, um dos mais completos trovadores do Brasil, vem dar À luz como Organizador da sua mais nova publicação literári! Trata-se de "A Arte da Trova - em Lições Práticas". foi apresentado quando da reunião do mês de maio , da União Brasileira de Trovadires - UBT - Fortaleza, presidida pelo jornalista Vicente Alencar. Coube à escritora Argentina Andrade, presidente da Academia Feminina de Letras, levar aos seus confrades e confreiras da UBT, aquela obra. Na capa, número 4 da bublicação, uma foto de Fernando Câncio na tranquilidade dos seus 90 anos. Há pouco tempo, ele foi palestrante do Seminário de Longevidade Saudável, no auditório da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

OBRA SOBRE RELIGIÃO

O escritor e professor Jeovah Mendes não é somente isso. É muito mais. Historiador de respeito, admito até que seja a sua melhor qualidade como intelectoual. Assim sendo, discutindo, polêmico e envolvente, Jeovah Mendes nos trouxe, em estilho todo pessoal o seu livro "30 Papas que Envergonham a Humanidade". Um tema que é visto e revisto por católicos e não católicos. Vale a pena ler a obra.

FAMÍLIA, RAZÃO PRIMEIRA

O escritor e empresário João Soares Neto, que dirige com todo o acerto a Sociedade Consular do Ceará, é um homem que gosta de contar~historias. E elas se tornam muito mais agradáveis quando são passadas para o papel, virando a alegria de uma prosa bem escrita. É assim que vemos FAMILIA, RAZÃO PRIMEIRA. Não é preciso comentar a respeito, para não tirar o gostinho do que foi escrito. Levando o selo da Academia Fortalezense de Letras, onde ele foi presidente, o livro conta até "Historinhas de Carnaval". Vale a pena e muito.

ARAGENS DO ENTARDECER

Aos poetas é permitido quase tudo. Neste livro, Aragens do Entardecer, a escritora Francinete Azevedo, que compôs as Abas (orelha) da obra de João de Deus Pereira da Silva, abre um parágrafo, mostrando que é assim mesmo. Diz ela: "João de Deus, um proegido dos céus, como o próprio nome sugere, um missionário a serviço do amor,cultor da simplicidade a respeito do amor". Adianta, ainda, que na sua obra ele realça um estilo elegante, de caractarísticas marcantes. Vamos então, acompanhar de perto, ler o que nos sugere "Aragens do Entardecer", editado em 2003, pela RBS Editora, num volume que reúne prosa e poesia.

SOU O BEIJO, ABRACE-ME!!!

Partindo de um fato verídico e consumado, que deu lugar a muitas críticas e foi parar na área policial, o cearense Roberto Ribeiro, depois de muita pesquisa e a colaboração de amigos, reuniu tudo, numa só obra só, em livro, que intiutulou "Sou O Beijo, Abrace-me!!!". Assim refererindo-se a um fato bastante comentado, na cidade de Fortaleza, ele partiu para descrever tudo aquilo que é possível, em relação ao ato de beijar. Da midinha popular, passando pelo delito, pela cultura, enfim, por tudo de bom ou ruim que ele pode provocar. Um apanhado, dentro da História, que merece ser lido.

O BRA DE GRANDE VALOR

Uma das obras de grnade prestígio, em nosso Estado, é o Dicionário Bio-bibliográfico Cearense, do Dr. Guilherme Studart (Barão de Studart), editado pelo Instituto do Ceará, no distante ano de 1915. Vemos aqui o "fac-simile" do volume terceiro, produzido pela Typografia Minerva, de Assis Bezerra, Rua Major Facundo, 111-113, em Fortaleza - Ceará. Esse tomo pode ser acompanhado entre as Letras "P" de Paulistano a "Z" de Zózimo.

CANTOS DE FUGA E ACORAGEM

O poeta Linheres Filho, professor de Literatura Portuguesa, na Universidade Federal do Ceará, editou Cantos de Fuga e Ancoragem, com algumas de suas mais belas criações. E enriqueceu o volume, fazendo homenagem à Inês de Castro, o centenariano Drumond, João Ribeiro Ramos, Mário Quintana, Francisco Carvalho e Antonio Martins Filho, entre outros. Escritos que tocam ao coração, como seu "Ao Poema", onde ele reela: "Quero-te, Poema, misterioso e grave, traindo ser o fruto de uma sina". Edição impressa de 2007.

O LADO OBSCURO DO AMOR

Pereira de Albuquerque é um nome respeitado no Ceará. Seus livros mostram uma desenvoltura grandiosa, seja em prosa ou verso. Neste "O Lado Obscuro do Amor" é visto de uma maneira brilhante, pelo seu colega Januário Bezerra, que assim escreveu À respeito da obra: "Neste romance psicológico, Pereira de Albuquerque vem consagrar a vocação do prosador. A obra mostra quão dorida pode ser uma decisão sob a perspectiva de toda uma existência, em circunstâncias que envolvem dinheiro, prestígio e afetividade".

PALIMPSESTO DE VIRGÍLIO MAIA

Ao poeta tudo é permitido. A licença poetica não pode ser pequena, pode ser alargada também. Virgílio Maia é um desses poetas, do ceará, que tem passos firmes na caminhada. E nos mostra um pouco do muito, no seu livro Palipsesto & Outros Sonetos. Em "eros" e "não pise na grama" nos leva em viagem, bem acompanhados. Vale a pena, pois, passear dentro desta obra, publicada em 2004, pela Impresnsa Universitária.

ESTÁTUA DE ALENCAR

Na Praça que leva o seu nome, no centro de nossa Capital, o escritor José de alencar recebeu, em 1989, por ocasião do seu centenário de nascimento, as homenagens de todos os cearenses, quando alí foi inaugurada sua estátua. uma iniciativa do Jornalista Gilberto Câmara, um dos fundadores da ACI (Associação Cearense de Imprensa), que liderou grande campanha popular, para conseguir fundos para a construção da obra que, ao final, foi completada com os seu próprios recursos. Hoje, a Praça José de Alencar carece de muitas melhorias, pois, além de todos os desmandos, populares não respeitam o logradouro, alí cometendo as maiores barbaridades. José de Alencar nasceu em Messejana, distrito de Fortaleza, em 01 de maio de 1829, e morreu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1917. É, também, homenageado com uma Praça, que leva o seu nome, no bairro do Catete na cidade onde foi sepultado.